Parque Mini Mundo em Gramado

Sabe aquele lugar que todos indicam, falam bem e dizem que você precisa ir. E quando você chega lá, acha bacaninha, mas longe de ser uma atração imperdível.

Pois bem, em Gramado esse lugar é o Mini Mundo.


Parque Mini Mundo de Gramado

O  Mini Mundo é um parque temático que replica construções em miniatura, numa escala 24 vezes menor que o tamanho real. Ele foi construído em 1983 e desde então várias maquetes foram inauguradas, formando uma cidade inteira. Existem atualmente mais de 140 construções dos mais variados portes e épocas. São casas, igrejas, torre de televisão, porto, museu, castelo europeu, aeroporto, ferrovia e muitas outras réplicas.

Só não se empolgue com os números, pois o parque é bem pequeno. Em menos de dez minutos é possível percorrer ele todo (claro que sem dar a devida atenção aos detalhes, mas já falo sobre isso).

O lugar é bonito e bem estruturado; possui um café, uma lojinha, alguns brinquedos para as crianças e banheiros públicos. Logo na entrada um funcionário do parque me explicou sobre o Jornal do Mini Mundo e me orientou a retirar o meu gratuitamente na loja. Neste jornal estão as "notícias da cidade".

Parque Mini Mundo de Gramado

Por exemplo, você lê a notícia: "Corpo de Bombeiros apaga incêndio na Pousada Bella", e lá vai você procurar pela tal pousada pegando fogo. É algo bem lúdico e meio bobo para quem (como eu) acha que já passou da idade de certas brincadeiras.

As maquetes do Mini Mundo são muito bem construídas e apresentam detalhes bem elaborados. O barco no porto se movimenta; há um trem que percorre parte do parque; várias casas têm luzes nas janelas; as pessoas estão dispostas na cidade como se fizessem atividades reais e muitos outros detalhes bem feitos.

Parque Mini Mundo de Gramado

Parque Mini Mundo de Gramado

Contudo, elas são dispostas de maneira totalmente desordenada pelo lugar, não dando a impressão de ser uma "cidade" real. Você dá um passo e está no Museu do Ipiranga, dá outro e chegou no Castelo de Neuschwanstein, olha para o lado e vê o centrinho de uma cidade, olha para o outro e vê uma fazenda.

Ok, talvez está seja a proposta, afinal o parque é um "mini mundo", mas a mim não convence. As maquetes poderiam estar mais bem ordenadas para formar a representação de uma cidade real. E tudo carece de informações, há apenas placas com o nome da construção e um brevíssimo resumo sobre ela. Poderia ser mais informativo.

Parque Mini Mundo de Gramado

O parque também conta com personagens que animam os visitantes. Há um casal de ursos que são os mascotes do lugar, o Limpador de Chaminés, o Sambista, a Boneca de Pano, o Príncipe, a Baiana...

Esses personagens fazem algumas apresentações ao longo do dia. Basicamente é um pequeno show de humor e dança.

Parque Mini Mundo de Gramado

Parque Mini Mundo de Gramado

Parque Mini Mundo de Gramado

E acabou. Maquetes, dancinha e só. Você olha para um lado, olha para o outro e percebe que não têm nada mais o que fazer por ali. Não é ruim, mas como eu disse, não é nada imperdível.

Mas sabe por que eu não vi muita graça no Mini Mundo? Porque é um parque extremamente infantil. O apelo do parque são as crianças e quase tudo lá é voltado para elas. Os shows, os animadores, as atividades... Tudo é muito infantil. Talvez os amantes de maquetes vão adorar, mas se você já está crescidinho e não gosta de coisas muito lúdicas é melhor pensar duas vezes antes de visitar o Mini Mundo. É um parque diferente, mas sem nenhum apelo para os adultos.

E se você tem um pimpolho, só tenho uma má notícia para te dar: você vai gastar muito! O ingresso custa R$ 20,00 para adultos (pessoas acima dos 60 anos pagam meia) e R$ 12,00 para crianças de 2 a 12 anos. Eu considero o preço bem elevado pois, apesar do parque ser bem construído e estruturado, ele é muito pequeno e em uma hora de passeio você já viu tudo o que tinha para ver. Então uma família irá desembolsar um bom dinheiro por uma hora de passeio. Não sei se vale o investimento.

Parque Mini Mundo de Gramado

Parque Mini Mundo de Gramado

E um detalhe importante: o parque é totalmente a céu aberto. Então verifique como está o tempo antes de comprar seu ingresso, pois eles não devolvem o dinheiro em caso de chuva, neblina, neve ou seja lá o que mais possa estragar sua visita.

Parque Mini Mundo de Gramado

Parque Mini Mundo de Gramado

Parque Mini Mundo de Gramado

Portanto, se você está em Gramado e quer se sentir um Godzilla no meio de uma cidade (mas sem poder destruir tudo, infelizmente), visite o Mini Mundo. Mas lembre-se que não é barato, é bem infantil, você não ficará muito tempo por ali e deve levar seu guarda-chuva se o tempo não for de sol.

Informação

Parque Mini Mundo

Rua Horácio Cardoso, 291 - Gramado - RS
Visitação: o parque fica aberto diariamente das 9h 15min até às 17h.
Telefone: (54) 3286-4055

→ SAIBA MAIS SOBRE GRAMADO E CANELA

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário