Molho de tomates caseiro

Apesar de ser somente farinha e ovo, fazer macarrão caseiro não é fácil. Tentei, mas por "n" motivos não deu muito certo. Errei e a massa ficou muito dura. Acontece. 

Contudo, para minha felicidade, nem tudo ficou ruim. O molho de tomates que fiz ficou divino; muito saboroso e aveludado. Quase que ele salva o macarrão todo, afinal,  um bom molho é tudo na macarronada!

Fazer molho caseiro de tomates não é tão fácil quanto abrir o pacotinho de molho pronto e usar, mas não tem comparação quanto ao sabor.

Molho de tomates caseiro

Se você quer elogios, faça um bom molho!

Ingredientes
1 quilo de tomates
2 cebolas
7 dentes de alho
1 cenoura
azeite para refogar
orégano fresco, sal e pimenta do reino a gosto
Lave bem os tomates e passe a faca por todo o corpo em dois sentidos, fazendo um talho em forma de cruz. Coloque os tomates em uma panela grande e cubra-os com água. Leve ao fogo alto até a pele dos tomates começar a sair naturalmente (cerca de 30 minutos, cuidado para não cozinhar demais!).

Molho de tomates caseiro

Em água corrente, retire a pele de todos os tomates e pique-os em pedaços. Você pode tirar as sementes dos tomates se não gostar (eu não tirei). Coloque os pedaços no liquidificador junto com a cenoura descascada e picada. Bata bem.

A cenoura é usada para tirar a acidez do tomate. ;-)

Molho de tomates caseiro

Molho de tomates caseiro

Pique as cebolas e os dentes de alho. Na mesma panela em que você cozinhou os tomates, refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite, até ficar levemente dourado.

Molho de tomates caseiro

Molho de tomates caseiro

Abaixe o fogo e acrescente a massa batida de tomates. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o sal e a pimenta a gosto (cuidado para não exagerar, coloque aos poucos e prove!) Quando o molho estiver mais grosso e aveludado, apague o fogo e acrescente o orégano fresco.

Molho de tomates caseiro

Molho de tomates caseiro

Pronto, é só servir! 

Acredite, fazer um bom molho de tomates caseiro vale todo o trabalho!

→ VEJA OUTRAS RECEITAS DE MOLHOS

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

3 comentários:

  1. Olá. Fiz hoje a receita e gostei. Apenas achei o sabor do alho muito acentuado. Da próxima vez vou diminuir a quantidade de alho ;-)
    Ana Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra mudança boa é acrescentar manjericão!

      Excluir