De Porto Alegre para Gramado indo pela Rota Romântica

Se você não tem pressa, uma das melhores maneiras de ir de Porto Alegre para Gramado é pela Rota Romântica, roteiro inspirado em uma estrada similar que cruza o norte da Alemanha.

A Rota Romântica tem aproximadamente 184 km de estradas e estende-se de São Leopoldo à São Francisco de Paula. Os catorze municípios ao longo da rota são: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

De Porto Alegre para Gramado indo pela Rota Romântica

Para ir pela Rota Romântica, basta pegar a BR 116, há cerca de 40 km de Porto Alegre. Várias placas indicam o trajeto, é bem difícil se perder (mas um GPS sempre ajuda).

Perceba pelo mapa que a Rota Romântica têm caminhos alternativos em determinados trechos. Eu segui constantemente pela BR 116 e no final entrei na RS 235 para chegar em Gramado. Não há pedágios indo por esta rota, exceto ao chegar na cidade de Gramado.

De Porto Alegre para Gramado indo pela Rota Romântica

A estrada é boa, com muitas curvas e em vários trechos com uma única pista em cada direção, por isso a velocidade tende a ser reduzida. O que pode ser ótimo, afinal sobra tempo para apreciar a natureza e os pequenos vilarejos que vamos cruzando.

Sem contar as paradas, eu levei pouco mais de duas horas para ir do Aeroporto de Porto Alegre a Gramado.

De Porto Alegre para Gramado indo pela Rota Romântica

Só não crie grandes expectativas, apesar de ser inspirada em uma estrada européia, você está no Brasil. O charme de ir por essa estrada está em ver as heranças germânicas deixadas na região, seja na arquitetura das casas, nas árvores típicas europeias e até nas faces das pessoas que moram por ali.

E não espere flores fora da estação. 

Durante todo o trajeto há diversas lojas de roupas de couro, malharia, sapatos, cafés coloniais, móveis e restaurantes.

De Porto Alegre para Gramado indo pela Rota Romântica

E certamente depois de algum tempo na estrada você vai ter que parar para comer alguma coisa e recarregar as energias. Eu almocei no restaurante Tenda do Umbu, na cidade de Picada Café.

Ele fica no Km 203 da BR 116 e eu recomendo fortemente o lugar. O restaurante funciona no sistema buffet com valor fixo por pessoa (R$ 35,00).

De Porto Alegre para Gramado indo pela Rota Romântica

O lugar é bárbaro. Fica de frente a um enorme umbuzeiro, com decoração colonial e serve sopa de capeletti, várias opções de salada, pratos típicos alemães e sobremesas deliciosas. Vale muito a pena, principalmente se você estiver com fome.

De Porto Alegre para Gramado indo pela Rota Romântica

Recomendo ir pela Rota Romântica, você já sentirá os encantos da cultura germânica e a beleza que lhe aguarda em Gramado. Só cuidado para não desviar da rota e ir por Taquara, está é outra estrada que dá acesso a Gramado, e em alguns pontos você pode se confundir e entrar nela, prefira seguir sempre pela BR 116 e depois pegar a RS 235.

De Porto Alegre para Gramado indo pela Rota Romântica

De resto, basta ir em frente sem pressa e aproveitar a paisagem.

→ SAIBA MAIS SOBRE GRAMADO E CANELA

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

7 comentários:

  1. Boa tarde. Estou acompanhando todo o seu roteiro em Gramado/Canela e aproveitando pra anotar algumas sugestões. Surgiram algumas dúvidas já do início da viagem.
    Você fez tudo por conta própria ou achou melhor fechar um pacote com agência de viagens?
    Você diz que fez a rota romântica de carro. Você alugou um em Porto Alegre? Se sim, recomenda reservar antes ou chegando lá encontro fácil? E saiu barato ficar todos os dias com o carro e entregar no dia de ir embora?
    Obrigado pelas dicas. Surgindo algo pergunto direto no post específico.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Luciano!

    Fiz a viagem toda por conta. Basta ter um GPS para não se perder pelas cidades.

    Aluguei o carro no aeroporto de Porto Alegre. Faça a reserva com antecedência!!! Há vários sites para pesquisar o preço do aluguel. Além de ser mais barato do que reservar na hora, você não corre o risco de ficar sem carro.

    Quanto aos preços, acesse esse post: http://www.guardanapodepapel.com/2014/06/quanto-custa-viajar-para-gramado-e.html



    Lá estão detalhados os meus gastos com transporte, alimentação, passeios... Confere lá quanto se gasta mais ou menos para cada coisa.


    Qualquer dúvida é só perguntar! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Quais os locais e atrações que devem ser visitados?

    ResponderExcluir
  4. Oi! Dê uma olhada neste post: http://www.guardanapodepapel.com/2014/12/roteiro-de-quatro-dias-por-gramado.html


    Lá você vai encontrar um roteiro de quatro dias com várias atrações em Gramado e Canela.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço!
    Estou indo para Gramado para comemorar os 15 anos de minha filha e o início de uma nova vida,
    Quando retornar te conto. Ah! Li o poste de quitandas, supermercados, mercados e etc. Sou fã deles. Ir 'desbravar' e não ir ao mercado local é o mesmo que ir a CAPADÓCIA e não passear no balão. kkkkk
    Na volta te conto e posto se me permitir.


    Em 12 de fevereiro de 2015 10:15, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  6. Claro! Volte aqui e conte para nós como foi a viagem. Será um prazer ter seu relato!


    Abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  7. Seguindo sua recomendação, almoçamos na Tenda do Umbu, uma comidinha deliciosa, por apenas R $16,00 por pessoa, com sobremesa incluída. Valeu a dica.

    ResponderExcluir