Doce da casca da laranja

Pense em um doce que usa o que desprezamos: a casca. Fantástico!

Agora pense numa casca macia e suculenta, com gosto da fruta, e uma calda saborosa, perfeita para acompanhar sorvetes e regar bolos. Delícia!

Mas este não é um doce muito popular. E isto se deve por três motivos:

1 - Não serve qualquer tipo de laranja;
2 - Dá muito trabalho fazer!
3 - Demora muito tempo para ficar pronto;

É, nem tudo é perfeito.

Se você quer mesmo fazer um excelente doce da casca da laranja, prepare seu bom humor e comece com antecedência: demora uma semana para ficar pronto! Mas coragem, você consegue!

Para começar, a escolha da laranja. A maioria das receitas deste doce indicam apenas para usar "laranjas de casca grossa". Mas existe uma laranja específica, a laranja da terra. Ela é grande, tem a casca muito grossa e tem pouca polpa, de cor levemente esbranquiçada. Seu sabor é muito azedo, o que faz com que esta laranja seja usada quase exclusivamente para fazer doce.

Doce da casca da laranja

O problema é que laranja da terra não é tão fácil de encontrar. Com um pouco de paciência, talvez você ache em grandes mercados municipais ou sacolões. Se não achar de jeito nenhum, tente escolher tipos de laranjas com a casca mais grossa possível (a popular laranja pera não serve!).

Pra minha sorte, posso colher laranja da terra direto do pé. Na chácara da família tem dois pés que vivem carregados. É a única fruta por lá que dá aos montes e nenhum bicho ataca! Vai entender...

Doce da casca da laranja

Bom, laranjas na mão, vamos a parte difícil. O doce utiliza apenas a casca grossa interna, por isso temos que tirar superficialmente a casca dura externa. É como se descascássemos bem pouquinho, deixando ainda toda a casca branca na laranja. Você pode descascar com uma faca de serra ou com um ralador fino. Independente da escolha, da muito trabalho! E exige atenção! Se tirar muita casca, o doce perde gosto e vai desmanchar. Se tirar pouca casca, ele fica duro.

Doce da casca da laranja

Doce da casca da laranja

Tente ver nas fotos como as laranjas devem de ficar.

Laranjas descascadas, é hora de tirar a polpa. Faça uma cruz na parte de baixo da laranja, abra ela e raspe toda a polpa com uma colher. Elas devem ficar "limpas", sem resquícios da polpa.

Doce da casca da laranja

Agora, coloque todas as cascas em uma bacia grande e cubra-as com água. Chegou a parte da demora! Você deve trocar esta água três vezes por dia, durante seis dias completos. Isso mesmo!!! Vou repetir para você ter certeza que não leu errado. Durante seis dias, três vezes por dia, você vai lá, joga toda a água fora e coloca água nova. Três vezes por dia! Durante seis dias!

Você deve estar se perguntando: pra quê isso? A resposta: para que o doce não fique amargo. Está casca branca que o doce utiliza é  amarga. Este processo tira todo o amargor da casca.

Finalmente no sétimo dia é hora de fazer o doce! Retire toda a água da bacia e lave bem as cascas em água corrente. Calcule, para cada um quilo de casca:
2 colheres de sopa de cravo-da-índia
600 gramas de açúcar cristal
1 litro de água
Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes junto com um quilo de casca. Leve a panela ao fogo médio. Mexa de vez em quando e retire, com a ajuda de uma colher, a espuma que vai se formar na superfície. A casca deve cozinhar por cerca de uma hora.

Doce da casca da laranja

Com trinta minutos no fogo, prove o açúcar e coloque um pouco mais se for necessário. Verifique também se a água é suficiente.

O doce esta pronto quando formar uma calda e a casca estiver macia. Aí é só retirar a panela do fogo, esperar esfriar e colocar em potes com tampa.

Se você chegou até aqui, parabéns, é um vencedor! Agora você tem um fantástico doce da casca da laranja, com uma calda que é divina. Pode aproveitar, você merece!

Doce da casca da laranja

Entendeu porque este doce não é popular?

→ VEJA OUTRAS RECEITAS DE DOCES

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

4 comentários:

  1. Eu conheço por laranja cavalo; É muito demorado, mas maravilhoso. Aprendi a fazer, vendo minha avó fazer; e a cada troca de água ela raspava essa parte branca para ficar só a parte amarelinha; A última vez que encontrei essa laranja e fiz doce foi há uns 4 anos; deu vontade, rs;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro nome para a mesma fruta: limão zimboa. Esta compota é bem do tempo da minha avó também, ela fazia várias vezes no ano.

      Excluir
  2. Doce de casca de laranja é muito bom!
    Sei fazer, é assim mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Pedro Carlos Brugnera14 de março de 2014 07:07

    Eu, tenho 66 anos e aprendi a fazer e gostar deste doce com minha avó, quando tinha aproximadamente cerca de 10 anos de idade. Nos tinhamos facilidde de fazer este doce pois havia um pé de "LARANJA CAVALO" em nosso quintal. Gostaria de voltar a fazer este doce, mas esta laranja da qual se aproveita somente a casca para fazer doce é muito dificil de encontrar.

    ResponderExcluir