21 de junho de 2013

Panela de pressão elétrica

Um dos itens mais temidos na cozinha certamente é a panela de pressão. E com razão! Uma panela de pressão com algum problema pode causar sérios ferimentos e os perigos ao esquecê-la no fogo são enormes.

Eu não tenho fogão a gás. Utilizo um cooktop por indução, o que limita muito os tipos de panelas que posso usar. E panela de pressão é uma das que não serve qualquer uma, sendo bem caras as que existem. Então decidi que a melhor solução seria uma panela de pressão elétrica.

Ganhei de presente uma da Electrolux, modelo Chef PCC10 (custa em média R$ 400,00) e estou realmente muito contente com ela. O motivo? Segurança.

Panela de Pressão Elétrica Electrolux

Ela é super segura. A panela conta com sete dispositivos de segurança, todos relacionados com vedação, válvula de saída e controle da pressão. Isto faz toda a diferença na sua utilização, que é bem simples. Você seleciona o modo pressão, digita o tempo de cozimento desejado após a panela ter pressão e tampa. Pronto. Pode sair e voltar depois de cinco horas que nada vai explodir. A panela não permite ser utilizada sem configurar este tempo, ou seja, quando o tempo estipulado estiver completo, ela desliga automaticamente.

A panela ainda conta com uma trava de segurança na tampa que a impede de ser aberta enquanto tem pressão; cobertura anti-bloqueio de vapor, para que não corra o risco de tudo dar errado caso algum alimento bloqueie a válvula de alívio de pressão; e dispositivo automático de alívio de pressão, que é ativado quando a panela atinge pressão e temperatura máximas permitidas. Um show de proteção!

Pra quem não sabe, ela não funciona somente como panela de pressão, é também uma panela elétrica comum com algumas funções interessantes:

Função cozinhar: o básico do dia-a-dia.
Função fritar: faz o cozimento em temperatura alta para dourar e selar alimentos.
Função refogar: Amolece rapidamente vegetais.
Função molho: Utiliza temperatura mais baixa para terminar o processo de cozimento e alcançar a textura pretendida.
Função manter aquecido: A melhor função! Mantém a comida aquecida por até 12 horas. Perde-se um pouco a qualidade, textura e o sabor após certo tempo (variando do que se está fazendo), mas é muito bom para adiantar o preparo do almoço ou manter a sopa quente.

Assim como na função pressão, para utilizar qualquer outra função é necessário configurar o tempo de uso. E quando este tempo acaba, independente da função escolhida, a panela inicia automaticamente a função "manter aquecido", ficando indefinidamente nesta, até que a panela seja desligada.

Panela de pressão elétrica

A Chef PCC10 comporta seis litros e tem um bonito acabamento em aço escovado. Quanto ao consumo de energia elétrica, não sei dizer ao certo quanto ela consome, mas no meu uso esporádico, não notei nenhuma diferença na conta de luz.

De negativo, vale dizer que ela é um trambolho na cozinha! Bem grande mesmo, precisa de um bom espaço para apoia-la; o cozimento com ela é mais demorado do que nas panelas usadas no fogão a gás; e faz grande falta um termostato para selecionar a temperatura, temos uma média de acordo com a função, mas nada muito certo.

Panela de pressão elétrica

Concluindo, se você tem medo de panelas de pressão, compre uma elétrica! Se você precisa de uma panela elétrica, veja se não é o caso de já comprar uma com a função pressão. Claro que nem todos os modelos são iguais a este. Fiz uma rápida pesquisa e notei que algumas mais simples não possuem tantos dispositivos de segurança ou tantas funções diferentes. É válido que na hora da compra você informar-se e pondere qual é a melhor para seu uso.

Mas nada de negar os benefícios da pressão na hora de cozinhar: economizamos muito tempo mantendo o mesmo sabor e mais nutrientes e vitaminas são preservados no alimento, pois como se usa menos água, menos nutrientes perdem-se na evaporação.

79 comentários:

  1. e a conta de energia elétrica.????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela consome bastante energia sim, mas não chega a fazer um rombo na conta. Eu acho que vale a pena o investimento. E tem que pensar que gasta energia elétrica mas economiza gás.

      Excluir
  2. Tenho uma, é show de bola....cumpre o que promete!!! Abraços à todos.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Eu tive esta mesma dificuldade. Na tampa têm o desenho de um cadeado e no corpo da panela tem o mesmo desenho. A tampa deve ser encaixada de modo que quando girar para fechar, estes desenhos fiquem alinhados.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. E a função fritar? Como funciona? O resultado é o mesmo das panelas de fritar? Vai óleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta função não tem nada haver com fritura. Função fritar: faz o cozimento em temperatura alta para dourar e selar alimentos.

      Ou seja, ela frita os alimentos no sentido de selar uma camada, como por exemplo dourar uma carne já cozida.

      Excluir
  6. Eu comprei uma da marca Walita. Muito boa, adorei. Totalmente silenciosa, não vaza, não sai vapor... Mas não sei se é igual a sua, mas no manual da minha diz que não pode colocar na panela menos que 1/3 do volume. Acabo enchendo de água, mas já vi receitas que o povo nem coloca água dentro dela! Como você faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! No manual da minha diz a mesma coisa, para não usar a panela no modo pressão com menos de 1/3 de líquido. Mas acho que isso vale para qualquer panela de pressão, elétrica ou não. Não podemos ter "pressão" sem o vapor d'água, não é mesmo?

      Estas receitas sem água não devem utilizar a pressão, daí sem problemas.

      Abraço!

      Excluir
  7. Estou louca por uma dessa! antes de chegar a decisão de qual marca comprar pesquisei bastante. Quero essa da Electrolux e tenho certeza de que não vou me arrepender. beijos e obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  8. Olá eu sei que a sua panela não é da walita, mais alguém sabe como tirar a válvula reguladora de pressão para limpar? não consigo tirar da minha, tem a explicação no manual mais tenho medo de fazer muita força e quebrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que você terá que levar em uma assistência técnica para te ensinarem . Estava interessada em comprar esta panela , só não comprei por que fui em 3 lojas e pedi que removessem a válvula e ninguém conseguiu. Vi muitas reclamações de pessoas que compraram e não conseguem remover a válvula por isso não comprei e dei preferencia a Electrolux que testei na loja e consegui remove-la e coloca-la com facilidade.

      Excluir
    2. Valmir
      Nada ve ela abre no sentido horário. leva até o último estágio e da uma forcadinha que abre.

      Excluir
  9. Melhor post que já vi á respeito dessas maravilhas e tão nossas aliadas que cada vez mais tem se tornado indispensáveis no nosso dia a dia!
    Faz tempo que venho pesquisando em qual é a melhor para se investir...e fico em dúvida muitas vezes entre esta , a da Fun Kitchen e a da Walita.
    Mas acho que acabei de me decidir por esta, diante de tantos benefícios e segurança!

    Obrigado pelo excelente post!

    Minhakynha Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Fico muito feliz que tenha gostado! Abraço!

      Excluir
  10. Oi Gabriel!!! Amei seu post!!! Tenho o mesmo problema que você: um cooktop de indução. Faz tempo que quero comprar uma panela de pressão. Agora com este seu post vou comprar com certeza!!!
    Mas tenho uma dúvida: se eu quiser fazer arroz nela, consigo fritar/refogar a cebola e o alho e depois adicionar o arroz e também dar aquela fritadinha antes de cozinhar?

    Obrigada!!!

    Talita Regra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Consegue sim. A panela funciona igual uma normal, não precisa se preocupar. Após refogar os temperos, dá aquela fritada no arroz e só depois adicionamos a água.

      Pode comprar que será de grande ajuda!

      Abraço!

      Excluir
  11. Comprei, mas estava com duvida se fiz a coisa certa, pois é um alto investimento em se tratando de uma panela, você me deixou um pouco mais tranquila, belo post e parabéns por responder os comentários.estou ansiosa para receber a minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço da medo mesmo! Rsrsrs... Mas é um investimento que para algumas pessoas vale a pena. Abraço!

      Excluir
  12. OLÁ, COMO FUNCIONA O MODO DE SELEÇÃO DE TEMPERATURA DESTA PANELA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como disse no post, ela não tem seleção de temperatura.

      Esta panela tem seleção de funções, cada uma indicada para um tipo de preparo, mas nenhuma indica a temperatura da panela, uma falta grande no produto.

      Excluir
  13. Bom dia, Gabriel!

    Eu comprei a panela mas não sei ao certo se instalei corretamente a "válvula de pressão".
    Não achei o manual muito claro neste sentido..
    A unica forma da tampa travar foi retirando o círculo de alumínio que vem dentro da tampa e invertendo o seu lado. Mas mesmo assim a função pressão não funciona (o tempo do timer nao diminui e a panela não cria pressão).
    Você poderia me ajudar?
    A panela é realmente maravilhosa e apesar de estar tendo dificuldades, dispensei o fogão e só faço comida nela!

    Obrigada,

    Camilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila. O manual peca em alguns pontos mesmo. A panela está travando corretamente? Faça um teste colocando um pouco de água, travando a panela e fechando a válvula de pressão. Selecione o tempo e espere alguns minutos, o timer tem que começar a diminuir assim que a panela ter pressão. Vale ressaltar: o tempo não diminui enquanto a panela não tem pressão, por isso é importante que ela esteja tampada e com a válvula fechada.

      Espero que você consigo. Abraço!

      Excluir
  14. Oi Gabriel comprei essa panela da Eletrolux notei que ela saí um pouquinho de vapor na válvula limitadora de pressão, isso é normal? essa válvula é aquela que parece com a da panela de pressão normal. bjs aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha quando fechada não deixa escapar vapor não. Verifique se a válvula esta travada corretamente. Espero que não esteja com defeito.

      Abraço!

      Excluir
  15. oi Gabriel estou bem confusa em relação a essa panela,tenho pesquisado bastante e ainda não me decidi qual devo comprar,por ex ela faz barulho?e se eu resolver parar o cozimento antes do tempo programado tem como cancelar?por favor ajude-me...abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!

      Ela faz um chiadinho quando ligada, mas bem baixo. Nada que incomode.

      E pode sim parar o cozimento quando quiser, mesmo na pressão.

      Excluir
  16. Olá, comprei uma panela de pressão Philips WALITA e é uma MARAVILHA! Cumpre direitinho com sua função deixando o sabor da comida espetacular, porém tive um pouquinho de dificuldade para retirar a válvula de pressão para a limpeza!! Gabriel poderia me ajudar?

    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sei lhe dizer pois não conheço este modelo.

      Excluir
  17. Olá, e para lavar é fácil? Estava pensando em comprar uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito fácil de lavar, como uma panela comum.

      Excluir
  18. Oi comprei uma mas veio sem o manual e nao sei o tempo q tenho q colocar pra cada tipo de alimento se vc puder me falar agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O funcionamento é como qualquer outra panela, mas com a eletricidade como fonte de calor.

      Cada alimento e receita tem seu tempo de preparo.

      Excluir
  19. Oi Gabriel.
    Foi bem tranquilo fazer feijão nessa panela?? Sem ter timer nenhum...
    Parabéns pela super explicação da panela!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tranquilo sim. E a panela tem timer sim. Basta selecionar o tempo e ela cozinha sozinha.

      Excluir
  20. Comprei uma panela de pressão elétrica da Mondial, ainda não usei porque tenho algumas dúvidas que gostaria de esclarecer, será que dá para dourar um alho para fazer um arroz por exemplo? Na minha panela não existe essa opção, será que se ligar ela e esperar aquecer e em seguida abrir, não daria para fritar o alho e o arroz antes de cozinhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço este modelo, mas acredito que dá pra fazer o que você quer sim.

      Ligue,espere aquecer e frite o arroz. A panela elétrica é como qualquer outra panela, mas com a eletricidade como fonte de calor.

      Excluir
  21. Gostaria de um auxilio, comprei a Panela de pressão chef Electrolux, mas estou com dificuldades... esta saindo vapor daquela válvula vermelha e não importa em qual função eu coloque... pressão, cozinhar... ela não diminui o tempo... alguém pode me ajudar, estou ligando no sac, mas não consegui falar com ninguém...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo só diminui na função pressão. Você coloca o tempo e assim que a panela pega pressão é que ele começa a contar.

      Veja bem, o timer não inicia enquanto a panela não tem pressão. Se está saindo vapor pela válvula ela não vai nunca pegar pressão suficiente para o tempo começar a contar. Verifique se a válvula está bem encaixada e fechada.

      Se mesmo estando tudo certo ainda sair vapor, a válvula da panela pode estar com defeito.

      Abraço!

      Excluir
  22. Comprei a panela gostaria de saber se dá para cozinhar macarrão nela, o manual veio com algumas receitas onde posso encontrar mais receitas, estou amando a panela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra cozinhar qualquer coisa nela. Ela funciona como qualquer outra panela, mas com a eletricidade como fonte de calor.

      Excluir
  23. Posso fazer arroz nela? É fácil também? Obrigada pelo ótimo post.

    ResponderExcluir
  24. Gabriel, gostei muito do seu texto. E, mais ainda, de sua gentileza em responder a todos com atenção.

    Chris, têm várias respostas sobre arroz. Dá uma lidinha aí que você vai tirar suas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Muito obrigado pelos elogios e atenção!

      Abraço!

      Excluir
  25. Muito bom esse espaço, e quanto a panela de pressao elétrica ainda estou na dúvida de qual devo comprar, mas estou interessada mesmo é na da wallita. Realmente só de nao ter aquela lambança no fogao das panelas convencionais já facilita bastante. Será que dá pra fazer costela bovina nessa panela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Dá pra cozinhar costela de boi na panela elétrica sim!

      Excluir
  26. Como se faz a carne nela? Na panela comum eu primeiro tempero a carne coloco um pouco de óleo na panela e frito a carne para ela fizar moreninha quando cozida. Na panela elétrica a carne fica moreninha?? Como funciona? Obrigado e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Basta selecionar a função fritar (ou a mais adequada). A panela esquentará igual uma panela comum. Você tempera e doura a carne normalmente.

      Após a carne estar selada, basta alterar para a função pressão e tampar para cozinhar a carne. Bem simples.

      Abraço!

      Excluir
    2. Valeu mesmo. Muito obrigado. Acabei de comprar uma Electrolux 6 litros. Mais um pergunta: Tem que colocar água para cozinhar? Sucesso prá você.

      Excluir
    3. Tem que colocar água sim! Nunca devemos cozinhar alimentos na pressão sem água na panela! Mesque que o alimento solte água (como carnes em geral) é preciso por pelo menos meio copo de água.

      Abraço!

      Excluir
  27. Olá boa noite, comprei uma e gostaria se tem como fazer arroz??? e como fazer??? Quantos minutos colocar?? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tem como fazer normalmente. Você sabe fazer arroz em uma panela comum? Vou imaginar que você sabe o básico.

      Na panela elétrica, selecione a função cozinhar e defina o tempo para cerca de 30 minutos. Refogue os temperos, acrescente o arroz lavado e escorrido e frite ligeiramente. Para cada xícara de arroz acrescente duas de água. Coloque a tampa sobre a panela, sem travar. É só esperar o arroz cozinhar e a água secar.

      É importante ficar de olho no tempo na primeira vez que for fazer, ele pode variar conforme a quantidade de arroz e água. Fique de olho para não queimar o arroz e nas próximas vezes pode deixar a panela fazer quase tudo sozinha.

      Abraço!

      Excluir
  28. Será possível cozinhar um quilo de feijão nessa panela?
    Na panela convencional de 4,5 litros eu consigo cozinhar um quilo. Antes de testar a minha gostaria de ter a certeza se é possível também na elétrica Eletrolux.
    Aguardo retorno, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa!

      Consegue cozinhar um quilo de feijão sim!

      Abraço!

      Excluir
  29. Olá Gabriel !

    Gostaria de saber quanto tempo em média o arroz fica pronto. E quanto tempo o feijão fica cozido. Como trabalho e estudo e só chego as 23hs quero compra uma pra que meu marido (que não sabe cozinhar) me ajude na cozinha. Acredito que vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Leva o mesmo tempo que uma panela normal, se você já cozinha deve ter uma noção deste tempo.

      Mas para te ajudar:

      O arroz cozinha entre 15 a 25 minutos (depende da quantidade). E o feijão na pressão leva de 30 a 50 minutos para cozinhar.

      Abraço!

      Excluir
    2. Gabril,

      Muito obrigada!

      Depois de ler todas as suas respostas fui la e comprei uma pra mim.

      Fiz uma ótima compra! Adoreia a panela!!!...agora só faço comida nela.

      Abandonei o fogão e as vezes tenho a impressão que é mais rápida.

      Excluir
  30. Oi gostaria de saber qual a quantidade de agua que se coloca para cada copo de feijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Para cada copo de feijão coloque três copos de água.

      Abraço!

      Excluir
  31. Ola.
    Onde encontro receitas para fazer neste tipo de panela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer receita pode ser feita nesta panela. Ela é como qualquer outra, a única diferença é que utiliza energia elétrica para aquecer.

      Excluir
  32. Olá...boa noite...em um post foi falado que ela não frita...pq no video de apresentação dela aparece batatas fritando no óleo quente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O que eu quis dizer é que a função "fritar" ganha este nome não pela fritura, mas sim por dourar rapidamente os alimentos.

      Contudo, nada impede que você coloque óleo na panela e espere ele aquecer para fritar qualquer alimento.

      Abraço!

      Excluir
    2. Agradeço a resposta...eba...minha panela chegou hoje...agora só utilizar.

      Abraços.

      Ricardo

      Excluir
  33. Ganhei uma eletrolux chef ela cozinha um kilo? Quanto de água ponho? Não estou sabendo utilizá-la

    ResponderExcluir
  34. Olá, cozinha um quilo sim... conte para cada copo de feijão três copos de água.

    ResponderExcluir
  35. Realmente é maravilhosa, vale ressaltar q não faz sujeira nem barulho,só falta vende separadamente a parte de dentro, ai sim da pra esquecer o fogão kkkk

    ResponderExcluir
  36. Ouvi dizer que na pressão o arroz fica pronto em 5 minutos, inclusive o integral!! É verdade?

    ResponderExcluir
  37. Olá! É verdade sim, mas veja bem: este "ficar pronto em 5 minutos" é cozinhando na pressão, ou seja, quando a panela já estiver com pressão. E a panela demora cerca de 10 minutos para ter pressão. Ou seja, o tempo para fazer arroz comum é quase o mesmo. Vale mais a pena para arroz integral. Mas é preciso prática para acertar o ponto!


    Abraço!

    ResponderExcluir
  38. Alguém consegue me ajudar, quando por exemplo vou fazer uma sopa de capelete, coloco na pressão carne, e legumes, quando termina, abro pra por capelete e após isso não consigo mais ligar a pressão não funciona nem mesmo o cozimento, alguém sabe me dizer o que estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  39. Acabei de adquiri a minha panela. Estou gostando muito. Tenho apenas uma dúvida em relação as funções. As funções "Cozinhar" e "Pressão" permitem que você defina um tempo de cozimento. Porém as demais funções isso não é permitido, ou seja, ao selecionar a função "refogar" por exemplo, a panela aquece a temperatura adequada até que você mude para função "manter aquecido". A minha maior dúvida é compreender a diferença entre as funções "Cozinhar" e "Pressão". Na função "Pressão" escolhemos o tempo de cozimento, travamos a tampa da panela e ao chegar na pressão adequada o timer começa a sua contagem regressiva e ao finalizar o tempo a mesma muda para "manter aquecido". Na função "Cozinhar" o funcionamento é o mesmo, a contagem regressiva só ocorre se a tampa da panela for travada e ao fim do tempo a mesma muda para função "manter aquecido". Então qual a diferença entre estas funções "Cozinhar" e "Pressão" se o modo de funcionamento é o mesmo?

    ResponderExcluir
  40. Respondendo a minha própria dúvida, a função "Cozinhar" na verdade é a mesma coisa da função "Pressão" com uma pequena diferença. Na função "Cozinhar" temos uma "baixa pressão" e na função "Pressão" temos uma "alta pressão". Observei essa diferença, depois de ler outra versão do manual de instrução disponível no site da Electrolux (REV 02). Lendo o manual do site da Electrolux verifiquei que eles, não sei por qual motivo, na página 9 fazem menção a uma função "Baixa Pressão" que no manual que veio junto com a minha panela (REV 03), a mesma menção é em relação a função "Cozinhar". O engraçado que nas duas versões do manual o painel não tem a função "Baixa Pressão". Na página 9, o manual (REV 02) informa que para definir o tempo de cozimento nós precisamos escolher uma das duas funções Baixa ou Alta Pressão. Na panela observei que apenas nas funções "Cozinhar" e "Pressão" podemos ajustar o tempo. Então por dedução a função "Cozinhar" é a mesma cosia que a função "Baixa Pressão" mencionada pelo manual (REV 02) do site da Electrolux.
    Nas duas versões do manual não fica claro os benefícios desta função "baixa pressão" ou "Cozinhar". Isso pode confundir o usuário, impedindo-o de utilizar uma função que pode ser a diferença de um feijão no ponto ou um caldo de feijão. De ter uma vagem no ponto ou cozida demais como mencionado na página 19 do manual.
    Seria bom se a Electrolux corrigisse esta inconsistência.

    ResponderExcluir
  41. gostaria de saber se gasta muito energia elétrica ?

    ResponderExcluir
  42. Oi!


    Consome uma energia razoável. Para um uso esporádico não afeta muito a conta, mas definitivamente se usar diariamente gastará bastante energia.

    ResponderExcluir
  43. Olá quero comprar a panela de pressão eletrolux, mas fiquei em dúvida de como tirar a pressão da panela. O que significa tirar a pressão rápida ou naturalmente? Obrigada.

    ResponderExcluir
  44. gostaria de saber como faço para lavar a tampa panela de pressão Electrolux?

    ResponderExcluir
  45. Eu lavo ensaboando a tampa e deixando em água corrente para tirar todos os resíduos, mas sem desmontar. Depois deixo secar bem antes de guardar.

    ResponderExcluir
  46. A função fritar serve para dourar os alimentos, e não propriamente para fazer frituras. Mas nada impede que você use sua panela com bem entende.

    ResponderExcluir