Livro para ter: "Dona Benta: Comer Bem"

A internet fez eu acabar com o hábito de recortar receitas e colar num caderno. Anotava tudo que me interessava, dicas, medidas exatas, segredos... O medo de nunca mais saber fazer aquela receita era grande, por isso quanto mais anotação no caderno melhor.

Não faço mais isso. Qualquer receita que preciso busco no Google e pronto. Várias versões de como fazer o mesmo prato, com comentários e fotos. É muito melhor que o caderno, tenho que confessar. Anotar as receitas nele tinha seu charme, mas a praticidade da internet é melhor.

Agora ter livros de culinária acho legal. A internet nunca vai superar (eu espero) um livro bem escrito, o toque do papel, a farinha nas páginas fazendo-as grudarem, a experiência do cozinheiro que escreveu aquelas receitas...

É quase romântico pegar aquele livro já manchado pelo tempo e folear as páginas, pensando no que preparar para o almoço. Ler os editorias escritos por chefs renomados, prólogos e prefácios. Sentir que aquelas páginas tem histórias para contar, e não meras receitas. 

Sim, pode ter certeza, há livros de culinária que ultrapassam (e muito) o simples fato de que eles estão ali para lhe ensinar uma receita.

Livro para ter: "Dona Benta: Comer Bem"

E um desses livros é o Dona Benta: Comer Bem.

Uma publicação que data de 1940 e já teve mais de um milhão de exemplares vendidos. Ele foi o precursor dos livros de receitas brasileiros, apresentando ingredientes até então desconhecidos, desvendando os mistérios da cozinha e sendo uma grande ajuda para quem começa a mexer nas panelas.

E até hoje ele é atual. Em 2007 ele foi atualizado com a supervisão do chef Luiz Cintra. Medidas foram ajustadas aos novos tempos, receitas retiradas, ingredientes revistos e mais de 200 pratos contemporâneos acrescentados.

Livro para ter: "Dona Benta: Comer Bem"

Muito além de ser um apanhado de receitas, o livro é um manual de técnicas culinárias, instruções sobre os equipamentos da cozinha, utensílios indispensáveis, cozimento, congelamento, temperaturas, medidas e muitas outras informações.

Atualmente ele tem mais de 1500 receitas, passando pelo tradicional Arroz de Braga aos incrementados Profiteroles Italianos. Tem as bases de molhos, caldos, cremes e várias outras técnicas da cozinha. Ele ainda ensina a disposição e o arranjo da mesa, maneiras de servir, dá dicas de cardápios e uma bela aula de história ao contar como era, mais de 60 anos atrás, a cozinha brasileira, como eram as propagandas e como receitas clássicas surgiram. 

Livro para ter: "Dona Benta: Comer Bem"

Dona Benta também conta com um excelente índice por ingredientes. Quer achar alguma receita com tangerina? Ou quem sabe aproveitar aquelas amêndoas num bolo? Sua geladeira tem uvas passas estragando? O índice por ingredientes indica todas as receitas que contenham o item que você esta procurando. É ótimo para aproveitar tudo que tem na despensa, principalmente quando estamos sem imaginação do que preparar.

Há ainda toda a história de como o livro surgiu, sua importância na gastronomia brasileira e por que a figura da velhinha sorridente foi parar na capa e a sua ligação com a Dona Benta do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Livro para ter: "Dona Benta: Comer Bem"

Quem nunca pisou numa cozinha deveria ler este livro do início ao fim. Com certeza iria entrar nela mais confiante. Só não espere por fotos ou frescura. Nenhuma receita é ilustrada e tudo é muito direto. A única ressalva que faço é esta, este livro é clássico, de um tempo em que fotografias eram raras. Ele vale pelas mais de 1100 páginas de letras pequenas preenchidas.

Dona Benta: Comer Bem é um livro essencial para ter, tanto para iniciantes como para os experientes na cozinha. É um daqueles livros que agradam até quem não cozinha, com suas histórias e contexto cultural e social.

Se você ainda não tem nenhum livro encostado no armário ou em cima da geladeira, comece por este. Será uma leitura agradável e certamente lhe salvará algum dia na cozinha.

*Atualmente você encontra este livro em duas versões diferentes. A primeira é uma edição de luxo, com capa dura e marcador de páginas, que custa caros R$ 130,00. A segunda é a mesma edição revisada, ampliada e completa, mas com impressão mais simples e acabamento em brochura. Esta versão mais simples você encontra facilmente em promoção em diversos lugares por cerca de R$ 30,00.

→ DESCUBRA OUTROS LIVROS IMPERDÍVEIS

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário