Guaraná Jesus: o refrigerante cor de rosa mais famoso do Brasil

Eu não sou fã de refrigerantes, mas quando vi a icônica lata rosa e azul sendo vendida num mercado no bairro da Liberdade, aqui em São Paulo, não tive dúvidas em comprar pra experimentar.

Apesar de ser criado, batizado e comercializado oficialmente apenas no Maranhão, o Guaraná Jesus tornou-se um mito e é o mais famoso refrigerante regional do Brasil.

Há quem diga que no Maranhão as vendas do Jesus são maiores que as da Coca-Cola. E uma piada maranhense afirma que, no Estado, o primeiro significado da palavra Jesus é refrigerante.

Guaraná Jesus: o refrigerante cor de rosa mais famoso do Brasil

Essas duas passagens refletem o ícone que a marca com quase 90 anos de existência tornou-se para as pessoas.

O refrigerante foi criado em 1927, num laboratório pequeno em São Luís, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes.

Jesus Gomes produzia medicamentos em sua empresa, e, como o negócio era próspero, ele decidiu adquirir algumas máquinas gaseificadoras que ficaram paradas durante algum tempo. Depois de problemas com a patente de um produto, o farmacêutico resolve produzir águas gasosas e refrigerantes, para dar utilidade às máquinas. 

Então, surge o primeiro produto Guaraná Jesus, que possuía leve sabor amargo e não agradou a maioria dos degustadores. Depois de muitas misturas e degustações entre os amigos, Jesus Gomes consegue encontrar a fórmula de sucesso que conhecemos hoje e que agradou tanto pelo paladar quanto pela coloração rosa.

Em 10 de março de 1927, ele recebe o aval do Departamento Nacional de Saúde Pública que afirmou ser o produto bom para consumo. E, além de produzir as bebidas, Jesus Gomes fez questão de pensar nos rótulos. Foram pelo menos três, até que no quarto, o farmacêutico decidiu utilizar sua própria assinatura, usada até hoje, claro com suas devidas reformulações. E foi entre 1950 e 1960, que o guaraná ganhou o slogan “O sonho cor de rosa das crianças”.

Espontaneamente o refrigerante rosa fez um enorme sucesso no Estado do Maranhão, desafiando toda a lógica da publicidade, pois até 1998 nenhuma propaganda do produto tinha sido veiculada em qualquer meio de comunicação.

Seguindo a linha do tempo, em 1980, a família do Sr. Jesus vende a marca à Companhia Maranhense de Refrigerantes e, em 2001, a marca passa a fazer parte do portifólio de produtos da Coca-Cola.

E, até hoje, o Guaraná Jesus só é comercializado no Estado do Maranhão e no norte do Tocantins. É claro que empresários que têm qualquer relação com o Maranhão vendem o produto em alguns estabelecimentos em cidades como o Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo. Mas, oficialmente, são apenas 45 mil pontos de vendas no Brasil, segundo a Renosa, empresa que realiza a distribuição do refrigerante.

Guaraná Jesus: o refrigerante cor de rosa mais famoso do Brasil

Deixando toda essa história de lado, fui gelar minha latinha pra provar o sonho cor de rosa. 

O sabor não me agradou, mas é bem o que eu esperava: doce, bem doce, com sabor que lembra tutti frutti. Mesmo estando bem gelado, ele é muito enjoativo e pouco refrescante.

O refrigerante cor de rosa não serve para mim. 

Contudo, certamente deve agradar o paladar de milhares de pessoas, que transformaram o Guaraná Jesus num símbolo regional e brindam com ele o sabor de curtir o Maranhão.

Guaraná Jesus: o refrigerante cor de rosa mais famoso do Brasil


→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

5 comentários:

  1. Meu refrigerante favorito! Sempre que posso, vou lá na Liberdade buscar mais exemplares.

    ResponderExcluir
  2. Qual endereço da liberdade que posso encontrar o guaraná Jesus por favor

    ResponderExcluir
  3. Procure nos supermercados da Rua Galvão Bueno na Liberdade. Em quase todos eles esse refrigerante é vendido.

    ResponderExcluir
  4. envio do maranhao contato 98 988170061

    ResponderExcluir