Escabeche de sardinha na panela de pressão

Você sabe o que é escabeche?

O escabeche é um molho típico da gastronomia portuguesa e espanhola, feito para dar mais sabor a ingredientes simples, como a sardinha, e também para conservar o alimento por mais tempo. O nome desta iguaria vem da palavra de origem árabe  “sicbédj”, que significa literalmente “alimento com vinagre”.

Aparentemente, a base do que é o escabeche atualmente surgiu em Roma, onde os romanos empregavam o vinagre como um modo tradicional de conservar carnes, aves e peixes para longas viagens, pois o vinagre faz um pré cozimento e conserva o alimento por meses sem deteriorar.

Os ingredientes básicos do prato são a cebola, o alho, o louro, o tomate, o azeite e o vinagre. O escabeche mais comum é o de peixe. O feito com carne ou frango não são diferentes no preparo, mas com o tempo passaram a ser menos populares na Europa.

Escabeche de sardinha na panela de pressão

No Brasil, o escabeche mais popular é o de sardinha e ingredientes como o pimentão e o leite de coco foram acrescentados na receita. O modo de preparo também mudou. Se originalmente se faz em fogo brando e leva-se muito tempo, aqui basta colocar todos os ingredientes na pressão e deixar cozinhar. E convenhamos, é muito mais fácil e igualmente saboroso.

Está receita fica deliciosa e é uma ótima pedida para consumir a sardinha, este peixe que é muito barato e saudável, rico em proteína, cálcio, vitamina B12 e tem mais ômega-3 que o salmão! 

Ingredientes
1 quilo de filé de sardinha
2 cebolas
4 dentes de alho
2 tomates
1 pimentão vermelho
3 folhas de louro
100 ml de azeite
200 ml de vinagre
Suco de limão, sal e pimenta do reino a gosto 
Modo de preparo

Tempere os filés de sardinha com o suco de limão, o sal e a pimenta. Reserve.

Corte a cebola em rodelas e fatie o alho, o pimentão e os tomates (descartando as sementes).

Em uma panela de pressão média, coloque uma camada de cebola e regue com um pouco de azeite. Sobre a cebola disponha metade da sardinha, metade do tomate, do alho, do pimentão e do louro. Regue com um pouco mais de azeite. Faça uma nova camada com o restante da cebola e repita colocando todos os outros ingredientes. Regue com o que sobrou de azeite e finalize jogando o vinagre por cima de tudo.

Escabeche de sardinha na panela de pressão

Escabeche de sardinha na panela de pressão

Escabeche de sardinha na panela de pressão

Feche a tampa e leve ao fogo médio. Quando pegar pressão (você vai ouvir o barulho da válvula de pressão chiando), conte 20 minutos e apague o fogo. Só abra a panela quando estiver totalmente fria, de preferência no dia seguinte.

Conserve na geladeira (não congele!).

Escabeche de sardinha na panela de pressão

Você pode comer este saboroso escabeche frio ou aquecido. Sirva com pães, como molho para massas ou como molho para saladas.

→ VEJA OUTRAS RECEITAS COM PEIXE

→ VEJA OUTRAS RECEITAS DE MOLHOS

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário