Petit verre de maracujá

Petit verre significa copinho ou pequeno copo, em francês.  

E essa palavra é a tendência da gastronomia para doces. 

Eu explico: os petit verres são para os doces o mesmo que os finger foods são para os salgados. Ou seja, são doces servidos em porções muito pequenas e que é dispensado o uso de talheres para comer ou usa-se talheres bem simples.

Deixando de lado a frescura do nome francês e das micro porções, o bacana é que as receitas desta tendência são descomplicadas, simples de fazer e muito saborosas.

Essa aqui nada mais é que um creme de leite condensado com calda de maracujá, servidos juntos no copo, mas sem misturá-los. Em dez minutos fica pronto e é garantia de sucesso!

O creme doce contrasta muito bem com o sabor azedo do maracujá e o sabor fica sensacional! A boca fica com aquele gostinho bom de quero mais.

Petit verre de maracujá

Petit verre de maracujá

Ingredientes
1 lata de leite condensado (aproximadamente 400 gramas)
1 lata de creme de leite (aproximadamente 400 gramas)
1 colher de sopa de manteiga
Polpa de 4 maracujás
3 colheres de sopa de açúcar
150 ml de água
Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo médio o leite condensado com a manteiga. Cozinhe mexendo sempre até obter a consistência de brigadeiro mole (cerca de oito minutos). Mexa constantemente para não queimar ou grudar no fundo da panela! Retire do fogo e misture o creme leite, até ficar bem incorporado. Reserve na geladeira.

Em outra panela, coloca a polpa dos maracujás, a água e o açúcar. Leve ao fogo alto por cinco minutos mexendo de vez em quando. Retire do fogo e reserve.

Agora é a hora da montagem do doce. Caso você queira seguir a moda, deve usar copinhos bem pequenos, com não mais de 50 ml de capacidade. Essa é a opção ideal para servir em festas ou outras ocasiões socias. Prefira montar em copinhos de plástico para não ter sujeira depois!

Já se você é como eu e não liga muito para isso (afinal de contas, você vai se acabar de comer mesmo), pode montar a sobremesa em copo, travessa, tigela ou qualquer outro recipiente, seja para fazer porções individuais ou não.

Montar é super simples: retire o creme da geladeira e coloque nos copinhos (ou copões, ou travessas...). Complete com a calda de maracujá por cima. E está pronto! Leve a geladeira por pelo menos duas horas e é só servir.

Caso não vá consumir no mesmo dia, conserve tampado com filme plástico na geladeira por até três dias.

Petit verre de maracujá

Um doce ótimo e diferente para servir em festas, ao mesmo tempo delicado e com sabor forte e gostoso.

E já aviso que se você não for servir em uma festa, faça porções grandes, pois vai ser difícil se contentar com pouco.

→ VEJA OUTRAS RECEITAS DE DOCES

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário