Cruzeiros Marítimos: Dicas para marinheiros de primeira viagem

Viajar de navio é o sonho de muitos. E com tantos cruzeiros temáticos acontecendo, muitas pessoas tem planejado este tipo de viagem.

Atualmente existem cruzeiros para todos os perfis, desde os que querem agito 24 horas até os que procuram a calmaria do mar. E os preços são em conta. Dá pra pegar seu par e encarar as águas do oceano sem medo.

O cruzeiro dos sonhos, tipo de cinema.

Então eis aqui uma lista com o mais importante que você precisa saber antes de embarcar em um cruzeiro.

Texto atualizado em fevereiro de 2014.

Cruzeiros marítimos

Antes mesmo de pensar em reservar sua cabine

A escolha da companhia marítima é o ponto decisivo entre o cruzeiro dos sonhos e o pesadelo em alto mar. Existe pelo menos uma dezena delas que operam na costa brasileira e centenas pelo mundo. Elas se diferenciam pelo preço, qualidade do serviço prestado, tamanho do navio, tipos e qualidade das comidas e bebidas servidas, quantidade de estrelas, atividades à bordo, etc. Escolher a companhia certa para sua viagem não é fácil, visto que você tem que alinhar suas expectativas com quanto pode pagar, e sempre queremos pagar pouco e esperar muito! Se você não quer se arriscar, recomendo no Brasil a MSC, a Costa e a Royal Caribbean. Elas não tem os cruzeiros mais baratos, mas a qualidade é ótima, o que faz valer o custo benefício.

Faça uma pesquisa básica sobre a companhia que você está para fechar no site Reclame Aqui. Não se apegue a "reputação" da empresa, mas veja quais são as reclamações mais frequentes e qual é a resposta que a companhia oferece. É um bom indício de quais são as melhores companhias.

Atualmente os cruzeiros temáticos são muito populares e tem para todos os gostos: cruzeiros fitness, de artistas, flash back, carnaval, encontros de grupos específicos... Escolha bem seu cruzeiro, compare com o seu perfil e o que você espera desta viagem. Ir para um cruzeiro de carnaval procurando paz e sossego é totalmente incoerente. Do mesmo modo dificilmente você encontrara vários jovens no cruzeiro do Roberto Carlos. Na dúvida, prefira um cruzeiro sem tema.

Se você quer viajar sozinho(a) vá sem medo. Cruzeiros tem entretenimento garantido, as pessoas são mais receptivas e você ficará muito a vontade. Só tem um problema: quase todas as cabines são para no mínimo duas pessoas, então você pagará o preço de duas pessoas mesmo indo só. Pouquíssimas companhias tem cabines para uma pessoa, e mesmo os que tem, custa quase o mesmo que a cabine dupla.

Imagine se você resolve fazer um cruzeiro de dez dias pela costa e passa os dez dias enjoado? Ou então se naquele cruzeiro atá Buenos Aires você acha tudo entediante e não vê a hora de voltar. Pode acontecer. Se este for seu primeiro cruzeiro, prefira fazer uma viagem curta, os mini cruzeiros. Eles tem duração de três a cinco dias e são os ideias para quem nunca viajou de navio. Assim você pode ter a certeza se vai gostar ou não deste tipo de viagem.

Cabine de navio

A reserva da cabine

Você pode reservar seu cruzeiro diretamente com a companhia marítima ou através de agências de viagens. Em geral os preços são os mesmos. Prefira a agência pois traz mais comodidades. Mas não deixe de pesquisar o preço e verificar se comprando diretamente com a companhia não sai mais barato.

Leia atentamente o contrato do cruzeiro.

Quando possível escolha sua cabine! Ela será seu castelo durante toda a viagem e é muito importante escolher a cabine certa para você. Tudo que você precisa saber é:
Cabines internas: são pequenas, sem janela e o banheiro é muito pequeno. São ótimas para quem quer trancar a porta e dormir, pois como não tem janelas é só apagar a luz e escuridão é total. São as que menos balançam e as mais baratas também.
Cabines externas: iguais as cabines internas, mas com uma janela que não abre. Na minha opinião são péssimas. A janela deixa entrar muita claridade, mesmo com a cortina fechada, e como não abrem costumam embaçar, não lhe dando vista nenhuma. São mais caras que as internas. 
Cabines externas com varanda: maiores que as anteriores, tem uma varandinha para que você possa apreciar a vista. São consideravelmente mais caras se comparadas com as internas, mas se você puder pagar ou for a única disponível é uma ótima opção. 
Suítes, Deluxe e Presidências: cabines enormes, algumas chegam a ter cem metros quadrados. Elas tem camas maiores, salas de estar, varanda e algumas até banheiras. É nelas que os reis se hospedam. Os mimos nestas cabines são diferenciados das outras: geralmente elas são decoradas com flores, obras de arte, tem frutas a disposição, frigobar cheio, amenidades no banheiro exclusivas e muitas outras vantagens. É claro que estas cabines são para poucos, custando até dez vezes mais que uma cabine interna.
Diferente de hotéis, geralmente sabemos no momento da reserva o número exato da cabine e sua localização.

Saiba onde sua cabine está localizada! Cabines na proa e na popa balançam mais, prefira as cabines no meio do navio. Veja também onde ela se localiza em relação a outros ambientes. Cabines perto de elevadores, bares e salões de festas podem significar um movimento constante bem na sua porta, evite!

Contudo, cabines em decks mais altos (mas não perto dos lugares agitados) trazem mais comodidade pois você andará menos para chegar nas áreas de lazer (mas quanto mais alto o deck, mais caro custa a cabine).

Caso seu contrato de reserva indique "cabine garantida", isto quer dizer que você só saberá qual é o número da cabine e sua localização no momento do embarque. Não será possível escolher a cabine e de nada adianta ser o primeiro a chegar no porto. É a companhia que escolherá em qual cabine você vai ficar. Este sistema traz como vantagem um preço mais baixo e uma possibilidade (pequena) de upgrade gratuito de categoria.

Existem cabines para dois, três ou até quatro hóspedes.

Para quem viaja com a família ou crianças, alguns navios oferecem cabines conjugadas, ou seja, duas cabines uma ao lado da outra, com acesso interno entre elas e que podem ser separadas por uma porta. Muito bom para quem vai com os filhos.

Se você for deficiente físico ou ter algum problema de locomoção, informe isto no momento da reserva da cabine para que seja adaptada as suas necessidades.

As cabines são pequenas, mas muito bem planejadas. Os armários são embutidos e em todo canto há uma gaveta. O espaço do chuveiro é bem apertado, mas você se acostuma.

Documentação

Para cruzeiros nacionais ou pela América do Sul somente é necessário o RG original, em bom estado e com menos de dez anos de emissão.
Para cruzeiros internacionais (fora da América do Sul) é preciso ter passaporte válido.

Verifique se o navio atracará em algum país que exige visto para entrada de brasileiros e tenha certeza de providenciar este visto antes da viagem.

Alguns países exigem vacina contra a Febre Amarela para a entrada. Verifique com a sua companhia ou agente de viagens se na sua viagem isto será necessário e tome a vacina com pelo menos dez dias de antecedência a viagem.

Menores viajando com somente um dos responsáveis legais (ou com nenhum) precisam ter uma carta de autorização de viagem, em que o outro responsável toma ciência da viagem e autoriza o menor a embarcar. Esta carta deve ter firma reconhecida em cartório.

Não são aceitas em nenhuma hipótese cópias de documentos.

O que levar

Não existe limite para quantidade ou peso de bagagens, então teoricamente você pode levar quantas malas quiser e do tamanho que quiser. Mas claro que você deve usar o bom senso. Uma mala grande por pessoa é o ideal, pois lembre-se que as malas ocupam espaço na cabine.

Verifique o tipo de cruzeiro e a quantidade de dias para escolher o melhor vestuário e a quantidade de roupas. Mas não pode faltar: uma roupa de banho para a piscina e uma roupa mais formal para os jantares.

No dia a dia você provavelmente irá usar roupas leves e informais. 

Na dúvida, leve roupas a mais. Geralmente não é bom exagerar na quantidade de bagagem em viagens. Mas no caso de cruzeiros leve a mais. Você não terá que carregar a mala por muito tempo e se faltar alguma peça, dificilmente terá onde comprar.

Leve todos os medicamentos que você costuma tomar regularmente. Analgésicos, antitérmicos, remédios contra enjoo e curativos adesivos são essenciais, nunca se sabe o que pode acontecer.

O navio fornece amenidades no banheiro (sabonete, shampoo e condicionador) mas nada lhe impede de levar suas marcas favoritas.

As tomadas na cabine são bivolts e seguem o padrão americano ou europeu. Na dúvida se os seus eletrônicos servirão na tomada, leve um adaptador de tomadas universal.

O que não levar

Toalhas de banho. O navio fornecerá toalhas para o banho e a piscina, então é desnecessário levar as suas.

Ferro de passar roupas. Pode parecer incrível, mas muita gente leva! Coloque suas roupas na mala muito bem dobradas para que não amassem, ou você terá que usar o vapor do chuveiro para desamassá-las ou utilizar o serviço de lavanderia do navio (que é muito caro).

Chapinha e secador de cabelo (mulheres surtando)! Assim como o ferro, nenhum item que gera calor é permitido entrar à bordo, e isto incluí a chapinha e o secador de cabelo. Mas nem tudo está perdido, pois todas as cabines tem a disposição um secador de cabelo para o uso. Quanto a chapinha, capriche no cabeleireiro antes do embarque.

Caso você embarque com algum item que gera calor, ele será apreendido pela segurança do navio e entregue a você no momento do desembarque.

Além dos itens ilegais óbvios (armas de fogo, armas brancas, drogas, etc.), você não pode embarcar com:
Bebidas alcoólicas e em alguns navios com nenhum tipo de bebida. Na dúvida, não leve nada, ou serão apreendidas.
Nenhum tipo de alimento. Salvo casos especiais, os alimentos que você carrega serão apreendidos na sua entrada ao navio. Isto porque toda a comida do navio segue rigorosos controles de qualidade e alimentos vindos de fora podem causar contaminação. Geralmente há exceção para produtos industrializados e lacrados. 
No caso específico de drogas, caso qualquer tripulante lhe flagre portando ou usando, você será desembarcado imediatamente no porto mais próximo, não importa onde o navio esteja.
Se você precisa ter algum tipo de alimentação especial, informe isto a companhia marítima antes do embarque para ter certeza que poderá embarcar com algum alimento ou que estes alimentos estarão disponíveis para seu consumo no navio.

Caso você embarque com bebidas alcoólicas, elas serão apreendidas e entregues somente no desembarque. O mesmo vale para as bebidas compradas nas cidades que o navio atraca.

Cartão embarque cruzeiro

O dia do embarque

Assim como as companhias aéreas, a maioria das marítimas permite o check-in online, que deve ser feito com pelo menos três dias de antecedência. Se puder faça, assim você evita filas no porto.

Leve sua bagagem etiquetada de casa com seus dados e o número de sua cabine.

Caso ainda não saiba qual é sua cabine, faça o check-in no porto para saber qual é o número dela e etiquete sua bagagem, para só depois despachá-la.

Chegue ao porto de táxi, ônibus, translado ou carona, mas não chegue com seu carro próprio. Até existem estacionamentos, mas eles são absurdamente caros pois seu carro terá de ficar vários dias lá. A maneira mais econômica e prática é ir até a cidade portuária de ônibus e pegar um táxi da rodoviária para o porto. Consulte também quanto custa o translado direto, seja pela companhia marítima ou pela agência de viagens, da cidade em que você está até o porto, muitas vezes compensa.

Os portos brasileiros tem estrutura péssima. Não conte em comprar algo no local. Você terá sorte se os banheiros estiverem funcionando.

Na sua reserva está escrito a hora de saída do navio. Geralmente o embarque começa cinco horas antes deste horário, então programe-se para chegar ao porto entre quatro a cinco horas antes, assim você não tem que esperar que o embarque comece e pode entrar no navio com antecedência, já aproveitando sua viagem.

Chegar cedo ao porto é desperdício de tempo. Como dito o embarque começa cinco horas antes da saída do navio, geralmente após o meio dia. Chegar muito antes só fará você ficar esperando.

Chegando ao porto procure na área de embarque onde é o despacho das bagagens. Lembre-se que tudo de valor deve estar com você na bagagem de mão e seus documentos e reservas também.

Tenha nesta bagagem de mão uma roupa de praia, para você já aproveitar a piscina do navio assim que embarcar, pois sua mala pode demorar um pouco para chegar em sua cabine.

No porto todos os seus dados serão colhidos e será feito o seu cartão de hóspede. Neste momento você deve decidir se quer pagar suas despesas à bordo com cartão de crédito ou dinheiro. No caso de optar por cartão de crédito ele será cadastrado e uma parte do limite bloqueado (cerca de 300 dólares). Se optar por dinheiro você deverá fazer um depósito de aproximadamente 300 dólares (ou o equivalente em reais).

Algumas companhias permitem que você mescle o pagamento em dinheiro e cartão.

O seu cartão de hóspede é pessoal e intransferível. Tudo que você fizer no navio será com este cartão: compras, reservas, pedidos à tripulação. Você deve estar com ele o tempo todo.

Suas malas serão deixadas na porta de sua cabine, mas não se desespere se ao entrar no navio elas não estiverem lá. Um cruzeiro tem em média 1500 hóspedes. Talvez suas bagagens demorem um pouco para estarem no lugar correto, principalmente se você entrou cedo no navio. Vá dar uma volta, conhecer o navio e espere todo o embarque para reclamar caso sua mala não esteja na porta da cabine.

Passeie pelo navio assim que entrar e tente recordar os principais pontos, para não ficar perdido pelos inúmeros corredores.

Ao entrar na cabine verifique se tudo funciona: luzes, cofre, torneiras, ralos... Se algo não estiver certo comunique seu camareiro. Eles consertaram imediatamente ou lhe ofereceram uma nova cabine, geralmente superior.

Gorjetas

Elas são obrigatórias e em cruzeiros brasileiros geralmente já estão inclusas no valor total pago (procure  na descrição no seu contrato por gorjetas pré-pagas).

Se elas não foram pagas, haverá na cabine, no dia de sua chegada, uma lista padrão de valores a serem pagos para cada profissional. A norma internacional manda dar gorjetas a camareiros, garçons e maitres. Estes valores de gorjetas serão incluídos em sua conta final, então não precisa se preocupar com elas durante seu cruzeiro.

Geralmente crianças menores de cinco anos não pagam gorjetas.

Além da gorjeta, será deixado em sua cabine (geralmente no último dia), um envelope em branco para gratificação opcional pelo serviço prestado de determinado tripulante. Vale a pena deixar uma gorjeta extra se o serviço prestado foi excepcional.

As gorjetas devem ser pagas em dólares.

Também junto a este envelope é deixado um formulário de pesquisa de satisfação. É muito importante para a tribulação seu preenchimento e, se você foi muito bem atendido por alguém, não deixe de citar o nome do tripulante nesta pesquisa, muitas vezes esta atitude vale mais que uma gorjeta.

Cruzeiros Marítimos: Dicas para marinheiros de primeira viagem

Saúde

Para evitar doenças, pedirão para que você lave as mãos com álcool em gel sempre que entrar ou sair de um restaurante ou banheiro. Chega a ser irritante, mas eles estão certos em garantir que nenhuma doença se proliferará à bordo, colabore!

Todo navio possui um ambulatório e ao menos um médico para atender os passageiros com problemas de saúde e emergências. Eles também tem remédios para fornecer e em casos graves podem solicitar o resgate do paciente e sua internação em hospitais. Mas atenção: todo atendimento médico feito à bordo é pago a parte e um simples esparadrapo pode lhe custar mais caro que toda a viagem.

Considere fazer um seguro viagem, especialmente se o cruzeiro ter mais de quatro dias. Não custa muito e você fica assegurado financeiramente em caso de problemas de saúde.

Não se esqueça de passar protetor solar várias vezes ao dia.

Beba muita água e maneire nas bebidas alcoólicas para não ficar desidratado e não enjoar com o balanço do navio.

Falando de bebidas alcoólicas, muito cuidado quando estiver mais "alegre" e resolver ir se debruçar ou sentar nas bordas do navio. No geral não existe proteção e a queda pode ser fatal.

Cruzeiros Marítimos: Dicas para marinheiros de primeira viagem

Segurança

Em sua cabine terá um colete salva vidas para cada hóspede. Verifique onde ele se encontra e leia as instruções de uso.

Quando todos os passageiros embarcarem no navio, será feito uma demonstração coletiva dos procedimentos de segurança em caso de emergência. A participação de todos os passageiros é obrigatória. Você será instruído pela tripulação onde será seu local de encontro caso algo aconteça, como se portar na situação de emergência e outras instruções. Caso você perca estas instruções você será procurado por um oficial do navio para explicações, o que atrapalhará sua viagem.

Lembre-se: mulheres e crianças primeiro!

Quanto a sua segurança pessoal e roubos, geralmente cruzeiros são bem seguros, tendo sua própria equipe pronta para lhe ajudar. Infelizmente eles não podem estar em todos os lugares verificando tudo, por isso guarde o que tiver de valor no cofre de sua cabine.

Também não descuide de seus pertences quando estiver na piscina ou outros ambientes coletivos. A maioria dos roubos são cometidos por outros hóspedes.

Caso precise de ajuda, procure imediatamente a equipe de segurança do navio.

Alimentação

Em cruzeiros todas as refeições estão inclusas no valor pago e você pode comer a vontade e sem nenhuma limitação.

A comida segue o padrão de culinária norte americana e no geral é boa.

No navio existirão ao menos dois restaurantes: um formal e um informal.

O restaurante informal geralmente fica aberto quase o dia todo, você pode entrar com roupas de banho e a comida é servida no sistema buffet. Ele serve as três principais refeições e não precisa de reserva. Você pode se servir a vontade e sentar onde quiser, tanto dentro do restaurante quanto no deck da piscina.

O restaurante formal exige reserva de horário para o jantar. No geral existem dois horários disponíveis e você deve escolher em qual horário quer jantar no momento da reserva de sua cabine ou no momento do check-in do porto.

A comida no restaurante formal é mais sofisticada e servida a la carte.

Não é permitido entrar neste restaurante formal usando chinelos, regatas, bermudas ou roupas de praia. Contudo não é necessário roupas formais, basta estar de tênis, calça e camiseta.

As mesas do restaurante formal são grandes e comportam em média 10 pessoas. Todos à bordo tem mesa definida no momento do check-in. Caso você esteja num grupo, é importante que todos comprem o cruzeiro juntos e façam o check-in juntos para que sentem juntos no restaurante. Caso isso não seja possível, dirija-se ao setor de relacionamento no primeiro dia de embarque para tentar acomodar todos na mesma mesa.

O horário de seu jantar bem como a sua mesa são indicados no cartão de hóspede.

O restaurante formal também serve café da manhã e almoço, mas para estes não é necessário reserva.

A maioria dos cruzeiros oferecem restaurantes pagos a parte. São restaurantes que oferecem alta gastronomia e experiências diferenciadas. Estes restaurantes necessitam de reserva prévia e não custam barato.

Além dos restaurantes, pequenos lanches e petiscos são servidos ao decorrer do dia em alguns locais do navio.

Cruzeiros Marítimos: Dicas para marinheiros de primeira viagem

Bebidas

Em geral as bebidas não estão inclusas e devem ser pagas a parte. Está é uma das maiores dúvidas e preocupações dos viajantes, por isso vou explicar direitinho.

No Brasil, um dos únicos cruzeiros que incluí bebidas são os da CVC / Pullmantur. São incluídas as bebidas alcoólicas e não alcoólicas durante as refeições. O consumo durante as refeições é ilimitado. Fora do período de refeições elas deverão ser pagas a parte, como nos demais cruzeiros.

A água é sempre gratuita em todos os cruzeiros. Mas atenção: só é gratuita a água do mar (água salgada tratada para consumo). Não faz mal nenhum tomar está água e ela está disponível em todos os restaurantes e você pode encher copos com água e levar para sua cabine. A água mineral engarrafada é paga a parte.

Café, chá e suco de máquina também são gratuitos e servidos a vontade nos restaurantes.

Em todos os cruzeiros, uma lata de cerveja ou refrigerante custa em média 5 dólares. Um drink com destilado custa cerca de 10 dólares.

Calcule uma média de 50 dólares gastos por dia e por pessoa com bebidas.

As bebidas oferecidas são sempre de alta qualidade e há sempre grande variedade de marcas e tipos.

A maioria dos cruzeiros oferece pacotes de bebidas. Estes pacotes podem ser comprados pela internet ou no primeiro dia de embarque no navio. Eles dão o direito de consumir ilimitadamente algumas bebidas durante todos os dias de sua viagem.

Existem pacotes de consumo ilimitado só de refrigerantes, só de cervejas, só de vinhos, só de destilados... A maioria das companhias cria combos, ou seja, um pacote ilimitado incluindo todas as bebidas: refrigerante, cerveja, vinho e destilado.

Os pacotes devem ser fechados para todos os dias de sua viagem. Não é possível fechar o pacote fracionado.

Consulte o preço dos pacotes diretamente com a companhia marítima, mas em geral um pacote de refrigerante ilimitado custa cerca de 15 dólares por dia e um pacote com todas as bebidas ilimitadas custa cerca de 70 dólares ao dia.

Os pacotes são individuais e é expressamente proibido duas ou mais pessoas utilizarem um só pacote. Caso qualquer funcionário do navio lhe flagre dividindo um pacote de bebidas (por exemplo: você vai no bar e paga um cerveja para seu tio e um minuto depois volta no bar e paga outra para você) ele irá notificar a segurança do navio, que irá lhe abordar e aplicar as sanções estabelecidas. Não se esqueça que para tudo você assina um contrato.

Compartilhar um pacote de bebidas pode gerar multa e em determinados casos acabar com seu cruzeiro antes da hora.

Na maioria das vezes fechar um pacote de bebidas vale a pena, mas leve em conta seu consumo médio, quanto tempo você ficará à bordo e qual o preço das bebidas individuais. Faça as contas e veja se compensa!

Internet e sinal de celular

Todos os navios possuem computadores conectados a internet e rede wi-fi para uso dos hóspedes, contudo a internet é paga a parte e custa caro (tanto a com fio quanto a sem fio).

Caro quanto? Calcule uma média de 30 dólares ao dia que usar.

Enquanto o navio estiver navegando você não terá sinal de celular. Somente quando ele atraca nos portos nacionais é possível ter sinal.

A melhor e mais barata maneira de utilizar a internet (e ligar para casa se for o caso) é ir em uma lan house na cidade em que o navio está.

A vida à bordo

Todos os dias será deixado em sua cabine o Jornal de Bordo com a programação do dia seguinte. Nele estão todas as atividades, shows, diversão, restaurantes e tudo mais que você pode fazer no navio e os passeios fora dele. Aproveite e marque tudo que você quer fazer durante o dia, esta é uma ótima forma de se programar.

O serviço de quarto está incluso e você pode usar a vontade, pode aproveitar!

Existem muitos serviços pagos a parte: cassinos, internet, spa, jogos, passeios, bebias premium...

E fique esperto, todos os valores estão em dólares.

Cruzeiros marítimos são uma ótima forma de viajar com a família. Existe diversão para todos os gostos, comida para todos os gostos e todos podem ficar a vontade em diversos ambientes diferentes.

A programação do navio incluí sempre festas temáticas, sendo a mais popular o jantar do comandante. Sempre tem! Ela em geral ocorre em algum salão do navio e você não é obrigado a usar sua roupa social (muitas pessoas usam, mas se você não gosta não se preocupe). Participar destas festas é opcional, enquanto uma festa está acontecendo aqui outra está acontecendo ali, vá na que mais lhe agradar.

Seu navio sempre aporta em cidades pré programadas. Você é informado em que cidades o navio aportará através do Jornal de Bordo. Aproveite para turistar e conhecer novos lugares, fazer passeios e compras. Mas não se esqueça da hora da partida. Se você perder, terá que gastar um bom dinheiro para encontrar o navio no próximo porto.

O seu cruzeiro também fornece passeios em terra (pagos a parte, é claro).  Eles não são a forma mais barata de conhecer o lugar, mas a vantagem é que você terá prioridade no embarque e desembarque e não corre o risco de esquecer a hora da partida.

E por fim, sinta-se livre! Você pode sentar em um dos bares as duas da tarde e ficar lá até de noite. Pegar uma espreguiçadeira e ficar tomando sol na piscina. Dançar em uma das festas. Jogar no cassino. Curtir um show no teatro. Sentar de frente para o mar e ler um livro. Opções não faltam para você ser feliz.

Cruzeiros Marítimos: Dicas para marinheiros de primeira viagem

Crianças

Crianças acima de três anos e adolescentes tem atividades supervisionadas. Os pais podem descansar tranquilamente enquanto seus filhos divertem-se com várias atividades durante o dia.

Um navio é enorme, então marque um local de encontro caso vocês se percam e instrua seu filho a sempre procurar um tripulante para qualquer necessidade.

Lembre-se que seu filho também possui um cartão de hóspede e que os gastos feitos com ele serão pagos por você! Alguns navios permitem o bloqueio deste cartão, informe-se à bordo.

Alguns cruzeiros fornecem serviço de babá pago a parte.

Não é recomendado o embarque de gestantes após o quinto mês de gravidez.

O desembarque

No último dia de cruzeiro será deixada em sua cabine o extrato das despesas à bordo. Confira se está tudo certo. Para aqueles que optaram por pagar com o cartão de crédito, não tem com que se preocupar, pois o débito será automático. Para quem optou por pagar em dinheiro é bom ir o quão antes na recepção do navio quitar seus débitos, as filas costumam ser enormes na última hora.

Caso os débitos sejam menores que o depósito feito no check-in, o valor da diferença será devolvida para você. Caso tenham sido maiores, você pode acertar o que falta em dinheiro ou cartão de crédito.

Na última noite do cruzeiro você deve deixar suas bagagens na porta de sua cabine. Você será avisado pelo Jornal de Bordo, pela televisão, pela camareira e por quem mais cruzar o seu caminho. A mala tem que estar pra fora da cabine até a hora determinada. Caso mesmo com tantos lembretes você se esqueça, seu desembarque pode demorar muito, pois dependendo do tamanho da mala é proibido desembarcar com ela.

Não esqueça de deixar a roupa que vestirá no dia seguinte junto com sua bagagem de mão, ou você corre o risco de desembarcar de pijamas.

Vale lembrar que na mala de mão também devem estar seus documentos, itens de valor e seu cartão de hóspede (você não desembarca sem ele).

Se você comprou bebidas alcoólicas no free shop, elas serão deixadas durante a madrugada desta última noite na porta da sua cabine.

O desembarque acontece até as dez horas da manhã, então não precisa se desesperar. Tem sim que levantar cedo, mas aproveite para tomar um belo café da manhã (geralmente servido até as nove), dar uma volta pelo navio e bater as últimas fotos.

O serviço de quarto não funciona na manhã do desembarque.

Em viagens internacionais aportando no Brasil, alguns passageiros podem ser escolhidos pela alfândega para verificação da bagagem (a cota de compras é a mesma de viagens aéreas: US$ 500,00).

Em algumas companhias, caso algum item tenha sido apreendido durante seu embarque (desde que não sejam itens ilegais), ele será devolvido no desembarque. Verifique com a tripulação.

Olhe para o mar uma última vez, prometa voltar quando der e pegue sua mala no saguão do porto.

;-)

Tem mais alguma dica? Compartilhe ela deixando um comentário neste artigo!

→ SAIBA MAIS SOBRE CRUZEIROS MARÍTIMOS

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

347 comentários:

  1. Muito bacana suas dicas, vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Se tiver alguma dúvida é só perguntar!

      Excluir
  2. Bom dia, eu vou viajar pel msc magnifica e o pacote de bebidas não é incluso.. só que eu não bebo cerveja e nem refrigerante.. água e suco são liberados?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A água (do mar, tratada para consumo) é servida em todos os restaurantes sem nenhum custo. Ela geralmente está em bebedouros e no restaurante principal é servida pelo garçom diretamente no copo.

      Só cuidado porque a água mineral engarrafada é cobrada a parte, geralmente ela esta na sua cabine e no cardápio de bebidas para ser pedida. Fique atento porque ela é bem cara. E pode ficar tranquilo pois o gosto da água do mar é normal, você nem percebe a diferença para a mineral.

      E quanto aos sucos, os únicos servidos a vontade nos restaurantes são os prontos, tipo tang sabe? Não são muito bons. Chás e café também são servidos a vontade.

      Sucos naturais são vendidos a parte e geralmente não tem pacote para consumo ilimitado, mas há promoções para compra de uma certa quantidade. Informe-se assim que chegar no cruzeiro ou veja no site da companhia, na área exclusiva para passageiros, um mês antes da partida, se há alguma promoção.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela sua dica e atencão!

      Excluir
  3. Muito bom o "resumão" fiz meu primeiro cruzeiro no Costa Favolosa no Natal de 2012 e foi excelente.

    Acho que vale comentar de dica para quem vai, eu fiquei no andar da piscina e isso foi muito bom devido à proximidade de tudo, conhecemos pessoas que ficaram no andar mais baixo e reclamaram da distancia percorrida toda vez que tinham que ir a algum lugar.

    No caso da Costa, sucos só eram disponíveis no café da manhã, fora isso somente água.

    Vale também indicar o dramim que me ajudou muito no navio, mas deve-se comprar o menorzinho, eu acabei comprando um muito forte, e passei um dia inteiro sonolento.


    Na minha opinião, cruzeiros são uma das melhores opções de passeios, recomendo muito!

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha!Me ajudou muito essas informações. Embora ainda estou estudando sobre ir ou ñ. comemorar meu aniversário de casamento no Cruzeiro.Ainda em dúvida qual itinerário fazer e qual companhia!
    Parabéns pela postagem

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito.Vou passear no Natal e estou super empolgada.
    Excelentes dicas!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog, Gabriel. São só pelas dicas de Cruzeiros marítimos, mas em todos os assuntos (principalmente "cervejas").
    Gostaria de pedir uma ajuda, se possível: eu e minha família embarcaremos no MSC Preziosa, partindo 22 de dezembro de Salvador (7 noites). Como comprar o pacote de bebidas antecipado? Já fiz várias buscas, inclusive no site da MSC, em vão.
    Forte abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio! Fico muito feliz que tenha gostado do blog.

      O pacote geralmente é vendido antecipado pelo site da MSC, na parte "Serviços de Bordo", uma área do site destinada a reservas antecipadas.

      Se não conseguir ou não tiver nada de bebidas, você pode entrar em contato com eles, mas infelizmente é somente por e-mail (http://www.msccruzeiros.com.br/br_pt/Msc-Club/Contato.aspx).

      Ou ainda assim que embarcar dirija-se a Central de Informações do Navio e contrate seu pacote de bebidas na hora (é importante contratar no primeiro dia de embarque).

      Espero que consiga e que a viagem seja excelente.

      Abraço!

      Excluir
    2. encontrei onde faz a reserva do pacote:

      http://www.msccruzeiros.com.br/br_pt/Reservas-a-Bordo/Login.aspx?sscd=BKALAU

      Excluir
  7. Vou fazer uma viagem pela Costa Cruzeiros, mais especificamente, no Costa Favolosa. Após ler estas dicas e outras que encontrei na internet, fiquei muito receosa com alguns detalhes:

    Essas gorjetas obrigatórias, como funcionam? Eles descontam mesmo que não utilize nenhum serviço além do mínimo necessário? Qual a porcentagem? Caso compre um pacote de bebidas, como é descontado o serviço?

    Quanto à água, vi uma reclamação sobre a MSC que dizia que a pessoa foi OBRIGADA A COMPRAR água, pois o único bebedouro disponível ficava fechado durante a noite. Pergunto, a Costa também disponibiliza somente 1 bebedouro também? Posso levar garrafas e enchê-las?

    Faço perguntas tão bobas pois realmente não quero ter surpresas desagradáveis com os serviços e cobranças posteriores.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Sobre gorjetas: sim elas são obrigatórias e já estão embutidas no valor do cruzeiro e estarão embutidas em itens extras que você consumir, como as bebidas. Dar gorjetas é um hábito comum em vários países (principalmente nos Estados unidos). Não encare isso como um prejuízo, mas como a garantia de profissionais prestando um ótimo serviço. A porcentagem vária conforme a atuação do profissional, de 5% a 20%. Quase todos os funcionários do navio recebem gorjeta. Paralelamente, você pode ainda acrescentar gorjetas extras a camareira de sua cabine.

