Como fazer pipoca no microondas usando milho de pipoca comum

Eu sempre comprei os saquinhos prontos de pipoca para microondas. Praticidade é tudo na vida! 

Mas a praticidade tem seu preço. Uma embalagem de pipoca para microondas tem 100 gramas de milho e custa R$ 2,00; já meio quilo de milho para pipoca custa R$ 3,00. É muita diferença!

Por isso, como não sou de jogar dinheiro fora, descobri uma maneira fácil de fazer pipoca no microondas usando milho de pipoca comum. E o melhor, em duas versões! Uma totalmente sem gordura e outra (mais gostosa!) na manteiga.

Como fazer pipoca no microondas usando milho de pipoca comum

Tudo que você precisa é de uma travessa de vidro (ou plástico que possa ir ao microondas) bem grande e filme plástico.

Coloque na travessa meia xícara de milho para pipoca (100 gramas), meia colher de sopa de sal e, nesse ponto, você escolhe entre uma pipoca light feita na água ou uma engordight feita na manteiga. Se escolher água, coloque meia xícara de água (100 ml). Se preferir na manteiga, coloque 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente.

(Informação: quem escolher fazer com água, vai ter uma pipoca sequinha e toda a travessa terá apenas 375 calorias.)

Eu fiz com água e acrescentei uma pitada de pimenta do reino para dar um gostinho a mais.

Como fazer pipoca no microondas usando milho de pipoca comum

Misture bem todos os ingredientes, feche a travessa com filme plástico e faça dois furos (pequenos!) no plástico para saída do vapor. Leve ao microondas em potência alta por seis minutos.

Como fazer pipoca no microondas usando milho de pipoca comum

Espere cinco minutos antes de tirar a travessa do microondas, pois ela estará bem quente e está pronto!

Como fazer pipoca no microondas usando milho de pipoca comum

Acredite, é tão prático quanto o saquinho de pipoca pronto, só que muito mais barato e saudável!

→ VEJA OUTRAS RECEITAS DE PETISCOS

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

45 comentários:

  1. oi eu nao tenho plasico filme e agora o que e que eu faço ?

    ResponderExcluir
  2. Ana Luisa Geremias21 de abril de 2014 23:06

    Você pode usar aquelas tampas de microondas que vende na loja de 1,99. Eu usei-a e deu tudo certo.

    ResponderExcluir
  3. Use o saquinho deste de pão e amarre com fio dental ou outra coisa eu fiz e foi otimo e muito mais rápido do que no recipiente de vidro.

    ResponderExcluir
  4. Olá, hoje venho compartilhar com vocês como foi a experiência de fazer pipoca no microondas. Bom, fiz tudo como diz o post e usei uma travessa de vidro normal, um filme plástico... Misturei todos os ingredientes e por fim, fiz dois pequenos furos no filme plástico... Depois de exatos 6 minutos, abri o microondas e me deparei com a travessa de vidro partida ao meio... (VEJA AS IMAGENS) A pipoca ficou boa, porém perdi a travessa de vidro. Acho que o autor do post esqueceu de dizer que deve-se usar uma travessa de vidro resistente ao calor rs... Da próxima vez, tentarei fazer utilizando uma travessa de plástico. Enfim, fica a dica rs... Bjoos!

    ResponderExcluir
  5. OBS: Eu enviei as imagens do ocorrido, mas por sinal não está aparecendo..

    ResponderExcluir
  6. Oi Thalita!


    As imagens apareceram sim!


    Puxa, é muito chato quando uma receita não dá certo. Mais chato ainda deve ser quebrar algo fazendo a receita. Eu sinto muito mesmo.


    Obrigado por compartilhar as fotos conosco! Fica o alerta para quem for fazer pipoca no microondas: escolha uma travessa bem resistente ao calor!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tive que escrever...Santa ignorância dessa criatura, o microondas já existe a mais de 10 anos e até hoje ela não descobriu que não é todo tipo de vidro ou plástico que pode ser levado ao microondas? Eu teria era vergonha de postar essa foto! Faria apenas uma observação, sobre o uso do vidro para alguns desavisados de plantão.

    ResponderExcluir
  8. Escolha uma travessa PARA MICROONDAS. Por incrível que pareça, faz diferença.

    ResponderExcluir
  9. A ignorância é minha, ou é sua? Apesar de que não se trata de uma ignorância, eu não tenho experiência na cozinha, e quis compartilhar aqui a minha experiência para que isso não ocorra com outras pessoas que também não tenham experiência, assim como eu! Esta foi uma observação complementada com uma foto e, como você pôde ver, eu não tive vergonha de compartilhar... Como você disse, SE você fosse eu, mas como não é, guarde seus comentários de pura ignorância para si mesmo! Agradeço a atenção desde já ;)

    ResponderExcluir
  10. A receita deu certo, só a travessa que partiu ao meio. Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  11. Em vez de reclamar ensina!!! Vidro com bolhas explodem no M.O.. Só use plasticos que tiverem aviso que podem ir ao M.O. Como o plastico derrete eu evito usar para aquecer/ cozinhar

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito!É muito gostoso!

    ResponderExcluir
  13. sabe aquele saco de pão que você joga fora quando traz da padaria? Coloca o milho dentro dele e uma colher de manteiga, se quiser, e PRONTO!!! Mais fácil impossível.

    ResponderExcluir
  14. Olha pessoal, eu fiz aqui em casa, exatamente como está ai na receita, e foi um fracasso, fiquei muito triste, pois vim procurar uma coisa e não funcionou, gostaria de dizer que nem 1 milho de pipoca estourou, estou arrependida, pois, acho que perdi o milho e novamente, não deu certo, penso eu, que posso coloca-lo em uma panela e estourar o milho, mas acho que já era. Estou desapontada >:(

    ResponderExcluir
  15. Elisangela Araújo12 de agosto de 2014 15:59

    Eu acabei de fazer como está escrito e deu super certo, estourou todos os milhos Parabéns pela a dica

    ResponderExcluir
  16. Fiz como a receita, deu certíssimo. Meu filho amou!!Parabéns pela dica!

    ResponderExcluir
  17. Ola gabriel como sei que gosta dessas coisas, tente usar Flavacol no lugar do sal, isso que o cinemark usa pra nos deixar babando por aquela pipoca é difícil achar mais consegui comprar

    ResponderExcluir
  18. Muito bom fiz e deu certinho ameiiii

    ResponderExcluir
  19. Oi, só não esqueça que o plástico no microondas libera uma toxina chamada dioxina que provoca o câncer. (Obs: mesmo plástico especial para microondas)

    ResponderExcluir
  20. Muito bom , fiz e fiquei feliz com a pipoca ficou muito boa! Amei

    ResponderExcluir
  21. Você fez certinho do jeito que estava la ? você fez alguma coisa errada então pq eu fiz certinho e deu super certo !

    ResponderExcluir
  22. A minha só deu certo na segunda tentativa,quando coloquei apenas 2 colheres de sopa de água! Maravilha!

    ResponderExcluir
  23. Elisângela Bicalho Maia21 de janeiro de 2015 20:33

    Eu sempre fiz... mas colocava apenas o milho dentro de um pacote pardo tamanho A4. Mas corria o risco do papel pegar fogo.... Rs... Nunca pegou... mas... Essa opção com manteiga... hum... ficou deliciosa... Obrigada por dividir...

    ResponderExcluir
  24. a mais de 10 anos é com H, ou seja, há mais de 10 anos, têm que começar a escrever português como deve ser.

    ResponderExcluir
  25. Fiz hj mto bom msm! #amopipoca ♡

    ResponderExcluir
  26. hoje eu fiz, achei que não estava dando certo pq não estourou após seis minutos. Aliás demorou o dobro do tempo. Acredito que seja a quantidade da água. Da proxima vez vou diminuir a água.

    ResponderExcluir
  27. Eu fiz e deu certo mas não utilizei o plastico e sim uma tampa bem dura #ideiadomeufilho

    ResponderExcluir
  28. Aqui deu certo tb, mas demorou quase 9 minutos... Em vez do papel filme usei um prato pra tampar, já q era no vapor usei o mesmo princípio da milharina de microondas. Recomendo usar uma vasilha de vidro pq a minha de plástico mesmo sendo própria pra microondas, inclusive eu já tendo feito algumas coisas com ela nele, ficou um pouco deformada e com marcas da pipoca no fundo...

    ResponderExcluir
  29. Oi, Marcelo! Onde vc conseguiu comprar???? Sou doida pra comprar aquilo mas nunca encontrei!!!

    ResponderExcluir
  30. Aqui deu super certo. Como alguns já disseram, varia de forno pra forno. A primeira vez aconselho a colocar de poucos em poucos minutos para que saibam exatamente o tempo no forno de voces, pois as primeiras que estouram se ficarem muito tempo irão queimar mesmo.

    ResponderExcluir
  31. Puxa, comigo não deu certo. Tentei três vezes e nenhumazinha estourou...

    ResponderExcluir
  32. Coloquei pouca quantidade só para testar. Usei um prato para tampar e obvio, deixei uma gretinha para o vapor sair. Deixei 4 minutos primeiro e só restaram poucos milhos, deixei mais um minuto, estouraram todos mas algumas pipocas queimaram. Enfim, deu certo, só devemos ver o tempo que varia de forno a forno. Recomendo demais, é muito mais prático e rápido.

    ResponderExcluir
  33. Seu microondas não está ruim não???

    ResponderExcluir
  34. Maxwell Jobs Lima De Amorim31 de março de 2015 20:34

    to fazendo agora mas eu dou uma dica verifique o rótulo do plástico se estiver escrito microondas ai vc pode fazer mas se não tiver compre outro

    ResponderExcluir
  35. Otimoooooo!!! Deu super certo!!! Recomendo!

    ResponderExcluir
  36. Eu fiz com manteiga, com rapadura, fiz com açúcar e deu super certo, além de ser mas nutritivo do que essas de saquinhos.

    ResponderExcluir
  37. Jonathan Peterson Monteiro5 de maio de 2015 15:08

    ótima funcionou dos dois geitos só o dá agua que tem que colocar mais um 3 minuto a mais no meu microonda msm assim deu certo eu recomendo fica gostosa e sequinha

    ResponderExcluir
  38. Realmente adorei a sua dica, deu super certo e o pessoal daqui de casa adorou.

    ResponderExcluir
  39. comprei no ebay, preço de ouro U$ 40,00

    ResponderExcluir
  40. Alguma coisa deu errado... é meia xícara de água mesmo?

    ResponderExcluir
  41. Oi Fabiana! Perceba que são 100 ml de água, então dependendo da xícara que você utilizou pode ter colocado água a mais. Tente da próxima vez medir em mililitros a quantidade de água.

    ResponderExcluir
  42. Obrigada. Eu fui com a ideia apenas de manter a proporção 1:1 : se meia xícara da milho, a mesma quantidade de água. Achei outra receita em que a proporção era a mesma, mas contavam em colheres: 6 colheres de milho para 6 colheres de água. Meu micro-ondas, apesar de novo, anda meio lento mesmo (precisei aumentar o tempo de coisas que eu fazia em menos tempo antes). Ah! E minha xícara é de 180ml.

    ResponderExcluir
  43. Eu ja tinha ouvida falar mas nao acredotava que dava certo. Fiz e me surpreendi com o resultado. Ficou oootima. Fiz com agua. As pipocas ficaram grandes e sequinhas. Poremnno meu mircoondas foram 12 min.

    ResponderExcluir