Máquina de waffle e a receita do waffle perfeito

Quando eu era criança, eu sonhava em ter uma máquina de waffle. Eu assistia aquele programa no Shoptime, em que a apresentadora fazia waffles e colocava as mais variadas coberturas por cima, quase esfregando o doce na câmera, só para fazer inveja aos telespectadores de plantão. E eu ficava ali, só assistindo. E babando.

Por algum motivo eu não tive uma máquina de waffle naquela época. Acho que custava muito caro.

O tempo passou, eu cresci e esqueci minha vontade de comer waffles macios no café da manhã. Mas eis que um belo dia, passeando por um site de compras, vejo uma máquina de waffle em promoção. Por que não comprar? Será que vai ser mais uma inutilidade na cozinha? Será que funciona? Será que waffle é gostoso? (Sim, eu nunca tinha provado um waffle na vida).

Como estava barato, deixei as dúvidas de lado e comprei. Paguei R$ 60,00 em um modelo da Britânia, a Golden Waffle.

Máquina de waffle e a receita do waffle perfeito

A máquina não é das melhores e tem uma aparência bem simples. O material usado parece não ser de boa qualidade. Mas tudo bem, afinal ela cumpre seu papel e faz waffles redondos!

Vou confessar. Meu sonho de criança também envolve waffles redondos! Eu poderia ter comprado uma chapa de waffle para o fogão (bem mais baratas, mas nada práticas). Ou ter comprado uma máquina dois em um, de waffle com sanduicheira. Ou ainda ter aproveitado outras máquinas em promoções. Mas eu precisava fazer waffles redondos! Para mim não serve os quadrados, os com cara do Mickey ou seja lá qual outro formato. Na minha cabeça o waffle é mais gostoso se for redondo, mesmo eu não tendo provado em nenhum outro formato! Eu sei, isso tudo é meio besta, mas ei, cada um tem o seu TOC.

A Britânia Golden Waffle tem um termostato para controle de temperatura e duas luzes indicadoras, e eu, particularmente, não vi nenhuma utilidade nos dois. Deixo sempre na temperatura máxima e não sigo a indicação das luzes. Apenas ligo a máquina na tomada, espero esquentar um pouco, coloco a massa e depois de alguns minutos abro para ver se esta bom.

Eu percebi que as luzes não servem para nada, pois elas geralmente indicam que o waffle esta pronto quando ele ainda está muito branco, e eu prefiro os meus mais moreninhos. E o termostato no mínimo ou médio não assa nada, apenas servindo para manter aquecido um waffle que não será consumido imediatamente.

Não sei se as outras máquinas são assim, pois há algumas bem caras e que parecem ser melhores, mas pelo preço que eu paguei estou bastante contente com a Britânia, valeu o custo benefício!

Só uma coisa eu não gostei: as chapas não aquecem por igual. A chapa inferior é a que esquenta mesmo, e a superior apenas aquece levemente. Com isso, os waffles tendem a ficar mais dourados em baixo do que em cima. Não que isso seja o fim do mundo, pois mesmo assim eles ficam muito gostosos.

Não há muito segredo na utilização: é ligar, colocar a massa, esperar assar e pronto. Bem simples mesmo, qualquer criança faz. Mas, para não ter erro, eu separei algumas dicas que podem ser úteis para quem esta fazendo seus primeiros waffles:

  • Unte a máquina antes de usar! Ainda que ela seja antiaderente, se você não untar os waffles podem grudar um pouco. Espalhe um fio de óleo nas duas chapas com um pincel ou um guardanapo. E se você for fazer muitos waffles, unte novamente a cada cinco utilizações. 

  • Aqueça a máquina antes de usar para garantir que a massa cresça. A maioria das máquinas tem luzes indicativas que demonstram quando a temperatura ideal foi atingida. Caso a sua não tenha ou você não siga esta indicação, aqueça ela por cinco minutos antes de usar. Basta ligar na tomada e colocar na temperatura máxima.

A Máquina de waffle redonda e a receita do waffle perfeito

  • Cuidado com a superfície antiaderente! A parte preta é feita de Teflon, uma cobertura antiaderente que facilita a remoção do waffle. Tome cuidado para não raspar esta camada, pois os waffles começarão a grudar no metal e o Teflon poderá se soltar e grudar na comida, sendo prejudicial à sua saúde. Utilize sempre espátulas de silicone para retirar seu waffle da máquina.

  • Deixe a massa pronta para assar guardada na geladeira. Se você vai consumir waffle todos os dias, é muito mais prático fazer uma grande quantidade de massa e guardar na geladeira, utilizando aos poucos. Isso é válido também se sobrar um pouco de massa dos waffles que você esta fazendo. Você pode conservar a massa pronta por até três dias na geladeira. 

  • Descubra novos sabores! Além das diversas receitas diferentes, você pode adicionar canela, baunilha ou extrato de amêndoas na massa para dar um sabor a mais nos seus waffles. 

  • Faça waffles salgados. Falando de novos sabores, você pode fugir do convencional e fazer uma massa salgada. Sirva com requeijão, molhos ou patês. Você pode adicionar pimentas e especiarias na massa para conseguir novos sabores.

  • Cuidado para não transbordar! Não se esqueça que a massa cresce, por isso não coloque demais, aprenda qual é o limite de massa que sua máquina comporta. Para não correr riscos, coloque um papel toalha ou uma bandeja sob a máquina para o caso da massa vazar.

  • Espere um pouco antes de abrir a máquina! Conte dois ou três minutos antes de abrir a máquina para conferir se seu waffle esta pronto, isso evita que ele murche. Caso ainda não esteja totalmente pronto, feche a tampa e espere mais um minuto. Quando o waffle aparentar estar dourado e crocante, retire-o cuidadosamente, evitando raspar a camada de Teflon. 

A Máquina de waffle redonda e a receita do waffle perfeito

  • Cuidado para não se queimar! Tome cuidado para não tocar a superfície interna da máquina ou a parte traseira dela. Elas estarão bem quentes e poderão causar queimaduras.

  • Hora da limpeza! Quando você terminar, desligue a máquina de waffle e abra-a para deixar esfriar. Quando a máquina estiver fria, pegue um pano úmido ou papel toalha e limpe as partes de Teflon, tomando cuidado para limpar todos os lados, evitando que qualquer resquício de massa fique grudado e contamine seus próximos waffles. Limpe as laterais, retirando a massa que possa ter vazado e guarde a máquina. 

E, além de todas essas dicas, o bom waffle depende de uma boa receita. Depois de muito testar, consegui uma ótima receita para o waffle tradicional.

A receita do waffle perfeito: crocante por fora, macio por dentro!

Ingredientes

(Todas as medidas estão em gramas e mililitros, eu coloquei ao lado os valores aproximados usando xícaras e colheres, mas se você puder meça certinho para não errar!)
400 ml de leite (1 e 1/2 xícara)
250 gramas de farinha de trigo (1 e 1/2 xícara)
70 gramas de amido de milho (1/2 xícara)
60 gramas de açúcar (6 colheres de sopa)
2 ovos
50 gramas de manteiga sem sal derretida (4 colheres de sopa)
10 gramas de fermento em pó (2 colheres de sopa)
1 pitada de sal (1 colher de chá)
Modo de preparo

Comece separando as gemas das claras e batendo as claras em ponto de neve firme. Reserve.

Em uma tigela peneire todos os secos. Em outra tigela misture bem todos os líquidos.

Vá acrescentando aos poucos os líquidos aos secos, batendo vigorosamente para homogenizar. Você pode utilizar a batedeira ou bater na mão. Quando a massa estiver bem misturada, acrescente as claras em neve e incorpore delicadamente, sem bater.

Está pronto! Coloque a massa na máquina para assar até que esteja dourado.

Sirva com a cobertura de sua preferência.

Essa receita rende cerca de oito discos grandes.

A Máquina de waffle redonda e a receita do waffle perfeito

O waffle fica delicioso! Vai ser impossível comer um só!

A Máquina de waffle redonda e a receita do waffle perfeito

Valeu a pena ter uma máquina de waffle!

Eu descobri que waffle é muito gostoso e vai bem a qualquer hora do dia, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou na sobremesa do jantar.

Não é essencial para vida ter uma máquina dessas, mas garanto a você, uns favos cheios de Nutella alegram o dia!

→ DESCUBRA MAIS ELETRÔNICOS QUE FACILITAM SUA VIDA

→ Quer comprar sua máquina de waffle com desconto? Clique aqui e pegue seu cupom de desconto para comprar nas Lojas Americanas!

27 comentários:

  1. Eu comprei uma maquina dessas e achei maravilhosa! Eu uso muito, na verdade todos os dias. Eu estou fazendo uma reeducação alimentar e não como mais pão branco, EU faço meus waffles com farelo de aveia e leites desnatados e ovos, Na verdade a receita básica nada muda, só não uso farinha de trigo. Dá super certo! Eu sou Dukaniana...Meu instagran @telmadaluz

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei essa máquina da marca fun kitchen a mais de um ano, usei duas vezes, não gostei do sabor. Usei duas receitas que vem no livrinho que acompanha o produto. Fiz a receita tradicional e a de pão de queijo, detestei as duas. Vou testar sua receita, depois informo se gostei. Gostei do post. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Incrível! Esse post parece ter sido escrito por mim. Tudo igualzinho. Eu assistia ao Shoptime, sonhava com a máquina de waffle, nunca tinha comido e só serviam os redondos. Enfim, comprei a minha (da Britânia também), mas os primeiros waffles não deram certo. Achei que o problema era com a receita do manual, mas depois de ler esse post... Estava tão ansiosa que toda hora abria a máquina. Eu não tinha ideia de em quanto tempo ficaria pronto. Resultado: Murcharam. rs... Agora, vou testar sua receita.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma máquina de wafle da Fun Kitchen testei várias massas e nenhuma deu muito certo ,as que ficaram um pouco melhores davam muito trabalho e sujavam muita louça. Eis que um dia uma amiga me apresentou a massa de panqueca americana semi pronta, aquela q é só acrescentar água. Ficou uma DELÍCIA, além de ser super prática e rápida de fazer!

    ResponderExcluir
  5. ola tudo bem? Telma, mandei recado no seu instagran, to no aguardo. abraços.
    Cíntia

    ResponderExcluir
  6. que legal, estava à procura de uma boa receita, mas o que mais me deixou feliz aqui foi esse lance de poder fazer e guardar na geladeira! Santa informação! :)

    ResponderExcluir
  7. Receita testada com sucesso. Parabéns pelas dicas! Todos, na minha casa, adoraram.

    ResponderExcluir
  8. Primeira receita que deu certo. Maravilhosa, parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. o que fazer com as gemas??

    ResponderExcluir
  10. Hummm... Acabei de fazer e ficou ótima!!! Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nadine! As gemas devem ser misturadas junto aos líquidos.

    ResponderExcluir
  12. Pode testar essa receita que fica muito boa! Veja os comentários abaixo!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o artigo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Marlene Santos Oliviera2 de fevereiro de 2015 23:37

    Adorei ! muito legal. não tenho mais vou comprar... obrigado

    ResponderExcluir
  15. To arrasada!! Ficou gostoso... mas nao ficou crocante por fora. Ficou parecendo uma panqueca americana com furinhos, toda fofinha. Vou tentar fazer a receita utilizando as medidas em grama e nao em xícara. Mas valeu!! ficou beeeemm melhor do que a receita que vem no manual da máquina.

    ResponderExcluir
  16. olá, creio que para que o waffle fique crocante não pode deixar apoiado até esfriar, ele deve ficar suspenso em uma tela tipo de fritadeira.

    ResponderExcluir
  17. comprei a maquina da oster, 700 watts, mas achei leeeento; para fazer, fazer 2 waffles leva uns 5 minutos a massa dentro da maquina. Para fazer vários, levei uma eternidade. Usei uma massa de um americano que achei no youtube, que vai fermento biológico seco e uma tonelada de manteiga, aff.
    Ficou bom, mas acho que a massa mais durinha ficaria melhor acomodada na maquina. Vou testar sua receita da próxima vez que fizer. bjs!

    ResponderExcluir
  18. Como eh? Preciso de uma receita facil pois eh pra vender!

    ResponderExcluir
  19. Excelente. Minha máquina tb é britania e logo q comprei fiz a receita q vem c a máquina. Fiquei desanimada. Além de não ter ficado boa, ainda demorou demais. A receita do post é maravilhosa. Assa mais rápido e é muito saborosa. Em casa todos adoram. Meus amigos tb elogiam. Qdo guardada na geladeira e usada depois, a massa encorpa e fica muito mais gostosa. Obg. Sandra

    ResponderExcluir
  20. Oi Fer, essa massa que a Lilica comentou vende nos EUA, é muito popular por lá. É parecida com nossas massas de bolo pré-prontas, em que basta adicionar um ou dois ingredientes e misturar bem. Essa pelo jeito é própria para panquecas (e pelo jeito para waffles também), mas não deve existir aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  21. Marta Peregrino de Moura25 de junho de 2015 14:37

    adoro waffle desde criança, muito antes de existir a maquina a disposição do consumidor, comia numa lanchonete na Praça Sãens Pena (Rio de Janeiro), já em idade madura, quando comprei uma parabólica e vi no shoptime comprei o aparelho, amo fazer (e degustar)waffle, tenho muitas receitas, criei várias partindo de receitas do shoptime e de outros sites, quase sempre, faço c uma pitadinha de sal, e o recheio determina se é doce ou salgado, acho q o melhor é o de pão de queijo (maravilhoso) e o mais original é o de arroz, fica igual bolinho de arroz, sem o incoveniente da gordura da fritura.

    ResponderExcluir
  22. Receita simplesmente perfeita. Quando minha máquina chegou eu usei a receita que veio no manual porque era mais rápida e eu não tinha tempo no dia, mas ficou muito mole. Só hoje experimentei essa receita (acrescentei 1 colher de chá de extrato de baunilha). Ficou com a consistência perfeita.

    ResponderExcluir
  23. Porque será que quase td mundo sonhava em ter a máquina do ShopTime?! Kkkk... Bem a que eu queria e quero até hj é aquela de corações... Não achei aqui no Brasil e acabei comprando pela NET essa da Britânia, não vejo a HR de chegar!... Com certeza vou testar sua receita primeiro, acho que é a melhor, pq tds as receitas que murcham vão mais de 2 ovos... Acredito que muito ovo faz crescer d+ e depois murchar... Bem, ainda não fiz, mas qdo chegar eu faço e conto, mas pelo os comentários que eu li, com certeza vai dar certo!... Abraço e obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  24. Olá!!!!
    Passando para contar o resultado: minha fôrma chegou e não perdi tempo: fiz a sua receita! Ficou maravilhosaaaaa!!! Deu certinho! Valeu por compartilhar! Abraço e td de bom!!!

    ResponderExcluir