    Sobre a água, nos restaurantes buffet (informais) existe um bebedouro com água do mar (já explicado anteriormente) para que você encha seu copo. Esses bebedouros são na verdade grandes caixas d'água com torneiras, podendo atender várias pessoas ao mesmo tempo com rapidez. Se um navio tem apenas um restaurante informal, terá apenas um bebedouro.

    E nos restaurantes formais? Você pede diretamente ao garçom um copo com água do mar. Ninguém é obrigado a comprar nada. O que acontece muitas vezes é que na hora de uma refeição formal, o garçom lhe entrega o cardápio e nele tem o preço da garrafa de água mineral, com isso muitas pessoas ficam com vergonha de pedir água do mar (que é de graça), desconhecem que podem pedir ou ainda tem algum tipo de preconceito com a água servida diretamente no copo.

    O mesmo vale para os bares do navio. Não há bebedouros com água nos bares, mas você pode pedir para o garçom um copo com água do mar.

    E a noite? Realmente em determinado horário todos os restaurantes fecham. Na sua cabine tem garrafas de água mineral pagas a parte. Então o que fazer? Você pode sim encher um garrafinha com água para beber a noite. Eu enchia dois grandes copos com água, colocava gelo e levava para a cabine para beber a noite, não precisa nem se preocupar em ter garrafinha. Ah, mas não precisa ficar preocupada com o horário, o restaurante geralmente fecha entre 23:00 e meia noite, bem tarde.

    Ficou claro? Espero ter ajudado. Se tiver alguma outra pergunta não deixe de fazer. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas dicas! Era exatamente o que eu e minha esposa tínhamos de dúvidas quando ela fez a pergunta sobre as águas e gorjetas!

      Mt obrigado!

      Excluir
  9. Parabéns, gostei muito das dicas, pois realmente são muito úteis para que vai fazer algum cruzeiro, quanto as bebidas, o ano passado fiz um cruzeiro no MSC Magnifica e quem fez o pacote de bebidas teve que tomar a cerveja e chop Devassa e o refrigerante Pepsi, a sorte é que em alguns bares tinha chop heineken, então acredito que não foi vantajoso para quem fez o pacote de bebidas.
    Vou viajar no MSC Preziosa no natal/13 e te conto como foi, abraços.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado.

      Que chato essa diferenciação entre pacote e avulso. Nos cruzeiros da Royal isso não existe.

      Por favor volte sim e conte como foi sua experiência! Abraço!

      Excluir
  10. muito útil esse manual q elaborou.....minhas dúvidas 1) vou no prox dia 9 de dez no msc orchestra, adquiri a cabine super bingo q não sei o numero nem a localização da cabine, somente na hora do embarque. Se eu chegar cedo , escolho o lugar preferencialmente , tipo uma sala de teatro em q se tem uma planta ???ou tanto faz , ela será dada aleatoriamente ? 2) em media, qto custa um refrigerante avulso e qto custa o pacote de refrigerantes ? 3) para se beber água durante o dia , tem algum bebedouro , ou só comprando ? 4) nesse caso de cruzeiro nacional, como sei a respeito das gorjetas, pois vc disse q normalmente os nacionais já estão incluidas ....5) com relação as cidades, por exemplo ubatuba onde terá uma parada, a travessia é constante ou com horario determinado para ir e voltar ? de qto tempo é essa parada ? e se for passear, se perde alguma refeição ???
    amigo desculpe o interrogatorio, mas acho q se vc escreveu esse manual terá prazer em ver colegas acessando e participando do seu relatorio...certo ? muito obrigado, meu nome é antonio moro no rio de janeiro e meu email é : acvmp10000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      1 - Na hora do embarque será atribuida a cabine, mas você não poderá escolher. Não adianta chegar mais cedo. O sistema escolhe a melhor disponível aleatoriamente.

      2 - Uma lata custa cerca de 6 dólares e o pacote custa cerca de 15 dólares ao dia.

      3 - Tem bebedouros nos restaurantes informais.

      4 - As gorjetas já estão inclusas no valor do cruzeiro e em todos os itens que você consumir a parte elas serão inclusas também, automaticamente.

      5 - Em todas as cidades tem horário para chegar e para sair, consulte no jornal do navio estes horários. Você não perde refeições nas cidades, algum restaurante do navio certamente funciona por doze horas seguidas.

      Abraço!

      Excluir
    2. gabriel muito obrigado pela sua atenção e pela rapidez das respostas....se não for muito incômodo esclareça por gentileza alguns itens q ainda necessito esclarecimentos :
      1) no seu post , vc mencionou q uma lata de cerveja custava cerca de 10 reais ( aprox 4 dolares ) e pra mim , vc disse q a de refrigerante custa 6 dolares ( 15 reais ???? ) é isso mesmo ? desculpe se entendi errado... e nesse caso é melhor o pacote , certo ??
      2) para se beber água no quarto a noite, tem q pegar no bebedouro ? tem copo para isso ? se beber do frigobar, é paga ? no caso de eu pagar o pacote de refrigerante, este vale só para refrigerante , não para água mineral por exemplo ? e, por ultimo caso escolha o pacote de refrigerantes, posso beber até no quarto,ou em qq dependencia do navio qtos eu quiser ???
      3) qto as gorjetas ainda não entendi completamente ....o q entendi é q o q falta pagar é somente a gorjeta do q vou pagar separado ou seja as bebidas... por exemplo : caso escolha um pacote de bebidas a 15 dolares pra mim e para a minha esposa em 2 diarias ...totalizaria 60 dolares e nesse caso a gorjeta seria de 10 %, isto é 6 dolares , é isso ???
      mais uma vez muito obrigado pela sua atenção e certo de q vc faz isso com prazer......q Deus abençoe vc e sua familia multiplicando a sua generosidade, boa vontade e dedicação gde abç antonio

      Excluir
    3. Vamos lá!

      1 - Sim é isso mesmo. A cerveja varia conforme a marca, as nacionais são mais baratas. Já a lata de refri não. É claro que o preço varia, pode ser um ou dois dólares a menos (ou a mais!). O pacote é quase sempre mais vantajoso. Só atente que o pacote não permite o consumo de latas, somente o refrigerante de máquina (mas isso não é problema nenhum).

      Só pode beber refil (de máquina)! Então nada de beber as latas do quarto! Só nos restaurantes e bares (ou pegar e levar para o quarto).

      O pacote de refrigerantes só vale para refrigerantes, água não entra!

      2 - Sobre a água, nos restaurantes buffet (informais) existe um bebedouro com água do mar (já explicado anteriormente) para que você encha seu copo. Esses bebedouros são na verdade grandes caixas d'água com torneiras, podendo atender várias pessoas ao mesmo tempo com rapidez. Se um navio tem apenas um restaurante informal, terá apenas um bebedouro.

      E nos restaurantes formais? Você pede diretamente ao garçom um copo com água do mar. Ninguém é obrigado a comprar nada. O que acontece muitas vezes é que na hora de uma refeição formal, o garçom lhe entrega o cardápio e nele tem o preço da garrafa de água mineral, com isso muitas pessoas ficam com vergonha de pedir água do mar (que é de graça), desconhecem que podem pedir ou ainda tem algum tipo de preconceito com a água servida diretamente no copo.

      O mesmo vale para os bares do navio. Não há bebedouros com água nos bares, mas você pode pedir para o garçom um copo com água do mar.

      E a noite? Realmente em determinado horário todos os restaurantes fecham. Na sua cabine tem garrafas de água mineral pagas a parte. Então o que fazer? Você pode sim encher um garrafinha com água para beber a noite. Eu enchia dois grandes copos com água, colocava gelo e levava para a cabine para beber a noite, não precisa nem se preocupar em ter garrafinha. Ah, mas não precisa ficar preocupada com o horário, o restaurante geralmente fecha entre 23:00 e meia noite, bem tarde.

      3 - Sobre gorjetas: Em todos os produtos e serviços há incidência de gorjetas. É isso mesmo que o senhor disse. Exemplo: você faz o pacote de refrigerantes ilimitado. Ele custa 45 dólares, mas você tem de pagar 18% a mais deste valos de gorjeta! O valor varia conforme a categoria, o produto, o serviço... A gorjeta será inclusa automaticamente na conta e não há como negar o pagamento. É obrigatório.

      Espero ter sanado suas dúvidas. Abraço!

      Excluir
    4. amigo. agora não mais duvidas.... muito obrigado e gde abç

      Excluir
  11. Parabéns pelas dicas, foram excelentes.

    Mas tenho algumas dúvidas, vou fazer o cruzeiro MSC Orchestra (Ilha bela, Buenos Aires, Montevidéu) e gostaria de saber se realmente é necessário o passaporte ou o RG é suficiente? Também tenho dúvidas a respeito de vacinas, em algum momento terei que apresentar minha carteira de vacinação? Vou viajar com minha esposa, somente meu cartão internacional é suficiente ou ela também precisará ter um ou fazer o depósito em dólares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      1 - Para viagens pela América do Sul, independente da via (terrestre, aérea ou fluvial) os brasileiros podem entrar portando apenas o RG, desde que este esteja em bom estado e tenha sido emitido a menos de dez anos.

      2 - Para os países que você irá visitar (Argentina e Uruguai) não é necessário nenhum tipo de vacina.

      3 - Os gastos dentro do navio podem ser pagos apenas com o cartão, é até muito mais prático. Agora recomendo que você tenha um pouco de dinheiro em espécie para eventuais gastos em terra em locais que não aceitem cartões. Reais e dólares se possível já estará bom.

      Espero ter ajudado! Abraço!

      Excluir
  12. Parabéns pelo blog Gabriel!

    Eu e minha irmã, vamos fazer nosso primeiro cruzeiro.Em relação as refeições,recebemos o cartão que tem o número da mesa que vamos sentar e o turno , a minha dúvida é , pode ocorrer de ficarmos separadas? Não podemos escolher dividir a mesa com a família ou amigos e não com estranhos?.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico contente que tenha gostado!

      Então, realmente no jantar formal dividimos a mesa com ostras pessoas. No geral é uma mesa para dez pessoas. Quando compramos o cruzeiro com uma agência eles tentam colocar todas as pessoas da família juntos em uma mesma mesa, mas nem sempre isto é possível. Ou outras vezes compramos separadamente dos nossos amigos e família, e somos postos em mesas totalmente opostas.

      O que fazer se não colocaram todos do mesmo grupo juntos?

      No primeiro dia de cruzeiro dirija-se ao balcão de informações e tente pedir para trocar. Muitas vezes a tripulação consegue alocar todo grupo em uma mesma mesa, mesmo que no cartão esteja indicando outro.

      Se for só você e sua irmã, isto deve acontecer facilmente.

      Agora, não vá se estressar por isso. Eu vi muitas pessoas brigando, passando estresse e até armando um barraco no meio do restaurante. Vexame! Isto porque a tripulação pode tentar mudar, mas depende também da boa vontade dos outros hóspedes. E o número da mesa no cartão não muda, o que pode confundir as pessoas desavisadas.

      Portanto, tente mudar no primeiro dia. Se não der, aproveite mesmo assim. As mesas são compartilhadas e isto pode ser uma experiência muito boa de conhecer pessoas novas e divertidas. E se elas não forem, relaxe, o jantar dura apenas uma hora.

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Gabriel, suas dicas são mesmo valiosissimas!! Estou adorando!!! Vou agora no MSC Orchestra com meu marido e minhas filhas para Punta Del Este, Buenos Aires e Ilhabela, e já compramos os pacotes de cerveja e agua ( pois achamos mais vantajoso), e agora a nossa duvida é em relação aos pacotes terrestres... gostaríamos muito de descer nos 3 lugares conforme previsto no roteiro do navio... Em Buenos Aires ficaremos mais tempo ( 8 horas), mas em Punta Del Este e em Ilha Bela ficaremos no máximo 6 horas em cada lugar... Estes passeios não são baratos, por isto gostaria de saber, pela sua experiência, se nestes lugares que ficaremos menos tempo, realmente vale a pena a excursão feita pelo navio, ou é melhor irmos por nossa conta... Desde já agradeço a sua atenção e o seu precioso tempo em responder tantas dúvidas... Christina.

      Excluir
    3. Olá Christina!

      Certamente será compensador o pacote de bebidas.

      Agora vamos pensar nos passeios. Primeiro tenha em mente que é impossível conhecer estas cidades em algumas horas. Principalmente cidades grandes como Buenos Aires e Punta. Em todas elas há muita coisa para fazer, lugares para visitar, comidas para provar, compras...

      Pensando nos passeios oferecidos pelo cruzeiro, existem algumas vantagens: Você é acompanhada com guia do cruzeiro; o tempo é otimizado para tentar conhecer as principais atrações; você não se perde na cidade; não há o risco do navio partir da cidade sem você... E é tudo que eu consigo ver de vantagem.

      As desvantagens são o preço (que é bem caro mesmo) e o passeio engessado.

      Veja só: Buenos Aires e Punta são cidades para andar por ai, sem rumo. Apreciar as paisagens, parar e tomar um café, sem pressa ou preocupação. E não há como fazer isso quando o tempo é limitado. E principalmente em grupo de excursão. Entrar naquele mercado bacana com uma vitrine linda para comprar um doce de leite regional nem pensar!

      Pessoalmente, eu não fecharia os passeios com o cruzeiro não. Acho muito caro e eu tenho pavor de excursão em grupo!

      Uma dica geral: conheça os portos de Punta e de Buenos Aires e calcule no Google Maps a distância do porto até o centro da cidade.

      Em Buenos Aires pegue um táxi do porto até o Caminito que está do lado. Depois vá de táxi até o centro e passeie sem rumo, conhecendo as principais atrações do centro portenho. Tem muita coisa pra visitar no centro de BA. Tente pesquisar antes as principais atrações da cidade para você ir já em mente o que quer ver.

      Já em Punta eu iria até as praias (de táxi ou a pé) dava uma voltinha e voltava para o navio. Não tem muito o que fazer em seis horas. Idem Ilhabela.

      Como disse, são cidades lindas e com muita coisa para fazer, impossível conhecer em pouco tempo.

      Vale te dizer:

      1 - Nos portos sempre há agências locais vendendo excursões de algumas horas, se você quiser feche com elas em terra, é muito mais barato que as excursões do navio.

      2 - Quando atraca nas cidades, tudo fica muito mais vazio no navio. A piscina, os bares, os restaurantes. As vezes é bom curtir este momento para relaxar, sem necessidade de ficar andando por ai e gastando dinheiro.

      3 - Fique atenta ao tempo. O navio controla a saída e a volta dos passageiros, mas digamos que você se perca na cidade e chegue uma hora depois do horário estipulado no porto, sabe o que vai acontecer? O navio terá partido e lá estará um funcionário da companhia para lhe orientar em como seguir para a próxima cidade de parada. Ele dará um jeito de te levar, seja de carro, ônibus, trem ou até helicóptero. Mas saiba que quem paga o translado todo é você (e não sai nada barato).

      Eu sei que tudo isso é meio vago e ainda depende de muita pesquisa de sua parte, mas resumindo: minha opinião é que não vale a pena fazer os passeios com o cruzeiro.

      Abraço!

      Excluir
  13. 1)gabriel por gentileza , minha esposa perguntou se tem secador de cabelos ( vamos ficar em cabine interna no MSC orchestra , na prox segunda dia 9 de dez ) , e caso não tenha se pode levar....
    2)com relação a parada em ubatuba, existem os pacotes terrestres da MSC q são pagos..... se resolver desembarcar e conhecer ubatuba, posso fazê-lo por conta própria , ou seja , terá a disposição esta travessia sem custo ? e acha q vala a pena ?
    3)minha cabine será interna e escolhida na hora do check-in, se puder escolher, é melhor mais alta ou mais baixa? mais para o meio ou para a ponta ? o q vc sugere de diferente ?
    mais uma vez agradeço a sua dedicação em abrir mão do seu valioso tempo a fim de ajudar marinheiros de primeira viagem como eu .... gde abç antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente!

      1 - Tem sim secadores. E é bom você saber que não pode levar para o navio nada que gere calor (ferro de passar, chapinha de cabelo...)

      2 - Pode fazer por conta própria. Não há custo nenhum o translado de desembarque no porto ou de volta para o navio. Os portos tem estrutura para receber visitantes.

      3 - Recomendo que leia o texto, na parte: "A reserva da cabine". E, se possível, prefira cabines em decks mais altos (6, 7, 8, 9...), pois as cabines nestes decks são mais bem localizadas.

      Abraço!

      Excluir
    2. gabriel, obrigado pela sua breve resposta.....prometo não perguntar mais nada rsrsrsrs ( afinal abusei da sua boa vontade 3 vezes .....)
      enfim vc esclareceu tudo e mais um pouco do q eu precisava.....
      embarco nesta segunda dia 09/dez .... na volta relato como foi....
      gde abç
      antonio

      Excluir
    3. Foi um prazer ajudar. Volte para relatar como foi! Boa viagem!

      Excluir
  14. Oi Gabriel, obrigada pelas dicas dos passeios terrestres. Com certeza são poucas horas para conhecer lugares tão lindos... Parabéns pelo seu blog e pela rapidez nas respostas!! Quando eu voltar te conto como foi minha experiencia!! Abracos!! Christina.

    ResponderExcluir
  15. Muito oportuno seu blog. Parabéns! Tenho algumas perguntas 1- poderemos levar um microscópio já que ficaremos numa cabine com varanda? 2- é sempre pago o acesso a cinema/teatro/cassino/brinquedos infanis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      1 - Acho que você quis dizer telescópio ou binóculos... Pode levar sem problemas.

      2 - O acesso é gratuito. Na verdade a maioria das atividades do cruzeiro já estão inclusas. Você pode acessar livremente o cinema, teatro, cassino (maiores de 18), brinquedos, piscinas... Geralmente são pagos serviços como o SPA e aulas particulares (de dança, personal trainer, de natação...).

      Abraço!

      Excluir
  16. Excelente suas dicas desde ja obrigada... Mas como mulher preciso tirar uma duvida q vi numa resposta. Nao pode levar chapinha??? Eh isso??? E se levar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Michele, não pode levar chapinha! Momento tenso para as mulheres! Rsrsrsrsrsrsrs...

      É proibido itens que geram calor, como a chapinha e o ferro de passar roupas. Antes de embarcar, tanto sua mala despachada como sua mala de mão passam por raio-x. Se estes itens estiverem na mala eles serão confiscados e só devolvidos ao fim do cruzeiro.

      Pode acontecer de às vezes a fiscalização falhar e o item passar batido. "Eba!" você pode pensar, mas guarde bem e nunca deixe a mostra. A camareira do seu quarto se ver algum destes aparelhos acionará a segurança do navio para confiscar.

      Um conselho: não corra o risco de ter aborrecimentos, deixe a chapinha em casa. Vá ao cabeleireiro um dia antes do seu embarque e faça tudo que tem direito.

      Abraço!

      Excluir
  17. Parabéns Gabriel pelo blog , informações e gentileza e paciência com todos , como eu, que irão pela primeira vez num passeio destes, eu especialmente será dos "1º" , primeira vez de navio e primeira vez fora do país...vou, como alguns acima, no MSC Orchestra, no dia 21 de dez. e estou tenso pois , na verdade, a viagem está sendo um presente do meu sogro (que já viajou umas 3 vezes cruzeiro , inclusive atravessando para a Europa) e ele estará junto, mas estou tenso com tudo, afinal minha pequena Gabriela, de 3 anos irá junto...bom, já sanei muitas dúvidas e fiquei com outras. uma coisa que não li foi sobre tomadas!!! quero levar um tablet para distração da minha pequena na cabine (ela está acostumada a ver videos, etc antes de dormir..ritual volta a calma..rsrs) e etou separando todos os adaptadores possíveis pra levar, qto a voltagem nao tem problema pois se for 220v o carreador aceita, problema são os pinos...quais são????? agradeço a atenção e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      Pode ficar tranquilo que será uma viagem maravilhosa. Sua filha vai adorar, tem muitas atividades infantis e todo a tripulação é muito gentil.

      Verdade! Esqueci de falar sobre as tomadas. Em geral são todas 220V e o padrão de pinos varia entre o americano ou europeu. Ou seja, não tem como precisar qual é, você precisará de um adaptador universal para não ficar na mão.

      Este Adaptador de tomada universal é encontrado facilmente em qualquer loja de material de construção ou elétrica. Se estiver em São Paulo, na rua Santa Ifigênia tem em qualquer camelô e custa baratinho, só R$ 10,00. É um item indispensável em qualquer viagem (mesmo dentro do Brasil, alguns hotéis podem ter tomadas com pinos diferentes dos nossos aparelhos).

      Espero que sua viagem seja incrível! Abraço!

      Excluir
    2. obrigadão Gabriel!!! se a tripulação for gentil como vc é conosco, ficarei tranquilo...rsrsrs Moro, em Niterói, RJ , vou separar meus "benjamins" e ver qual pino, ou combinação não possuo. rsrs
      abraçõ!

      Excluir
  18. GABRIEL, ESTRANHAMENTE O SITE DO COSTA CRUZEIRO SÓ ME OFERECE UMA OPÇÃO DE PACOTE DE BEBIDA: O ALL INCLUSIVE. QUE É CARO E NÃO ME INTERESSA PQ NÃO BEBO ÁLCOOL. ALGUMA DICA DE ONDE, ALÉM DO SITE, POSSO SABER SE HÁ OUTRAS OPÇÕES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe. Se não conseguir reservar pelo site você pode solicitar o pacote de bebidas assim que embarcar no navio, no balcão de informações aos passageiros.

      Abraço!

      Excluir
  19. Oi Gabriel, muito obrigada pelas dicas. Vc tem alguma informação sobre os cruzeiros da pullmantur? Estou interessada em um pra fevereiro, pro Caribe, e estou com muitas dúvidas.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nunca viajei pela Pullmantur. Mas quais são as suas dúvidas? Talvez eu possa ajudar.

      Excluir
  20. Adoramos suas dicas Gabriel!
    Uma pergunta é : iremos embarcar pela Pullmantur em MARÇO/2014, o pacote diz que é tudo "incluso" , como é nossa primeira vez, vale nos certificar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Nos cruzeiros da Pullmantur, tanto a comida quanto a bebida estão inclusas.

      São servidas diversas refeições ao longo do dia nos restaurantes do navio. Você pode se servir a vontade nestas refeições. Não há com que se preocupar sobre a comida.

      Quanto as bebidas, no seu pacote estão incluídas as bebidas básicas e nacionais. Água, cerveja e refrigerante. Elas são servidas durante as refeições e em alguns momentos do cruzeiro.

      O pacote tudo incluso deste navio também limita o consumo a determinados momentos. Em geral você não terá problemas, mas se em alguma hora quiser beber algo e esteja fora do horário das refeições terá que pagar a parte.

      Se quiser consumir outras bebidas (cervejas importadas, vinhos ou destilados) terá que pagar a parte ou fechar um pacote de bebidas extra que eles chamam de "pacote premium".

      Vale a pena informar-se no dia da chegada as bebidas inclusas e quando você pode consumi-las. Veja se não compensa fechar um pacote premium para poder consumir livremente tudo que quiser.

      Abraço!

      Excluir
  21. Gabriel, boa tarde! Pesquisei bastante sobre cruzeiros, em especial sobre dicas para primeira viagem, e o seu blog foi o que ofereceu as dicas mais úteis! Parabéns :)
    Acabei de comprar um cruzeiro da Royal Caribbean, de 7 noites, em fevereiro, passando pela Argentina e Uruguai. Compramos cabine interna, pela melhor relação custo-benefício. Ouvi relatos de quem ficou em cabine com varanda: o preço pago não compensa o benefício, uma vez que a vista é só mar, mar, mar! rs
    Vi as instalações pelo site e fiquei com medo de o quarto ser muito antigo... garantiram que foi reformado! É exatamente igual ao mostrado na foto? E o banheiro? Já ouvi dizer que tem cortina e que ela é um item que incomoda o banho, por grudar sempre no corpo! rs O chuveiro tem água bem quente?
    Última pergunta... a cabine é muito fria?
    Obrigada!
    E parabéns novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz que tenha gostado! É muito bom saber que meu texto esta ajudando as pessoas.

      Sobre as cabines do Splendor (você não citou qual navio é, mas acredito que seja o Splendor of the Seas), você tem toda a razão: as cabines internas tem o melhor custo benefício. Pagar (muito) a mais para ter uma varanda minúscula não faz muito sentido. Enfim, tem gente que gosta....

      As fotos do site condizem sim com a realidade. Não precisa se preocupar, todas as cabines foram reformadas em 2011 (na verdade, o navio todo foi). O quarto é pequeno, mas com vários armários embutidos e tudo que precisamos para uma estadia confortável.

      No banheiro há água quente e fria tanto no chuveiro quanto na pia. A água sai bem quente sim, é igual de muitos hotéis, você tem que abrir tanto a quente quanto a fria para dosar a temperatura.

      Agora a parte da ducha... Nossa que aperto! A cortina atrapalha sim, mal dá pra se mexer direito lá dentro. Não se preocupe, a cortina não vai fechar direito, vai ficar saindo, um pouco de água vai escorrer pelo banheiro (principalmente quando o navio está navegando). Não chega a ser péssimo, mas é assim que é um chuveiro de navio. Somente as suítes tem banheiros "normais". O bom é que sua camareira sempre estará por perto e limpará toda a cabine quando você sair (elas limpam umas três ou quatro vezes ao dia!).

      Para finalizar, a cabine tem controle interno da temperatura. Não é um ar condicionado, funciona como um climatizador, mas serve. Você consegue deixar na temperatura que mais lhe agradar.

      Espero que tenha uma excelente viagem! Abraço!

      Excluir
    2. Foram dicas muito úteis novamente :)
      Muito obrigada!
      E boas festas!

      Excluir
  22. Gabriel, normalmente nestes cruzeiros tem mesas de poker também? Ou apenas outros tipos de jogos no cassino? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há mesas de poker sim. Se você gosta, vai adorar!

      Excluir
  23. Gabriel, obrigada pelas dicas! Tenho mais uma, se puder responder ficarei muito agradecida !!
    Embarcaremos no MSC Magnífica em 02.02.14. Já fiz outros cruzeiros, mas foram da Ibero ou da Pullmatur, então tenho muitas dúvidas com relação ao pacote de bebidas.
    Fui informada de que existe um pacote que libera as bebidas durante as refeições, no almoço e jantar. Nesse pacote estão inclusos 4 vinhos, cerveja, água e refrigerante à vontade e drinks. Está escrito também que esse pacote específico não pode ser adquirido no navio, mas apenas antes.
    Minha dúvida é que em nenhum lugar está escrito que o consumo pode ser em qualquer restaurante, e estou receosa de só ser permitido o consumo nos restaurantes formais. No da Ibero, por exemplo , nós íamos ao buffet informal pegar chopp e saíamos para a área de piscina. Será que isso também poderá ser feito no da MSC? Ah sim, esse pacote vai custar uns R$ 870,00 a cabine.
    Ainda sobre o pacote de bebidas .... no pacote de cerveja está saindo mais ou menos uns R$ 15,50 cada uma, e aí então eu estou com muitas dúvidas, se de fato os valores serão superiores a esse dentro do navio.
    Muitooo obrigada, desde logo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Greyce!

      Nossa não sei lhe responder está dúvida. Sempre que fechei pacotes de bebidas eles valiam para qualquer hora ou momento, e não somente durante as refeições.

      Recomendo que você entre em contato o quão antes com a MSC para sanar suas dúvidas. Mas geralmente um pacote pode ser fechado no primeiro dia do cruzeiro.

      Abraço!

      Excluir
  24. Olá Gabriel!

    Encontrei o seu blog por acaso e gostei bastante! Irei fazer uma viagem daqui há dez dias, no Splendor of the Seas, e gostaria de saber o que é mais vantajoso: pagar as despeas de bordo (catão de bordo) fazendo o depósito em dinheiro ou pelo cartão de crédito.?
    E o depósito em dinheiro poder ser em Real em tem quer se feito em Dólar?
    O câmbio no navio é mais caro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pague no cartão de crédito! Você vai evitar uma fila enorme no último dia do cruzeiro para pagar a diferença das despesas ou reaver o dinheiro que não foi gasto. Pagando com o cartão tudo que você precisa fazer é conferir o extrato de gastos deixado na sua cabine e, se estiver tudo certo, continuar a aproveitar o cruzeiro até o último minuto. É muito mais simples e cômodo.

      Quanto ao câmbio, quando viajei no Splendour foi mais vantajoso usar o cartão! Não sei se é uma operação padrão, mas eles lançaram as despesas como sendo nacionais. Ou seja, eu gastei no navio em dólares e eles mesmos converteram para reais e lançaram no cartão como despesa nacional. Com isso o câmbio que eles usaram foi melhor que o do meu cartão e eu não tive que pagar IOF.

      Agora se você optar por efetuar depósito em dinheiro, ele pode ser feito em Real, desde que o porto de inicial e final seja nacional. Geralmente o valor pedido para depósito é de R$ 800,00. O câmbio será feito pelo navio, e como disse, costuma ser vantajoso.

      Espero ter ajudado! Abraço!

      Excluir
    2. Obrigada Gabriel, você me ajudou com certeza. Abraço!

      Excluir
  25. Meu nome é Sergio. Eu e minha esposa embarcaremos no MSC Orchestra rumo a Punta e Buenos Aires no dia 5/01/14. O WiFi e a internet cabo são pagos?. Existe limite para peso de bagagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio!

      A internet é paga sim (independente de ser cabo ou wireless).

      E não existe limite de peso para bagagens.

      Abraço!

      Excluir
  26. Olá! Atualmente, pelo q pesquisei, as despesas lançadas como convertidas p real não são aceitas pelo Itaú,porex..Vc soube disto... Posso viajar só c meu passaporte né...não tenho RG só carteira da OABRJ e , pelo visto, não aceita no Cruzeiro Internacional. Achei suas dicas organizadas e mto objetivas mas, com amplitude suficiente p bem orientar. Parabéns! Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação da conversão para o real é um pouco diferente disso. Quase todos os bancos bloqueiam hoje transações que são passadas para o cliente em real, mas COBRADAS em dólar. Isso acontece muito em sites. Os sites apresentam o preço em real, envio em real mas na cobrança cobram em dólar no cartão de crédito internacional. Com isso o cliente paga geralmente a mais, além de IOF. As operadoras proibiram este tipo de transação pois estava dando muitas reclamações.

      No cruzeiro (pelo menos no que eu fiz) a situação é inversa. O cruzeiro converteu os gastos de dólares para reais apenas no final e lançou com despesa nacional.

      De todo modo, se os cruzeiros não puderem mais fazer isso, eles aceitaram seu cartão e lançaram a despesa sem conversão.

      E leve o passaporte! Para viagens pela América do Sul apenas RG e Passaporte são aceitos.

      Abraço!

      Excluir
  27. Ola Gabriel gostaria de saber 1- se o cartão de crédito tem que ser internacional, 2- tenho uma filha de 1 ano vale a pena leva-la ou seria muito cansativo para ela. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sobre o cartão, depende da companhia marítima. Algumas cobram direto no porto de partida, daí não há a necessidade do cartão ser internacional. Você pode entrar em contato com a companhia para se informar, mas na dúvida o melhor é levar o cartão de crédito internacional.

      E não há atividades para crianças tão pequenas, você terá que ficar com sua filha o tempo todo. Ela não poderá estar na piscina sozinha, no deck, nos brinquedos... Não sei se será bom nem para você nem para ela.

      Abraço!

      Excluir
  28. Ola tdb? Vou para Bs As, Punta del este e Montevideu em fev/2014, pela MSC Magnifica, gostaria de saber:
    1- Se eu optar por pagar em dinheiro, e no fim do cruzeiro perceber que ultrapassei minhas contas, posso pagar o restante no cartão?
    2 - Como em Bs As terá uma pernoite, quero aproveitar o 1º dia para ir até o Zoo de Lujan, o navio chegará às 9:00, será que eu consigo comprar algum passeio no porto assim que desembarcar? Visto que meu navio não oferece passeio para la..
    3 - Ouvi dizer que do porto de Bs Az, tem vans dos shoppings de graça, é isso mesmo? é facil de conseguir?

    Por enquanto é só rs

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      Vamos lá:

      1 - Pode pagar o restante no cartão sim. Antes de embarcar, quando for depositar em dinheiro, já peça para fazer o cadastro do seu cartão também. Mas pense se não seria vantagem já pagar tudo no cartão. Você evita fila, estresse, perda de tempo... É muito melhor pagar tudo no cartão. De todo modo, terá um pouco de burocracia, mas pode complementar o resto do pagamento no cartão sim (mas terá que fazer o depósito em dinheiro antes do embarque, não se esqueça disso).

      2 - Eu acho simplesmente LOUCURA ir até o zoológico de Lujan. O motivo? O zoológico fica muito longe, é uma viagem longa até lá! Pense bem, seu navio atraca as 9:00, você vai demorar pelo menos uma hora até desembarcar. Do porto até o zoológico são uma hora de viagem (sem contar o trânsito). Você chegará no zoológico lá pelo meio dia (exausta)! Terá três horas para aproveitar o passeio e voltar! É muito pouco para tanto trabalho. E mesmo que seu navio pernoite na cidade, informe-se os horários de entrada e saída, pois não é porque o navio pernoita que você pode voltar para ele a hora que quer. Provavelmente tem um horário definido para que todos os passageiros voltem a bordo (e perder este horário pode lhe dar muita dor de cabeça). E lembre-se que o porto é uma região perigosa em Buenos Aires e é totalmente desaconselhável trafegar por ali a noite.

      Eu entendo que o zoológico de Lujan oferece uma experiência única com os animais e pode ser seu sonho conhecê-lo. Mas reflita se não é melhor ir numa próxima viagem, quando de fato você ficar em Buenos Aires e puder sair cedo do hotel e aproveitar o dia sem preocupações de voltar. A cidade é linda e enorme, com muitas atrações para estes dois dias que você estará por lá. Caminito, Recoleta, Centro, La Bombonera, Museus, Gastronomia...

      Enfim. Eu acho loucura! Masssssss.. Não respondi sua pergunta. Se mesmo assim você quiser ir até o Zoo de Lujan não há guias no porto que te levam até lá (eles pensam igual a mim e ao seu navio rsrsrsrs, é muito longe para poder oferecer este passeio). A maioria das agências ou busca o passageiro no hotel cedo (antes das 8 da manhã) ou encontra-se com ele em determinados pontos da cidade também bem cedo.

      Contudo é possível sim ir até Lujan a partir do seu navio. Para isso contate uma agência de turismo (procure no Google, infelizmente não tenho nenhuma para lhe indicar) e explique a situação. Certamente terá alguma disposta a lhe buscar no porto e levar até Lujan, ida e volta. Mas prepare-se também para gastar muito nessa brincadeira!

      3 - Sim há Vans que levam há determinadas lojas da cidade, mas a frequência é incerta, somente chegando no porto para saber se elas estão lá ou não. Mas não se iluda! Os shoppings de lá são caros e não tem nada demais, nada que valha o passeio turístico (e as vans geralmente vão nos lugares ainda mais caros). Um táxi custa pouco. Pegue um e desça no centro. Do centro caminhe até a Calle Flórida, a principal rua de comércio deles (lembra muito algumas ruas de comércio do Brasil). Lá você encontrará de tudo um pouco e tem a mega loja Falabella, esta rede de departamentos vende de tudo: roupas, calçados, comidas, bebidas, eletros... E tem um preço muito bom. É um passeio melhor e mais legal do que ficar engessado dentro de um shopping.

      Espero ter ajudado.

      Abraço!

      Excluir
  29. Olá Gabriel...bacana demais seu blog! adorei..ótimo para pessoas como eu que nunca fizeram um cruzeiro, nem nunca saíram do país...Pretendo comprar ainda essa semana um pacote partindo de Santos e indo para Buenos Aires e Punta...pelo Costa Fascinosa...gostaria de saber se vou ter que levar dinheiro já na moeda utilizada nesses pais ou em dólar, ou se aceita real lá...e onde posso trocar...também gostaria de saber quais atrações no návio são incluídas no pacote, tipo teatro, cinema eetc...por ultimo gostaria de saber quanto as tais gorjetas se toda hora tem que dar, ou se só se eu quizer...desde já super agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É bom levar dinheiro na moeda local, ou ao menos dólares. Alguns lugares podem até aceitar o real, mas o câmbio pode não ser vantajoso. E fica muito ruim em uma viagem com poucas horas nas cidades sair em busca de casa de câmbio. Troque o dinheiro antes de viajar!

      No site da companhia marítima você encontra todas as informações sobre as atividades do seu navio, incluindo aquelas que são gratuitas e as pagas a parte.

      Por favor leia o texto sobre a parte de gorjetas, mas resumindo você paga uma única vez.

      Abraço!

      Excluir
  30. Olá Gabriel,
    Você acha que seria possível eu comprar apenas um pacote All Inclusive de bebidas e dividir às vezes com meu namorado?Pois não bebo com frequência.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é permitido. O pacote de bebidas é individual.

      Geralmente as companhias obrigam que o pacote de bebidas seja fechado para todas as pessoas da cabine.

      Se somente o seu namorado compre o pacote de bebidas você não poderá em nenhum momento beber com ele.

      Caso algum tripulante perceba que vocês estão dividindo as bebidas poderá cobrar uma taxa extra, cobrar a própria bebida a mais ou aplicar uma multa. Caso você não beba muito, compensa você comprar as bebidas separadamente.

      Excluir
  31. Ola, vou fazer um cruzeiro em maeço pela Royal Caribbean, no navio Splendour. Queria saber se a royal oferece pacotes de bebida? Preciso informar sobre o pagamento antes de embarcar? Eles aceitam real? O pagamento é feito por cabine ou pessoa? É que meu cartao de credito nao tem un limite tai alto, queria saber se eu gastasse mais podeiria dar a diferença em dinheiro? Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A Royal oferece pacote de bebidas sim, informe-se no dia de embarque.

      Você precisa informar os dados de pagamento ANTES do embarque, no porto. Ele é feito por cabine, não por pessoa. Caso escolha pagar por cartão você terá que ter ao menos cerca de R$ 1000,00 livres de limite. Caso pague em dinheiro deve apresentar cerca de R$ 800,00 em espécie para depósito. Você pode mesclar os pagamentos no momento do check-out, mas é mais fácil pagar em cartão. Tente ter este limite disponível até o seu embarque.

      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção! Bom, será que se eu tiver um cartão adicional em meu nome (minha mae pedir um em meu nome) terá algum problema? Pra mim é a opção mais facil no momento rs Também vi os pacotes de bebida pelo site da Royal, é seguro comprar pela internet, ou será que a melhor opção é comprar embarcada?

      Excluir
    3. Oi Thamires!

      Não vai ter problema nenhum com o cartão, afinal vai estar no seu nome. E uma dica: a Royal parcela tudo em 5 vezes sem juros! Inclusive os pacotes de bebidas. Um alívio para quem esta apertado.

      Sobre fechar os pacotes pelo site, é completamente seguro. Mas atenção: se reservar pelo site o pacote X e no dia do embarque você quiser mudar para o pacote Y talvez não seja possível. Então tenha certeza de reservar o pacote adequado.

      Eu reservei o meu no embarque. Tinha algumas dúvidas e queria comparar se os preços na internet eram maiores ou menores que os a bordo. Descobri que os preços são exatamente iguais. O bom de fechar a bordo é que pude ir num bar e conferir o cardápio de bebidas com os preços individuais, para ter realmente a certeza de que o pacote valia a pena.

      Abraço!

      Excluir
    4. Muuuuuito obrigada por tirar minhas duvidas! Parabens novamente. Ate mais.

      Excluir
  32. Ola Gabriel,
    vou viajar agora dia 18 de janeiro no navio msc orquestra com destino a buenos aires, punta, e ilha bela tenho algumas duvidas e ficaria grato se me esclarecesse. primeiro vou ficar 2 dias e uma noite em buenos aires. Estava vendo os pacotes de passeios tem um de show de tango que sai por 70 dolares por pessoa sem jantar ou 110 por pessoa com jantar, vinhos e agua liberado. Vale a pena fazer esses pacotes e qual deles seria melhor?? existem esses pacotes fora do navio? é muito mais barato mesmo?
    2 - sobre dividir as bebidas. como são esses pacotes vc paga pela cabine ou por pessoa?
    3 - qual o valor em media pago dos pacotes de cerveja e como são eles?
    4 - pacotes se forem pacotes diarios eu contrato pelos 8 dias de viagem? ou contrato e decido o dia que vou usar durante a viagem?
    Desde ja agradeço pelos esclarecimentos e Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      1 - Nos portos há sempre pessoas vendendo vários tipos de passeios (como estes shows de tango). Em geral custam bem menos que os do navio. Se vale a pena ou não fazer estes passeios fica difícil eu dizer, é algo muito pessoal o que lhe agrada ou não. Só posso lhe dizer que se você quer economizar faça os passeios a parte, pode ser um pouco mais trabalhoso, mas vale a pena economicamente.

      2 - O pacote de bebidas é individual, pago por pessoa. Em geral eles pedem que todos na mesma cabine façam o pacote para que não haja um consumo irregular (apenas uma pessoa fazer e os outros beberem com ela). É proibido dividir as bebidas e isto pode acarretar multas e outros problemas se uma pessoa com pacote de bebidas servir suas bebidas para outra sem pacote.

      3 - Cada companhia tem seus valores. Em média um pacote de bebidas premium, com direito a todos os tipos de cerveja, destilados, drinks, refrigerantes e vinhos da casa custa 70 dólares por pessoa por dia. Um pacote só com cervejas (todos as marcas) e refrigerantes custa em média 50 dólares por pessoa por dia.

      4 - Você contrata o pacote por todos os dias da viagem. Isto deve ser feito impreterivelmente no primeiro dia de viagem. Se o pacote custar 50 dólares ao dia e seu cruzeiro for de oito dias, você pagará 400 dólares no total. Vale a pena você analisar os preços a parte e o seu tipo de consumo. Se você não aguentar beber muito talvez o pacote não seja o melhor negócio. E se você pensa em desembarcar a cada parada e ficar muito tempo fora do navio leve isto em conta também.

      Uma lata de cerveja ou refrigerante custa cerca de 5 dólares. Pensando no valor de 50 dólares ao dia para o pacote, você precisa beber dez latas de cerveja / refri por dia para compensar. Pode parecer pouco, mas passando muito tempo longe do navio e depois de cinco dias de festa talvez você não aguente mais beber tanto.

      Claro que é algo muito pessoal. Para mim os pacotes compensam muito, até porque aproveito ao máximo o navio e sua estrutura, saindo pouco quando ele atraca nos portos. E eu bebo bastante! rsrsrsrsrsrs

      Abraço e boa viagem!

      Excluir
    2. Obrigado pelas respostas Gabriel e tb pela rapidez rss
      quando voltar entro aqui p dividir um pouco a minha experiencia também.
      grande abraço

      Excluir
  33. Boa tarde Gabriel!
    Primeiramente seu blog é sensacional...parabéns!!!
    Gostaria de saber quanto a esse dinheiro que temos de depositar no embarque e ou cartão de crédito, acaso no final se eu não tiver consumido como ocorre a devolução do que sobrou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      No último dia do cruzeiro é deixado um extrato de gastos em sua cabine. Caso você não gaste ou haja uma diferença a ser ressarcida, este valor será devolvido antes do desembarque (caso tenha pago em dinheiro) ou será feito o estorno do seu cartão de crédito em até cinco dias.

      O sistema das companhias é muito bom e no geral não há problemas.

      Abraço!

      Excluir
  34. Bom dia, Gabriel!

    Parabéns pelo seu blog, pelo carinho e atenção nas respostas dadas.
    Gabriel, sou marinheira de primeira viagem de cruzeiro. Devido aos preços dos cruzeiros, estou achando mais interessante gastar mais um pouco de passagem aérea, mas tentar fazer um cruzeiro no Caribe, com o meu marido e filho de 23 anos, no final acho que vai ficar quase o preço para a Argentina.
    Pela data que eu tenho disponível e pelos lugares que eu gostaria de conhecer(Aruba, Curaçao e Bonaire),achei um cruzeiro na Royal Caribbean (Vision of the Seas).
    Itinerário:
    Cartagena, Colômbia (10:30 até 21:30);
    Kralendijk, Bonaire (10:00 até 18:00);
    Oranjestad, Aruba (8:00 até 18:00);
    Willemstad, Curaçao (7:00 até 16:00);
    Chegada no Porto de Colón, Panamá às 6:30 h.

    Tenho várias dúvidas, e ficaria muito agradecida se você puder respondê-las.
    1º - Eu só bebo água e muito raramente chá, refresco ou suco. Será que beber água salgada tratada durante 7 dias não poderá me trazer algum problema de saúde?
    2º - Quanto custa em média uma latinha de refrigerante no navio? (para o meu marido e filho)
    3º - Você conhece este navio Visio of the Seas? Tem alguma informação dele?
    4º - Meu filho está preocupado se ele vai ficar enjoado, pois ele enjoa em lancha. Você acha se ele ficar em cabine interna as chances de enjoar são maiores?
    5º - Você pôs em sua explicação que o cinema era pago. É pago mesmo?
    6º - Você sugere passeios nestes itinerários? Quais?
    7º - Quando compro passagem no cartão de crédito, tem seguro de viagem. Você sabe se estes seguros cobrem atendimento nos navios?
    8º - Se não cobrem, é melhor fazer algum seguro com a agência de viagem? Qual?
    9º - Com tantas taxas no cartão internacional, não é mais negócio deixar em dólar (em espécie) para pagar as taxas?
    Enfim, são muitas perguntas, mas te agradeço desde já.
    Muitíssimo obrigada,
    Liane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Liane!!!

      Você está certíssima! Os cruzeiros partindo do Brasil para a América do Sul estão muito caros. Vai valer a pena gastar na passagem de avião e você ainda curtirá um mar totalmente diferente.

      Quanto aos suas dúvidas, vamos lá:

      1 - A água é tratada para consumo e não faz mal nenhum. Pense assim: toda a tripulação toma esta água todos os dias por muito tempo, e ninguém passa mal ou morre! Pode ficar sossegada!

      2 - Uma lata de refrigerante custa em média 5 dólares. Mas há pacotes para consumo ilimitado. Estes pacotes compensam muito.

      3 - Eu não conheço este navio. Verifique no site da companhia tudo que ele oferece.

      4 - Um transatlântico balança bem menos que uma lancha. Em todo caso fique em uma cabine interna e leve remédio para enjôos (tome um comprimido um dia antes de embarcar).

      5 - Em alguns navios sim! No site da companhia é esclarecido tudo que o navio oferece aos passageiros já incluso no preço. No seu caso, acredito que cinema, teatro e atividades físicas (golfe, parede de escalada e piscinas) são gratuitos.

      6 - Eu não conheço os lugares pelos quais seu navio irá passar, por isso não posso opinar sobre passeios.

      7 - Não tem! As passagens aéreas compradas no cartão de crédito garantem um seguro viagem, mas o mesmo não ocorre com cruzeiros.

      8 - Recomendo fortemente que você faça um seguro viagem. Uma emergência à bordo pode custar muito caro e você estará em outros países, sem suporte a saúde pública.

      9 - Está dúvida é muito pessoal. Eu prefiro pagar em cartão pela conveniência e por ganhar milhas. Mas certamente usando só dinheiro em espécie você foge do alto imposto.

      Espero ter ajudado.

      Abraço!

      Excluir
  35. Lógico que ajudou!
    Muito obrigada pelas respostas e pelo carinho.
    Parabéns pelo seu blog!
    Um abraço, Liane

    ResponderExcluir
  36. Olá Gabriel,
    Vc tem alguma dica p grávidas? Tipo se tem q levar algum atestado medico, remédios, cabines?
    At

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Primeiro de tudo: procure seu médico. Informe sobre a viagem e peça conselhos. Pergunte se é um momento oportuno para fazê-la. E somente ele pode lhe receitar remédios.

      Caso não tenha jeito e você faça o cruzeiro de qualquer maneira, sugiro que preste muita atenção na alimentação, leve todos os remédios necessários de casa e faça um seguro viagem que cubra sua gravidez (faça o seguro com uma agência de turismo e informe sua situação)!

      Qualquer complicação se agravará dez vezes em alto mar.

      Quanto a cabine, não há muito o que lhe dizer, até porque um navio é enorme e mesmo usando os elevadores você andará bastante. Outra dica: vai ajudar muito se durante a gravidez você sempre ter disposição para exercícios leves, desse modo você fica mais preparada para a viagem.

      Abraço!

      Excluir
  37. Olá Gabriel! Muito bom o seu blog! Me ajudou muito e me faz querer ainda mais o cruzeiro.
    Mas ainda estou em dúvida quanto a alguns detalhes:
    Primeiro vou passar as informações que recebi via cotação da CVC Turismo:
    Cruzeiro de 6 dias de Santos a Recife em março/2014 com o navio Zenith da Pullmantur com o pacote "all inclusive" onde o agente me informou que as bebidas estão inclusas com a passagem de avião ida e volta(moro no RS) e fica por R$ 2277,00 por pessoa em cabine dupla, ou em torno de 30% a mais se eu for sozinho.
    Enfim, eis as dúvidas:
    1- quanto a bebida, adoro uma cervejinha, não tenho frescura quanto as marcas nacionais, contanto que sejam as conhecidas como Devassa, Brahma, Skol, etc. e nada melhor que tomar uma cervejinha na beira da piscina pra curtir o dia, então, poderei beber e terei disponivel no pacote a cerveja durante o dia, além dos horários como almoço e jantar?

    2- Para ir no cinemas, festas, espetáculos eu pago? Caso eu for em alguma das festas do navio, a cerveja do pacote está inclusa? Tem algum bar, estilo pub onde se pode ir na noite beber algo e ouvir uma boa música? Paga se por isso?

    3- Nao sei se conseguirei alguém para ir junto, provavelmente será uma viagem sozinho, com o que devo me preocupar? Qual o estilo do pessoal que vai? Mais sociavel ou mais timido? Detalhe que não é cruzeiro temático.

    4- Pago para ir nas piscinas ou participar de atividades do navio como escaladas, etc? Quais são as atividades em que o navio geralmente disponibiliza e que não tem custos?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vamos as suas dúvidas:

      1 - Os cruzeiros da Pullmantur incluem bebidas somente durante as refeições. Para beber livremente a hora que você quiser terá que fechar um pacote de bebidas premium.

      2 - Estas atividades que você citou já estão inclusas no preço do cruzeiro. Mas como disse, a bebida na festa será paga.

      3 - Pode ir sozinho tranquilamente. Em um cruzeiro as pessoas estão relaxadas e tendem a ser muito receptivas. Se você for sociável fará amigos facilmente e nunca estará sozinho, tendo sempre alguém para beber e se divertir com você. O único problema é o preço ser mais caro.

      4 - As atividades COM custo geralmente são aquelas que dependem de um profissional exclusivo para você: aulas de dança, personal trainer, spa... Todas as outras atividades coletivas não tem custo. No site da companhia é informado tudo que seu navio oferece.

      Abraço!

      Excluir
  38. Olá, Gabriel!
    Embarco no próximo dia 26, no MSC Magnífico, e passarei por Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Leste.
    Estou muito interessada na noite argentina, mas ninguém até agora (CVC ou MSC) soube me informar qual o horário de retorno ao navio no período da noite, já que o navio pernoitará em Buenos Aires. A MSC informou que saberei esse horário somente no dia do embarque.
    Você sabe qual costuma ser o horário?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não sei lhe informar. Esta informação é uma particularidade de cada cruzeiro e pode ser alterada sem aviso prévio. Por isso a única forma de ter esta certeza de horários é no jornal de bordo de seu navio.

      Espero que seja um horário favorável para que você aproveite (nem que seja um pouco) a noite portenha.

      Abraço!

      Excluir
  39. olá ! estou querendo presentear, meus avos com o passeio, no navio que tenha a participaçao especial do roberto carlos, ma nao estou muito informado sobre preços, passagens, onde posso estar comprando, sera que tem a possibilidade de me ajudar ? desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ygor!

      Procure um agente de viagens (CVC, Tam Viagens...), eles podem lhe responder todas estas suas dúvidas.

      Abraço!

      Excluir
  40. Gabriel, por favor preciso de seus conselhos ou orientações, sou marinheiro de primeira viagem. Posso levar o meu notebook ou tablet e acessar livremente a rede sem fio do navio, sem pagar nada?. Se porventura passar mal durante o cruzeiro, como pressão alta, enjoos, problemas digestivos, o atendimento ambulatorial do navio está apto para esse atendimento com médicos e enfermeira(o). Ele é gratuito ou não. Tenho que pagar tudo, desde um remedinho para diarréia, ou existe algo gratuito?. Tenho problemas intestinais, como alergias a quase todo tipo de alimentos. Costumo tomar leite sem lactose e de soja, posso levar esses alimentos ou não?. E remédios posso levar todos os que já tomo? . O meu cruzeiro é de curtíssimo período de 09/12/14 à 12/12/14 pela costa brasileira. Santos, buzios, ilha bela e Santos novamente para desembarque. Existe acessibilidade para deficientes físicos no navio?. O navio é o MSC preziosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliseu!

      Sugiro que leia o texto com mais atenção. Muitas de suas dúvidas estão respondidas no texto!

      Mas vamos a alguns pontos rápidos:

      1 - Pode levar qualquer eletrônico, mas a internet sem fio é paga.

      2 - Todo navio tem um ambulatório completo para atender os passageiros, mas todo atendimento médico e remédios são pagos a parte.

      3 - Tem que pagar por tudo, nenhum remédio é fornecido de graça. Você pode e deve levar qualquer medicamento de casa (de preferência, leve a receita médica também).

      4 - Você não poderá embarcar com estes tipos de alimentos que citou. O navio tem uma variedade enorme de alimentos, mas aviso que sua alimentação poderá ficar comprometida. Sugiro que antes de embarcar entre em contato com a companhia marítima e informe sua situação, para já saber se eles preparam cardápios exclusivos.

      5 - Todos os navios são totalmente adaptados para deficientes físicos, mas você deve informar no ato da compra de sua cabine sua necessidade especial, para que eles possam reservar uma cabine especial. Não pense que no dia do embarque eles podem lhe arranjar uma cabine, isto sempre deve ser feito no ato da compra.

      Abraço!

      Excluir
  41. Olá. Adorei suas dicas,
    Vou fazer um cruzeiro nacional com a MSC, com meu filho de 12 anos. Alem do RG, Vou precisar de autorização do pai dele para embarcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vai precisar da autorização sim! Independente da via (aérea, fluvial ou terrestre) crianças precisam da autorização do pai ou da mãe que viaja sem eles. E caso a criança vá com algum outro parente ou amigo ela precisará da autorização dos dois pais.

      Por negligência as vezes os funcionários nem pedem, mas não vale arriscar sua viagem por causa de um papel, certo?

      Você encontra facilmente modelos desta autorização na internet, mas resumindo, consiste em uma carta em que o pai tem ciência da viagem e autoriza o filho tal a viajar por tal data, de tal maneira, por tanto tempo... E esta carta deve ter firma reconhecida em cartório.

      Abraço!

      Excluir
  42. Nossa, estou encantada com seu blog! Eu e meu marido estamos indo no Splendour no próximo dia 02, li tudo até agora e, ainda tenho dúvidas kkkkkkkkkk, ajude-me!
    1- Tô preocupada com a questão da água, pois bebo muito, vou poder encher garrafinha mesmo (com água do mar, lógico rsrs) e ficar com ela na mão e, ainda, levar para a cabine?
    2- Meu marido tá doido pelo pacote de bebidas alcoólicas, eu estou com receio de fechar e ficar enjoada (pelo balanço navio) e não aproveitar as cervejas. Mas, ainda terei o refri, pois água do mar todo dia é cruel, né ? Rsrsrsrs Nas festas (parece q são todos os dias, certo?) poderemos beber livremente as bebidas inclusas no pacote? Como funciona? Pega no bar?
    3- Internet: sabe dizer, mais ou menos, como é cobrado? Splendour of the seas possui sem fio?? E me dê uma idéia de valores cobrados. Celular funciona, digo, sabe dizer se eu fechar plano de dados vai funcionar? Diga quais operadoras funciona, se souber.
    4- Estamos pensando em fechar passeio oferecido pelo cruzeiro em Montevidéu no Juanito (vinicula). Sabe dizer se alguem já fez ?? Se há outras vinículas na cidade melhores e mais barata para visitar? Ou seja,o q vale a pena???? Rsrsrsrs
    5- Quanto ao documento q precisamos ("não sei o q" de imigración Rsrsrsrs) preencher para ingresso B Aires (estaremos com RG atualizaderrimos), podemos deixar para preencher lá no navio no momento do embarque? Ou continuamos a nos descabelar em casa?? Pois é complicadinho.... tem q dizer onde vai ficar hospedado? Helppppppppp
    6-Vamos embarcar em Santos, assim fechamos com empresa cometa para fazer Congonhas - santos e, nosso terminal é o Concais (av Candido Gafrree). Sabe dizer se o ônibus nos deixará próximo navio ou se teremos ainda q depender de táxi?
    7-Após andar muito em B Aires, vou poder voltar para o navio recheada das bugingangas (doce de leite, garrafa de vinho, etc) e levar para minha cabine??? Pretendo levar para esse passeio uma mochilinha básica Rsrsrsrs
    Desde já, agradeço muitíssimo a sua disponibilidade, ajuda e, o seu carinho com os leitores do seu blog. Espero, após a viagem, poder compartilhar nossa experiência aqui. Abraços! Monique&Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!

      Vamos lá:

      1 - Você não vai precisar de garrafinha. O navio fornece copos a vontade. E um detalhe: a água fica em temperatura ambiente sempre ao lado de uma máquina de gelo. Então você pode sim encher seu copo com gelo e água e levar para a cabine (eu levava quatro copos toda noite!).

      2 - O fato do enjôo é muito pessoal, mas recomendo tomar um remédio contra enjôos um dia antes de embarcar. Sim com o pacote você terá o refri e ganha um copo térmico grande com tampa para encher de refrigerante ou água (nem precisa da garrafinha, viu?). A bebida é servida 24 horas por dia, em todos os bares e restaurantes (devem ter uns 10 espalhados pelo navio), e inclusive na sua cabine se você pedir. Pode consumir todos os dias e em todas as festas, livremente.

      3 - Tanto a internet com fio (usando os computadores do navio) quanto a sem fio são pagas. Não sei dizer o valor pois não me interessei em usar. Sinal de celular você só terá nos portos brasileiros. Em alto mar não tem sinal algum e nos portos estrangeiros você precisa utilizar o rooming internacional para usar (mas prepare-se pois os preços são absurdos!).

      4 - Não conheço este passeio que o navio oferece. Há sim outras vinícolas pelo Uruguai e certamente com o passeio custando menos que o do navio, mas esqueça, você tem apenas algumas horas na cidade. Não é lógico você perder quatro horas em estrada (ida e volta) para conhecer uma vinícola.

      5 - Deixe para preencher este formulário (e qualquer outro) no porto, no momento do embarque. Os funcionários da Royal podem lhe auxiliar no preenchimento. Não precisa se preocupar, mas tente chegar não muito tarde ao porto.

      6 - Existem dois itinerários do ônibus: um que vai até o porto e outro que vai até a rodoviária de Santos. Não está claro qual destes você reservou. Mas não precisa se alarmar. Caso o ônibus vá apenas até a rodoviária, um táxi de lá até o porto custa cerca de R$ 20,00.

      7 - Ah as compras... Sinto lhe dizer, mas muita coisa será barrada no navio... Vou explicar (apenas esta parte de bebidas e comidas, que é o principal, ok):

      Antes de tudo: as malas e sacolas que vocês levam sempre passarão pelo raio-x antes de voltarem a bordo.

      Bebidas alcoólicas: Não pode levar para a cabine. Ao voltar para o navio as bebidas serão retidas e você somente poderá retirá-las ao fim da viagem. Vale a pena comprar pois na Argentina os vinhos custam muito pouco, então mesmo sem aproveitar na sua cabine, você aproveita em casa.

      Alimentos: A legislação sanitária brasileira proíbe certos tipos de alimentos serem trazidos do exterior e o seu navio também proíbe alguns por questões sanitárias.

      Alimentos que são proibidos por ambos: derivados de carnes (embutidos, carne de sol, peixe salgado etc), frutas e vegetais frescos, queijos, etc (existem outros, mas estes são os principais).

      Alimentos que são proibidos pelo Brasil: além dos já citados, derivados de leite cru são proibidos, e isto inclui o doce de leite! Não tem jeito. Trazer doce de leite do exterior (seja por qual via de viagem for) é proibido. Somente com autorização de importação para tal.

      O que fazer então?

      Arrisque-se! A fiscalização faz vista grossa quando o alimento é industrializado, apesar de proibido (caso do doce de leite). Um pote do excelente La Serenissima custa cerca de R$ 2,00. Eu trouxe dez quilos na mala quando voltei de Buenos Aires! Passei sem problemas. Contudo se fosse parado perderia tudo, e não tinha o que reclamar (no caso era o equivalente a uns R$ 20,00, pouca coisa).

      Ah, produtos industrializados como chocolate, alfajor, frutas em conserva, temperos secos, salgadinhos, etc... são liberados.

      Espero ter ajudado.

      Abraço!

      Excluir
    2. Querido, muito obrigada!!! Suas dicas foram grande valia. Viajo amanhã!!! Hehehehehe Abç!!

      Excluir
  43. Gabriel mtas dicas uteis parabéns pelo blog, no próximo dia 02 eu e minha esposas embarcaremos no magnífico rumo a B. Aires, minha pergunta posso fazer compras como perfume,roupa,relógio na cidade e retornar ao navio, essas compras entram na cota de U$ 500,00 ??

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim todas as compras feitas em terra entram na cota de 500 dólares, mas não se preocupe pois quase não existe fiscalização da receita federal nos portos.

      Abraço!

      Excluir
  44. Olá, Gabriel...Adorei seu blog....que clareou muitas duvidas. Mas, mesmo assim ainda preciso de uma ajudinha...
    No dia 08/03/2014 estarei embarcando no MSC Preziosa - Festa Energia na Véia...
    Vai ser minha primeira vez no cruzeiro e logo de cara festa temática...Que Deus me ajude..
    Por favor me esclareça...
    Estarei numa cabine externa com varanda - quadrupla...(4 pessoas):
    1) O pacote de bebidas deverá ser feito por todos (igual ou diferente)
    2) A cabine fica no 10º andar, balança muito ???
    3) Neste Navio tbm há agua do mar (tratada) para beber a vontade???
    4) Vc tem ideia de valores das bebidas???
    Fico muito agradecida com sua ajuda....
    Abraços...Elisabete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisabete!

      Vamos as suas dúvidas:

      1 - Fechando o pacote diretamente no navio é possível fechar apenas para algumas pessoas, sem a necessidade de todos na cabine aderirem. Também é possível que cada um faça o pacote que for mais conveniente. Mas lembre-se que é proibido compartilhar as bebidas.

      2 - A altura não interfere no balançar, mas sim sua posição no navio. Cabines na proa e popa balançam mais que as cabines mais ao meio do navio.

      3 - Tem água tratada a disposição sim.

      4 - Uma média de 5 dólares por lata de cerveja ou refri e 10 dólares por drinks com destilados.

      Abraço!

      Excluir
    2. Ola...Grabriel...muito obrigada....
      Apenas me tira mais uma dúvida...Eu preciso levar dolares...mesmo pagando tudo no cartão de crédito...existe uma quantia minima...
      Grata mais uma vez...
      abçs...
      Elisabete

      Excluir
    3. Pagando tudo no cartão não é necessário levar dinheiro em espécie. Contudo lembre-se que nas paradas talvez você precise de dinheiro para compras e passeios.

      Abraço!

      Excluir
    4. Agradeço a atenção...
      Muito Obrigada....

      Excluir
  45. Ola,

    Vou fazer um cruzeiro no Costa Fascinosa para Buenos Aires e Punta, gostaria de saber se voce tem uma ideia do valor medio da internet dentro do navio.
    Muito obrigada pelas dicas, sao otimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Infelizmente eu não sei lhe dizer quanto custa.

      Excluir
    2. Obigada mesmo asssim!

      Excluir
  46. Olá Gabriel! Adorei seu blog!

    Estou indo para o MSC Orchestra em Fevereiro (Salvador) e queria saber mais sobre as lojas freeshop lá... Vale a pena? Tem variedade de produtos? E os preços?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não vale a pena. Estas lojas são a maior enganação. Produtos de péssima qualidade com preços altos ou então produtos industrializados comuns custando o dobro do preço.

      Não vá com a esperança de boas compras pois você vai se arrepender.

      Abraço!

      Excluir
  47. Boa tarde Gabriel!

    Estou com uma duvida, vou para o porto de Santos por translado saindo de Congonhas, voce sabe me dizer se no Porto tem alguma sala de embarque e desembarque para que possamos ficar aguardando, caso tenha existe uma infraestruta legal, e outra duvida, demora muito o desembarque.
    Muito obrigada, e parabens pelo blog, me ajudou bastante, uma vez que essa é a minha experiencia em cruzeiros. Ahh, meu cruzeiro é o Costa Fasvinosa, nao sei se muda alguma coisa quanto a minha pergunta. Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Olha, até existe a sala de embarque e desembarque com algumas cadeiras e banheiro... e bem... é só isso! A estrutura do Porto de Santos é péssima. O ideal é chegar lá após o meio dia, pois já da para fazer o check-in e embarcar no navio.

      O desembarque geralmente é rápido e bem organizado. Após o café da manhã você deve se dirigir até um ponto determinado e no horário estipulado sairá do navio e as malas já estarão lhe esperando no saguão do porto.

      Abraço!

      Excluir
  48. Olá, Gabriel. Parabéns pelo blog.
    Vou embarcar dia 09/02 no splendour bacia da prata e tenho algumas duvidas.
    1-Você acha seguro tomar água fornecida gratuita pelo navio, pois ouvi dizer sbre alguns casos de contaminação.
    2- O navio vende pacotes de bebidas para os 7 dias, você sabe dizer se existe pcts diários ex. 2 ou 3 dias.
    3- Você sabe se hà diferença de preço comprar pacotes antecipados pelo site ou dentro do navio.
    4- Já li que vc recomenda passeios por conta, quero conhecer Buenos Aires e Punta, qual rota e locais vc pode me indicar e meio de transporte com segurança.
    5- Referente ao pacote completo de bebidas aprox.300 reais, existe limite diário de alguma bebida como a água engarrafada por exemplo. Este pacote vem o copo souvenir, se adquirir este pacote será que consigo compartilhar com meu acompanhante.
    6- Referente a moeda, dólar ou pesos?, faço cambio no Brasil ou em Bueno Aires?, o que vc recomenda.

    Obrigado,
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      1 - Não faz mal algum, a tripulação toma esta água diariamente.

      2 - O pacote deve ser feito por todos os dias a bordo, não pode ser feito fracionado.

      3 - O preço na internet é igual ao preço à bodo.

      4 - Não consigo lhe fazer um roteiro, estude as atrações que queira visitar e divida por bairros (La Boca, Centro, Recoleta...). Seja atenta com os horários e prefira andar de táxi.

      5 - A água não está inclusa em nenhum pacote. Água mineral deve ser paga a parte. Todos os pacotes ganham o copo. Não pode dividir, o pacote é individual e deve ser feito por todos os ocupantes da cabine.

      6 - O câmbio em Buenos Aires é mais vantajoso, mas é preciso tempo para fazer. Na dúvida leve dólares.

      Abraço!

      Excluir
    2. Boa tarde, Gabriel.

      É meu primeiro cruzeiro e estou comprando com a TAM Viagens no MSC Magnifica com roteiro Santos - Argentina -Uruguai são 7 dias, o agente de viagem está me informando que as bebidas no caso água, refrigerante e suco é ALL Inclusive no momento das refeições. Gostaria de saber se isso é verdade, porque pesquisei em outras agências de viagens e todos desconhecem que a MSC tem ALL Inclusive.

      Excluir
    3. Boa tarde Gilmar!

      Que eu saiba os cruzeiros MSC não fornecem bebidas All Inclusive.

      Na verdade, vamos esclarecer: como dito sempre, a água é servida a vontade em todos os restaurantes. Chá e café também são servidos a vontade. Sucos de máquina (horríveis) geralmente aparecem no café da manhã e no almoço. E é só isso.

      Refrigerantes ou sucos no jantar não são servidos (a não ser pagando a parte, é claro).

      Acredito que estão lhe informando errado (ou maquiando a informação).

      De todo modo, você pode entrar em contato com a MSC para maiores esclarecimentos.

      Abraço!

      Excluir
  49. Boa Noite, Gabriel..
    Preciso de uma informação...Já Peguei meu voucher e o nome do meu marido veio faltando uma letra no sobrenome...ou seja, em vez de LL veio apenas L...
    Vc acha que isso dará algum problema na hora do embarque ? Vc me aconselha e solicitar a correção do sobrenome...
    Grata.
    Elisabete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tive um problema parecido com uma companhia aérea. Entrei em contato com eles antes da viagem e me informaram que não haveria nenhum problema no embarque, pois o erro não comprometia o entendimento do nome com a averiguação do nome no documento. Acredito que o caso é o mesmo e você não terá nenhum problema.

      Contudo, recomendo fortemente que você entre em contato com a companhia marítima ou com a agência de viagens que emitiu o voucher para relatar a situação e ter a certeza que não haverá problema. Anote a data do contato, o nome de quem lhe atender e o protocolo de atendimento e leve junto ao embarque para evitar aborrecimentos.

      Abraço!

      Excluir
  50. Oi Gabriel muito legal e esclarecedor seu blog, eu adorei!! Bem vou viajar no Costa Fascinosa mas tenho medo de navios..haha..mas vou tentar, minha preocupação é com o navio mesmo em si, estrutura, segurança, alimentação boa, higiene, etc.. vc sabe me dizer se esse navio é bom ou tem alguma restrição??
    obrigada, Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Todas as informações que posso passar estão no texto deste post. Elas servem no geral para todos os navios.

      Abraço!

      Excluir
  51. Oi Gabriel,
    Vou viajar no dia 02/03 no MSC Magnifica, gostaria de saber se o pacote de bebidas pode ser adquirido a bordo, no primeiro dia, ou temos que fecha antes da viagem, caso positivo, há diferença, de valor, entre o pacote adquirido a bordo ou antes da viagem??? E quais as bebidas fazem parte do pacote???

    Grata,
    Iraneide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pode ser adquirido a bordo e não há diferença de preços entre os da internet e do navio. Consulte a companhia para saber quais são as bebidas disponíveis em cada pacote.

      Abraço!

      Excluir
  52. Gabriel, parabéns pelo seu blog, esclareceu todas as minhas dúvidas. E parabéns pela infinita paciência em responder milhares de vezes as mesmas dúvidas, inclusive repetindo informações que você já havia dado no texto principal. Li cuidadosamente seu texto e li TODAS as perguntas e respostas pra não repetir nada que já tivessem perguntado, e tudo que precisava saber encontrei aqui., você me tranquilizou muito e farei a viagem medo. :)

    ResponderExcluir
  53. OLÁ , GOSTARIA DE SABER COMO DEVO ETIQUETAR MINHAS MALAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se você já sabe o número de sua cabine, etiquete a mala com seu nome, deck e número da cabine bem grandes e em local visível.

      Caso ainda não saiba o deck e a cabine, etiquete no porto no momento do despacho, quando já for informado pela companhia sobre sua cabine.

      Abraço!

      Excluir
  54. Boa Tarde Gabriel, meus parabéns pelo seu blog e por seu vasto conhecimento!
    Vou pegar meu primeiro cruzeiro em abril com minha namorada, vamos para punta del este, buenos aires e montevideu, gostaria de saber o seguinte:
    1- Sou atleta e competidor de fisiculturismo, preciso de proteina em pó e barras, poderei entrar com isso no navio?
    2- Sabe me dizer se a Royal Caribbean faz o serviço de passar meu cartão convertendo o valor em reais para eu não pagar o IOF?
    3- Todo dinheiro que eu levar eu faço a conversão em dolares no porto ou já levo em doláres de casa?
    Obrigado por sua atenção desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denis!

      1 - As barras de proteína não terá problema nenhum de levar (vão pensar que são barras de cereais industrializadas). Já a proteína em pó eu não tenho certeza. Sugiro que você entre em contato com a Royal para perguntar, o atendimento deles é relativamente bom. E de todo modo, aconselho a embarcar com a proteína no pote original e se possível lacrado, para evitar qualquer outra interpretação.

      2 - Eles fazem este serviço sim. Apesar de o câmbio deles não ser muito bom, fugimos do IOF que é maior!

      3 - Não há casa de câmbio no porto, mas a companhia aceita depósitos tanto em dólar quanto em real (este será convertido para dólar pela companhia). Contudo, sugiro que leve dólares para usar nos países que seu navio atracará, pois é melhor aceito que o real.

      Abraço!

      Excluir
  55. Amigao me ajuda!
    Estou indo viajar para miami amanhã de ultima hora e não consegui comprar o cruzeiro pelo site ou telefone devido ao tempo. Sabe me dizer se existe venda de pacotes na hora hora embarque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conte com isso amigo! Fechar com um dia de antecedência é praticamente impossível. A companhia precisa de pelo menos uma semana para resolver a parte burocrática (contrato, alocação de cabine, outros documentos). Acho que ir ao porto para tentar comprar um pacote será viagem perdida.

      Excluir
  56. Boa tarde Gabriel e parabéns pelo Blog, útil demais!!! Vou Fazer a Viagem pelo Costa Fascinosa saindo no dia 02/03/2014. Vejo que as informações sobre pacote de bebidas um pouco complicado, sempre com regras e exceções.. eu bebo e minha esposa não...vi um pacote de bebidas por 52 reais a noite por a adulto...só que não pode ser feito para apenas um da cabine...levando em consideração que não quero que que isso gere uma preocupação...gostaria de saber se conhece alguma fonte de informação sobre estes pacotes...em especial neste navio...liguei hj na empresa e eles não consegue me informar sobre os pacotes oferecidos abordo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu nunca viajei pela Costa, mas acredito que seja igual ao procedimento das outras companhias. Pela internet (ou outro meio antecipado) não é possível fechar o pacote de bebidas para apenas uma pessoa, somente para todos da cabine.

      Deixe para fechar no primeiro dia, assim que você embarcar no navio. Lá dentro a tripulação pode sim fechar o pacote somente para uma pessoa, além de explicarem detalhadamente como funciona e quais bebidas o pacote abrange.

      Isto acontece pois o pacote é expressamente individual e o compartilhamento pode gerar multas e outras complicações. Quando apenas uma pessoa da cabine fecha, acredito que tem que ser a bordo para que ela esteja ciente de todas as regras.

      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado Gabriel!!!

      Excluir
  57. Gabriel,
    Estou pesquisando para fazer o Cruzeiro Costa Favolosa em jan./2015 com meu marido e filho de 11 anos. Pelo que entendi existe um pacote de bebidas que podemos escolher no momento do embarque e pela quantidade de dias que quisermos, ou seja, se vou ficar 5 dias mas quero o pacote apenas para 2 dias eu posso?
    Esse pacote é tanto para bebida alcoólica como para refri e suco a vontade, o dia todo se quiser beber podemos?
    se for assim, acredito que seja a melhor opção escolher o pacote do que pagar a bebida+taxa toda vez que for beber alguma coisa...
    Se não optarmos pelo pacote, o que teremos a disposição é a bebida (sem alcool) apenas nas refeições certo?
    E quanto a gorjeta entendo que só vou pagar no check out por aquilo que consumirmos fora do pacote das 5 refeições diárias certo?
    Obrigada desde já.
    Luciene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O pacote de bebidas deve ser feito para todos os dias a bordo! Não conheço nenhum cruzeiro que permita o fracionamento. Se sua viagem é para cinco dias você pagará o pacote para cinco dias.

      Existem diversos tipos de pacotes de bebida. Você pode se informar sobre eles no site da companhia ou diretamente no navio, no dia do embarque.

      No texto, na parte "bebidas" eu explico quais são as bebidas servidas a bordo gratuitamente.

      Exatamente isso que você disse sobre gorjetas, você só paga o que consumir por fora.

      Abraço!

      Excluir
    2. Outra pergunta...
      Voce aconselha a opção de não escolher cabine e pagar mais barato? ou o barato sai caro e corremos o risco de ficar num péssimo local?
      Obrigada

      Excluir
    3. Não escolhendo a cabine, você provavelmente ficará em uma cabine interna na proa ou na popa (que balançam mais) e em um deck baixo (mais afastado de tudo).

      Porém ela será tão confortável quanto qualquer outra cabine. A pergunta é: a diferença de preço é grande? Você não se incomoda com o balançar do navio?

      Eu particularmente acho que qualquer economia é bem vinda e não sou muito frescurento, então certamente faria esta escolha de não escolher a cabine. Mas não posso decidir por você, rsrsrsrs.

      Ah! Existe uma pequena (PEQUENA) possibilidade de ao não escolher a cabine, você ganhar um upgrade e ir parar numa cabine superior e melhor, contudo não devemos contar com a sorte!

      Abraço!

      Excluir
    4. Gabriel, as duvidas vão surgindo conforme vamos pesquisando...
      Um casal amigo disse que o All Inclusive compreende não apenas bebidas a vontade mas tambem usufruir dos lanches e comidas a bordo e em qualquer horário. São "quiosques" distribuidos pelo navio... É isso mesmo? se sim, quem não opta por esse pacote tem apenas os horarios das refeições já determinados?
      Obrigada

      Excluir
    5. Esta informação está errada. Os lanches e comidas a bordo já estão incluídos no preço do cruzeiro, independente do pacote de bebidas. São pizzas, cachorros quentes, lanches naturais e outros servidos em vários horários ao longo do dia. A alimentação no geral é praticamente 24 horas.

      As refeições em horários determinados são somente as três principais, café, almoço e janta. Mas perceba que cada turno de refeição dura em média cinco horas. Ou seja, por quinze horas há comida sendo servida (fora os lanches citados que são servidos em mais horários!).

      Fechar ou não o pacote de bebidas não influencia na alimentação.

      Há restaurantes pagos a parte, mas isto não tem nada haver com o pacote de bebidas.

      Excluir
  58. Olá Gabriel,

    Parabéns pelas dicas. Deixa eu te perguntar uma coisa. Vou embarcar num cruzeiro MSC Magnifica dia 09/03. Só bebemos suco e água, não daria pra levar alguns dentro da mala? obrigada. Dentro tem algo disponível sem cobrar? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não tem como! Qualquer bebida na mala será apreendida e você corre o risco de não ter sua mala entregue na cabine, tendo que retirá-la junto com a segurança do navio.

      No texto, na parte "bebidas" eu explico quais são as bebidas servidas a bordo gratuitamente.

      Abraço!

      Excluir
  59. Obrigada pela atenção e pelas dicas. Deixa eu aproveitar e te perguntar mais uma dúvida! Você sabe se no Magnifica eu posso dividir a fatura do cartão? obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Parcelam sim! Se eu não me engano parcelam em até cinco vezes sem juros.

      Abraço!

      Excluir
  60. Amigo, parabéns pela sua atitude. R$ealmente suas informações são muito boas para marinheiros de primeira viagem como eu. Não vou fazer perguntas, pois ao ler todas as 142 anteriores eu já tirei todas as minhas dúvidas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  61. Olá, muito boas suas dicas, a única coisa que gostaria de perguntar é....que horas melhor pra chegar ao porto de santos para embarque? o Navio sai as 17;00?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegue por volta da uma da tarde, você fará o chek-in rapidamente e já embarcará para aproveitar o navio.

      Excluir
  62. Gabriel! Parabéns pelo Blog! Muito informativo!
    Estou com uma dúvida que é mais um desencargo de consciencia... Levar bebidas na mala é impossível. Mas minha esposa levará a mala e eu somente uma mochila, bagagem de mão.

    Ela passará pelo raio-X?

    Será que o raio-x detecta uma garrafa de whisky?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A mochila também passa por raio-x, então sua bebida será detectada (e apreendida) facilmente.

      Abraço!

      Excluir
  63. Olá Gabriel, parabéns pelo blog.
    A minha dúvida é quando entramos no navio, podemos ir logo para a cabine, para vestir uma roupa mais leve (que levaremos na bagagem de mão)? porque as malas sei que pode demorar.
    Vamos no Splendor da Royal Caribbean dia 09/03.
    Obrigada,
    Neusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sua cabine estará pronta para uso entre as três e quatro da tarde. Portanto se você entrar antes deste horário terá que aguardar um pouco para poder ir na cabine se trocar.

      De todo modo você pode usar um dos banheiros do navio para se trocar.

      Abraço!

      Excluir
  64. Boa tarde Gabriel, meu nome é Amanda, o seu site me ajudou muito a esclarecer as dúvidas, porém tenho uma e não consigo falar com a minha agência de viagens, é referente ao pagamento de despesas dentro do navio. Vou embarcar no MSC Lirica mas não tenho cartão internacional, a viagem será no país, sera Santos, buzios e ilha bela, gostaria de saber se é obrigatório o cartão internacional nesse caso, e como não tenho gostaria de saber de qual outra forma poderia vir a pagar as despesas internas.
    Li em alguns lugares que podemos fazer um depósito em dolar, mas não sei como funciona, informaram que o valor é de 300 dolares aproximadamente, esse depósito, eu posso fazer em reais? E a moeda utilizada no navio, visto que é uma viagem rápida e nacional, é em reais ou dolares/euros?
    Eles devolvem esse valor imposto? Devo me preocupar?
    Esse depósito se for realmente isso, deve ser realizado no dia do embarque?

    Se puder me ajudar eu agradeço
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!

      Você pode pagar suas despesas com dinheiro (reais ou dólares). No momento do check-in você terá que fazer um depósito de aproximadamente 300 dólares (ou o equivalente em reais, cerca de R$ 700,00).

      Suas despesas a bordo serão debitadas desta conta. Todo gasto no navio é feito em dólares. No final da viagem você receberá o extrato de gastos, e caso tenha sobrado dinheiro eles devolverão, e se faltar você deverá pagar a diferença (em reais ou dólares).

      Abraço!

      Excluir
  65. BOM DIA GABRIEL, por favo me confirme, sua informação! vc deixou bem claro que pela lei não é permitido embarcar com CHAPINHA E SECADOR!, ocorre que ja fizemos 2 cruzeiros e embarcamos normalmente com esses equipamentos, e até a operadora de turismo diz que não tem problema embarcar com eles.
    vamos dia 23/03/2014 no magnifica e estou temeroso de ser parado no chek in, sera que eles estão flexibilizando essa norma ou eu tive sorte msm nos outros embarques?
    se vc puder veja com suas fontes se teve mudança nessa regra pois minha esposa diz que o secador do navio é muito fraco e sem a chapinha seu cabelo não fica bom alem disso não estar no meu orçamento os serviços de salão do navio. AGRADEÇO se puder rever essa parte confirmando ou não a proibição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Você teve sorte nas outras viagens. A regra é bem clara e itens que geram calor são proibidos. A responsabilidade da apreensão é da segurança do navio, e não do porto ou da polícia local.

      Esta regra visa a segurança de todos a bordo.

      Caso você leve e estes itens forem apreendidos, você não os perderá. Eles serão retidos e devolvidos ao fim da viagem.

      Abraço!

      Excluir
  66. AGRADEÇO o esclarecimento parabenizo pelo ótimo trabalho, logo nesse assunto que tem pouca informação na internet, suas dicas são simples, claras e objetivas para nos leigos assimilarmos.
    ÓTIMO TRABALHO MSM !!!

    ResponderExcluir
  67. Nossa me ajudou muito fechei meu primeiro cruzeiro para Dezembro e não sabia de muita coisa esclarecida aqui.

    ResponderExcluir
  68. qual as marcas de cervejas que tem no navio msm orquestra tem e o valor

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde Gabriel tudo bem?
    Gostaria de saber sobre o cartão da MSC esse que tem o nome dos hospedes e do quarto, apos a compra em quanto tempo ele é enviado para residência? Ou pegamos ele antes de entrar no navio?
    E sobre esse valor que foi mencionado de 300 dolares/70 reais é por pessoa ou casal?O deposito é realizado dentro do proprio navio? Eles debitam o valor? Como funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não se preocupe com o cartão. Se foi informado que ele seria entregue em sua residência ele chegará até a semana da viagem. Caso não tenha sido informado nada, é bem provável que você irá retirá-lo no porto, no momento do check-in.

      O depósito é por cabine, independente da quantidade de pessoas que estão nela. E eles aceitam débito sim! Dinheiro, débito ou cartão de crédito.

      Abraço!

      Excluir
  70. CVC E PULLMANTUR não trabalham mais com exclusividade,você pode adquirir os cruzeiros em qualquer agência. Pullmantur não é a mesma coisa que a CVC. A cvc é uma operadora e a Pullmantur uma armadora/companhia marítima.

    ResponderExcluir
  71. Olá Gabriel, tenho uma nova duvida, ao desembarcar na Argentina eu gostaria de fazer um passeio pelo centro da cidade, um amigo meu que foi ao Chile levou dolares, teve que pagar a taxa e fazer conversão para peso, qual dica você me daria ? levar dolares ou peso argentino? abraço!

    ResponderExcluir
  72. Denis sugiro que você primeiramente leia este meu post: http://www.guardanapodepapel.com/2013/08/que-moeda-eu-levo-para-buenos-aires.html

    O ideal seria trocar seus reais por pesos lá em Buenos Aires, no câmbio paralelo que paga muito melhor que o oficial (muito melhor mesmo).

    Mas seu caso é um pouco diferente. Você ficará pouco tempo em Buenos Aires e eu acho loucura perder tempo trocando dinheiro. Em Buenos Aires tanto o real quanto o dólar são muito bem aceitos no comércio, em um câmbio bom. Sem taxa, sem nada a mais.

    Portanto, sugiro que você leve dólares e reais. Dê uma olhada no post que lhe indiquei, nele tem os links para você consultar a cotação oficial e paralela de ambos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  73. Foi muito esclarecedor, muito obrigado Gabriel.
    Abraço

    ResponderExcluir
  74. Daniel Vitor Noleto16 de março de 2014 02:32

    Será que eu posso embarcar no Rio de Janeiro, comprando um cruzeiro que diz "partida de Buenos Aires (ida e volta)". Ele vai parar no Rio de Janeiro e gostaria de comprar o pacote, porém não vou sair de Buenos Aires, quero embarcar no Rio e fazer apenas o trecho da viagem de volta para Buenos Aires. (devido as datas, essa seria e única opção que combinaria comigo e meu emprego).

    Será que pode?

    ResponderExcluir
  75. Daniel Vitor Noleto16 de março de 2014 02:40

    Já verifiquei e não pode. O não comparecimento no porto marcado para inicio do cruzeiro configura now show. E não poderia embarcar no Rio.

    ResponderExcluir
  76. Obrigada pelas informações, fui pelo MSC Magnifica para Argentina e Uruguai, vc tinha me dito que era loucura ir para o Zoo de Lujan, mas no fim foi mt facil, peguei um taxi e valeu a pena, ficou 60,00 reais por pessoa.
    As bedidas pude compartilhar com o meu marido, afinal pagamos o pacote pela cabine e não por pessoa.
    Os passeios no navio são mt mais caros realmente, não valeu a pena, afinal na volta do tango não tivemos conforto, tivemos q pegar a fila no porto assim como o pessoal que fez o passeio por conta.
    Ma valeu mt a pena....

    ResponderExcluir
  77. Amigo, no check in da companhia, ou seu cartão magnético de uso no navio, ele contém sua foto pessoal? (foto que digo não no cartão físico, mas cadastrada no sistema?)

    ResponderExcluir
  78. No momento do check-in eles tiram uma foto sua e ela fica no sistema. Ela não estará no cartão, mas como você disse, no sistema. Eles sempre conferem se o cartão é seu mesmo pela foto.

    ResponderExcluir
  79. Já li que vc recomenda passeios por conta, quero conhecer Buenos Aires e Punta, qual rota e locais vc pode me indicar e meio de transporte com segurança.

    ResponderExcluir
  80. Ok, obrigado pela resposta, então por exemplo, se minha noiva quiser usar meu cartão para pegar bebidas ou alguma coisa do tipo, não seria possível devido a conferencia da foto né? Um exemplo: Eu ficar no quarto (cabine) ela sair pra comprar algo para gente ou até mesmo sair do navio em um passeio usando meu cartão seria impossível?

    ResponderExcluir
  81. Não consigo te indicar um roteiro, pesquise quais atrações você deseja visitar nas cidades. O taxi é um bom e barato meio de locomoção nestas cidades.

    ResponderExcluir
  82. Sim isso mesmo. Como o consumo e o controle de passageiros é individual (e não por cabine) todos devem andar com seu próprio cartão e pedir bebidas no seu cartão.

    ResponderExcluir
  83. Muito boas suas dicas!!! Na verdade é o post mais completo que encontrei com dicas para principiantes. Parabéns!!! Eu não sou marinheira de primeira viagem, mas farei a travessia do Atlântico no Splendour, que será bem mais longo que os outros que fiz, por isso estou um pouco apreensiva. Obrigada por compartilhar suas dicas e sugestões.

    ResponderExcluir
  84. Keko, eu já fiz 2 cruzeiros pela Costa Cruzeiros e um pela Royal Caribbean, um pela costa brasileira e dois na Europa e sempre embarquei com chapinha, pois não vivo sem ela. Nunca fui barrada. Espero não ser no meu próximo cruzeiro em abril. Não sei o que faria se ficasse 15 dias em alto mar sem chapinha no cabelo. :-(

    ResponderExcluir
  85. Obrigada pelas dicas, Gabriel!
    Foram muito úteis!!!

    ResponderExcluir
  86. Olá!


    Não consigo dizer quanto você deve levar, pois são gastos bem pessoais. Leve um cartão de crédito para eventualidades. E sim, deve levar dinheiro em espécie para gastar nas cidades que atracar.

    ResponderExcluir
  87. Queria saber se além dos banheiros dentro das cabines existem banheiros públicos fora delas. Mais especificamente na MSC cruzeiros

    ResponderExcluir
  88. Olá Gabriel!
    Vou num cruzeiro pela primeira vez, que vai de Santos - Buzios - Ilha Bela - Santos, e o sistema é tudo incluso (bebidas e comidas), as minhas dúvidas são:
    1º - Mesmo sendo tudo incluso, temos que pagar o pacote de bebidas e/ou cadastrar o cartão de crédito com aquele "calção"?
    2º - Meu filho pequeno vai com a gente, e ele ainda toma mamadeira para dormir, posso levar leite e o pó de mistura da mamadeira? e para esquentar a mamadeira e armazenar leite (o leite é de caixinha, integral)?
    3º - Como é a acomodação beliche para criança?
    4º - A bagagem de mão tem um tamanho limite?
    5º - Passa-se muito mal no primeiro dia? Vamos ficar um pouco no meio do navio, cabine interna, no 3º andar?
    6º - Sei que o navio oferece toalhas, mas quando atraca em cidades que possuem praias, podemos levar nossas toalhas?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  89. Olá!


    Tem banheiros públicos por todo o navio.

    ResponderExcluir
  90. Olá Thais!


    Vamos as suas dúvidas:


    1 - Mesmo tudo incluso, tem que fazer este depósito calção sim. Como dito no texto, pode ser no cartão de crédito ou dinheiro em espécie. Ele serve para eventuais despesas a bordo.


    2 - Provavelmente você não poderá embarcar com o leite (e nas cabines mais simples não há frigobar). Embarque com uma embalagem fechada do pó e peça para seu camareiro um copo de leite quente quando precisar (este leite pode ser cobrado a parte).


    3 - Na cabine com dois adultos a criança é acomodada num sofá cama ao lado da cama dos pais. Este cama é montada todas as noites pelo camareiro e desfeita pela manhã, voltando a ser um sofá.


    4 - Sim há limites sim! Vale o mesmo que em aviões: a soma, largura e comprimento não devem ultrapassar 115 cm. Resumindo: Ela deve ser pequena o bastante para poder ser carregada na mão ou nos ombros (mochila) sem dificuldades ou sem necessidade de arrastar pelo chão.


    5 - Vária de pessoa para pessoa. Alguns não sentem nada, outros passam mal todos os dias! Leve na mala um remédio contra enjoos e se estiver muito preocupada, tome um algumas horas antes de embarcar no navio.


    6 - Não se preocupe com toalhas! Como você mesmo disse o navio fornece. Quando descer em alguma praia leve as toalhas da sua cabine. Ao voltar peça para seu camareiro trocar por toalhas limpas. É super normal isso e todo mundo faz. E o melhor é que você não fica com uma toalha molhada dentro da cabine.


    Espero ter ajudado. Abraço!

    ResponderExcluir
  91. Muito obrigada pela ajuda Gabriel!! Valeu!! Abraços

    ResponderExcluir
  92. Olá Gabriel!!

    Gostaria de saber se há Free Shop nos portos da Argentina ou Uruguai?

    ResponderExcluir
  93. Olá!


    Não há Free Shops nestes portos!

    ResponderExcluir
  94. Olá Gabriel. Gostaria de saber se já viajou nos cruzeiros da pullmantur. Se sim, poderia compartilhar um pouco dessa experiência?

    ResponderExcluir
  95. Olá! Infelizmente não tenho experiências com essa companhia específica para poder relatar.

    ResponderExcluir
  96. Parabéns pelo seu trabalho. Farei um cruzeiro ate a Argentina com mais 5 amigas. A saída é do Rio e sairemos de Minas, como no navio não ha limite de peso das bagagens, você saberia dizer se as companhias aéreas abrem o limite de 23 kg por pessoa? Muitas dúvidas já foram esclarecidas aqui, obrigada!

    ResponderExcluir
  97. Olá!


    As aéreas não abrem exceção ao limite de peso! Mesmo que a passagem aérea tenha sido comprada em um pacote com o cruzeiro, você terá que respeitar o limite de 23 kg ou pagar as (caras) taxas por excesso de bagagem.


    Tente ir com uma boa mala de mão que caiba bastante coisa para reduzir o peso da mala a ser despachada.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  98. Sovering maravilhoso!

    ResponderExcluir
  99. Gabriel, estou planejando ir com uns amigos ano q vem, vms nos formar e queria saber um bom navio para tal ocasião?

    ResponderExcluir
  100. Oi Caio!


    Bem você não me deu muitas referências, tipo: qual o porto de saída? Nacional ou internacional? Temático?


    Se for temático não tem muito o que fazer, é só procurar pelo tema que lhe agrada e comprar! Shows de artistas, festas de baladas, fitness...


    Agora vou supor um cruzeiro nacional saindo do porto de Santos. As três principais companhias são MSC, Royal Caribbean e Pullmantur.


    A mais simples de todas é a Pullmantur. São cruzeiros bons, mas sem muito luxo. As bebidas alcoólicas estão inclusas, mas há uma gigantesca limitação. Só as mais simples são inclusas, tudo mais deve ser pago a parte.


    A MSC tem os maiores navios, vários operando na nossa costa e com muita diversão. Há vários itinerários. Há quem reclame bastante sobre o atendimento, há quem ame. Nem sempre há pacotes para consumo ilimitado, muitas vezes há somente a opção de comprar uma quantidade x com desconto, e isso pode sair caro se a turma bebe bastante.


    A Royal tem uma das melhores reputações, tanto no atendimento, quanto na qualidade do que é servido. O navio é luxuoso e tem muita diversão. Há pacotes de bebida ilimitados por preços razoáveis, e isso é muito útil pra quem bebe bastante. Porém a companhia tem apenas um navio na costa brasileira e os itinerários dele são bem limitados.


    Espero ter ajudado.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  101. Oi Gabriel, muito bom o post! E muito útil também!
    Dá uma olhada no Comer, Dormir e Viajar. Lá temos posts sobre os cruzeiros da Disney. Vamos adorar a visita! :)
    http://comerdormireviajar.wordpress.com

    ResponderExcluir
  102. Gabriel, parabéns pelo post! Eu e meu marido faremos um cruzeiro ainda esse ano e suas dicas foram muito úteis! Quantos aos passeios a serem feitos nas cidades onde o navio atracará, compensa comprar a excursão no navio ou alugar um taxi? Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  103. Oi Thaisa!


    Compensa mais fazer os passeios a parte. Ao atracar em qualquer porto você verá vários taxis e agentes de turismo vendendo toda sorte de passeios. Sai muito mais barato que fazer as excursões do navio.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  104. Otimas dicas, amei!! Deu para ter uma ideia melhor de todos os assuntos :) Obrigada

    ResponderExcluir
  105. Ola Gabriel Boa noite!
    tenho um duvida sobre embarque.
    Estou pensando em fazer um Cruzeiro pela costa cruzeiro (Costa Mágica) pelas ilhas do Caribe. O porto de saída indicado é o de Guadalupe. Só que como o cruzeiro passa por outras ilhas incluindo o de La Romana, gostaria de saber se eu posso embarcar no Porto de La Romana ao invés do de Guadalupe. voce saberia dizer?
    abraços e parabéns pelo site. muito bom

    ResponderExcluir