Azeite temperado para passar no pão

Meu pai chegou em uma idade que precisa cuidar mais da saúde (na verdade, todos deveríamos, independente da idade).

E um passo importante para cuidar da saúde é melhorar a alimentação.

Foi por isso que ele fez este azeite temperado para passar no pão e cortar de vez a manteiga e a margarina, menos saudáveis.

Azeite temperado para passar no pão

Azeite temperado para passar no pão

E é tão simples. Em uma vasilha de vidro (com tampa) ele colocou um vidro de azeite (extra virgem, de boa qualidade), quatro dentes de alho inteiros, alecrim e orégano frescos. Pronto. Tampe e deixe na geladeira por alguns dias para que o azeite ganhe sabor.

Azeite temperado para passar no pão

A textura fica parecida com a da margarina, perfeito para passar no pão. Só cuidado ao deixar ele fora da geladeira, pois o azeite derrete rapidamente na temperatura ambiente.

Azeite temperado para passar no pão

Fica gostoso, o alho e alecrim deixam o azeite muito saboroso. Confesso que senti falta de sal, mas como disse meu pai, o sal é a primeira coisa que devemos cortar da dieta.

Fica a dica para quem quer (ou precisa) levar uma vida mais saudável.

→ VEJA OUTRAS RECEITAS DE MOLHOS

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

4 comentários:

  1. Ricardo M S da Silva4 de junho de 2014 16:58

    Gabriel, tudo bem?


    Primeiro gostaria de agradecer pelos posts, tenho acompanhado o blog há pouco tempo, mas já adquiri uma lava-louças e um Roomba por conta dos seus posts!


    Segundo, sobre essa receita, eu já coloquei na geladeira por dois dias e ainda não está nem próximo da consistência mostrada na foto, será que eu fiz alguma coisa errada? Por quanto tempo você deixou na geladeira até ficar assim?


    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo! Tudo ótimo, espero que esteja bem também! Muito obrigado pelos elogios, fico muito feliz que tenha gostado! (sua vida facilitou com a lavadora e o robô?)


    Em dois dias na geladeira já deveria estar nesse ponto cremoso. Nessa foto o azeite estava a quatro dias na geladeira, mas eu já havia consumido antes.


    O azeite que você está usando é extra virgem? E tente colocar nas prateleiras mais próximas ao freezer, pois elas são mais frias.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo M S da Silva4 de junho de 2014 17:27

    Minha vida é outra com lavadora e Roomba! Eu nunca tive vontade de fazer nada em casa, gastava com faxineira sempre. Agora já virou hábito cuidar da minha casa todos os dias, porque são tarefas de 5/10 minutos. E a faxineira pode focar em outras coisas como janelas, paredes, teto e etc. "Não sei como vivia sem essas coisas!"


    O Azeite é extra virgem sim, coloquei toda a garrafa (500ml), mas vou tentar colocar no compartimento mais frio! Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente como você usou a garrafa toda leve mais tempo para ficar nessa consistência. Quando fiz usei pouco mais de 300 ml. Deixe mais algum tempo na geladeira que dará certo sim!

    Abraço!

    ResponderExcluir