Bala de ameixa japonesa

A mistura de sabores contrastantes é uma das ótimas formas de aguçar o paladar. Azedo com salgado, doce com amargo, salgado com doce...


Passeando pelo bairro da Liberdade encontrei esta bala de ameixa umezuke que exemplifica bem isso.

Ameixa umezuke (ou umeboshi) é criada curtindo uma espécie de ameixa japonesa madura com sal e extrato de perilla (uma erva aromática), o que deixa a fruta com coloração vermelha e sabor forte, ácido e salgado. Ela adquire uma textura firme e crocante. Tradicionalmente os japoneses costumam comer a umezuke com arroz ou simplesmente consumi-lá pura, sem nenhum acompanhamento.

Para fazer a bala, a ameixa é banhada em caramelo.

O sabor é indiscritível, o açúcar dissolve-se na boca, liberando o gosto ácido e salgado da ameixa. Aos poucos o sabor vai ficando cada vez mais forte, até o açúcar derreter completamente e restar somente o sabor fortissímo da fruta. Uma experiência gustativa estranha e gostosa, que brinca com nosso paladar. 

Bala de ameixa japonesa

Esta bala é só um de muitos exemplos de alimentos que fogem ao que estamos acostumados. Quando você estiver próximo a uma casa de produtos orientais, procure por produtos exóticos e não tenha medo de experimentar. Descobrir sabores novos nunca é ruim.

→ Você gosta de economizar? Clique aqui e compre com desconto nas Lojas Americanas!

Um comentário: