Picanha suína assada temperada com mostarda e ervas frescas

Você sabia que nem toda carne de porco tem muita gordura e colesterol? Há vários cortes que são considerados magros, com muito menos gordura que a própria carne vermelha, sendo até mais saudáveis. 

E um desses cortes magros é a picanha suína, que se preparada corretamente fica macia e deliciosa, não devendo nada para sua prima bovina.

A picanha suína é vendida em peças com cerca de um quilo, não custa muito caro e normalmente já vem temperada com ervas e limão.

Picanha suína assada, temperada com mostarda e ervas

Como é uma carne com pouca gordura, é preciso atenção no preparo para que ela não fique seca demais. E é por isso que, mesmo que você compre uma peça já temperada, é preciso fazer um tempero extra para garantir a suculência e o sabor da carne. Eu fiz um tempero excelente com mostarda, ervas, manteiga e um pouco de farinha de rosca, o que garante que a carne ficará crocante por fora e macia por dentro. Para fazer este tempero você vai precisar de:
1/2 xícara de ervas frescas picadas (vale tudo: alecrim, manjericão, orégano, tomilho, salsinha, cebolinha, sálvia...)
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de mostarda de boa qualidade
3 colheres de sopa de farinha de rosca
Pimenta-do-reino a gosto
Essa quantidade de tempero é suficiente para uma peça de carne com cerca de um quilo, comprada já temperada. Caso sua picanha suína não esteja temperada, prepare uma marinada com: 
4 dentes de alho
1 cebola picada
Suco de quatro limões
Salsinha e cebolinha picadas (aproximadamente meio maço)
100 ml de azeite
200 ml de vinho tinto de boa qualidade
3 colheres de sopa de sal
Pimenta a gosto (do reino, dedo de moça, calabresa...)
Bata todos os ingredientes no mixer, processador ou liquidificador e coloque num saco limpo junto com a picanha. Misture tudo muito bem e leve para a geladeira por pelo menos dez horas, mexendo de vez em quando para o tempero penetrar por toda a carne.

Picanha já marinada, é hora de fazer o tempero de mostarda e levar para assar!

Comece forrando uma assadeira com papel alumínio e espalhando um fio de azeite nele. Coloque a carne na fôrma com a parte da gordura voltada para baixo e polvilhe com um pouco de pimenta-do-reino.

Picanha suína assada temperada com mostarda e ervas

Em uma tigela coloque as ervas picadas, a manteiga, a mostarda e a farinha de rosca. Misture bem até ficar homogêneo.

Picanha suína assada temperada com mostarda e ervas

Espalhe o tempero por toda a carne. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve para assar em forno alto (mais de 220ºC) por cerca de 40 minutos.

Picanha suína assada temperada com mostarda e ervas

Depois desse tempo, retire o papel alumínio e deixe no forno até que a crosta fique levemente dourada (aproximadamente 30 minutos).

Importante: a carne fica rosada depois de assada, então não se descuide ou fique esperando uma coloração branca ou marrom, pois se passar do ponto a carne vai queimar e ficar ressecada!

→ VEJA OUTRAS RECEITAS COM PORCO

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário