Pudim de claras

Sabe aquela receita de doce que vai trocentas gemas de ovos e te deixa com as claras na mão, sem saber o que fazer com elas?

A princípio você pode congelá-las, mas um dia vai ter que dar um objetivo na vida delas. E para ser sincero, as ideias não são muitas. Você pode fazer um omelete só de claras, um suspiro, um marshmallow... Ou um simples e diferente pudim!

Este pudim de claras é uma sobremesa muito boa para finalizar refeições pesadas, por ser extremamente leve e delicado. 

Pudim de claras

A receita é muito fácil e não leva dez minutos para ser feita, você só precisa de:

Ingredientes
10 claras
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de suco de limão
raspas de limão a gosto
1 xícara de açúcar (para a calda)
1/2 xícara de água (para a calda)
folhas de hortelã para decorar 
(xícara de 200 ml) 
Comece fazendo a calda para caramelizar a fôrma. 

Pudim de claras

Numa panela, dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo, até que engrosse e fique levemente dourado. Não precisa mexer! Deixe o açúcar caramelizar sozinho, só fique de olho pois ele queima muito rápido! Quando a cor estiver ficando levemente dourada, retire do fogo e coloca a calda em uma fôrma com furo no meio grande (24 cm de diâmetro). Segure-a com um pano para não se queimar e vá girando para caramelizar a base e as laterais. Reserve.

Pudim de claras

Pudim de claras

Bata as claras na batedeira até ficarem em ponto de neve firme e com picos duros. Quer saber quando está no ponto certo? Vire a tigela na cabeça de alguém! Se não cair, está bem firme! [Ok, você não precisa correr o risco de virar na cabeça de ninguém, mas a emoção é maior!]

Continue batendo e vá acrescentando o açúcar aos poucos. Bata bem. Por último, junte o suco e as raspas de limão e bata para misturar. Coloque essa massa na fôrma reservada e dê umas batidinhas para que se acomodem completamente.

Pudim de claras

O pudim precisa assar no forno em banho-maria. Para isso, ferve uma chaleira com água e pré-aqueça o forno em temperatura baixa (150°). Coloque a fôrma do pudim dentro de outra assadeira maior e encha esta com a água fervente até a metade (cuidado para não se queimar!!!). Dica: coloque um pouco de vinagre ou suco de limão na água para que sua louça não manche.

Leve ao forno para assar por cerca de uma hora, até o pudim estufar e ficar bem dourado por cima.

Pudim de claras

Retire do forno e aguarde cinco minutos para desinformar. Passe uma faca nas laterais, coloque um prato com aba alta sobre a fôrma e vire de uma vez.

Pudim de claras

Decore com as folhas de hortelã e leve à geladeira para gelar bem.

Originalmente este pudim é servido com creme inglês, mas fica ótimo servido com sorvete de creme ou somente com a calda de açúcar mesmo.

→ VEJA OUTRAS RECEITAS DE PUDINS

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário